Radar Político (03/01) – Geraldo Júlio chegando junto em 2020

Radar Político (03/01) – Geraldo Júlio chegando junto em 2020

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Apontado pelos cardeais da Frente Popular como o candidato natural à sucessão do governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, tem em 2020 um ano decisivo para a pavimentação deste projeto. Para tanto, precisará eleger o seu sucessor.

À frente do seu sétimo ano no comando da capital, o Geraldo de 2020 é muito diferente do de 2012, quando foi tirado do bolso pelo então governador Eduardo Campos e apresentado como “o técnico que fazia tudo”. Ao longo desses anos ele aprendeu o traquejo e o dia a dia com o povo o forjou e poliu na figura política da atualidade mais parecida com o professor Campos.

Diferente da maioria dos prefeitos que apostam no último ano de gestão na apresentação de uma grande obra infraestruturadora na esperança de imprimir e deixar a sua marca, Geraldo tem concentrado esforços na realização de ações voltadas à promoção da cidadania e geração de emprego e renda na classe mais vulnerável da população. Entre os programas de governo que foram eleitos por Geraldo como a menina dos seus olhos estão o Compaz e o Programa Chegando Junto, ações que estão criando uma grande rede de amparo, proteção e oportunidades à população mais pobre do Recife.

Com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, o Compaz tem sido uma verdadeira fábrica da cidadania. Por sua vez, o Programa Chegando Junto tem garantido mutirões de serviços de saúde; passagens de ônibus gratuitas para pessoas desempregadas; minicursos de qualificação profissional; e até disponibilizado bicicletas, smartphones e equipamentos de segurança para que desempregados conquistem alguma renda com a venda por aplicativos. A abertura de cozinhas comunitárias, onde são oferecidos almoço e jantar gratuitos para moradores de rua, e a realização de pequenas obras para absorção de mão de obra de pessoas da periferia, também estão inclusos no pacote de ações promovidos pelo prefeito.

Geraldo não só tem feito o dever de casa para garantir a eleição do seu sucessor, mas também tem imprimido a marca do prefeito que chegou junto e colocou vida na vida das pessoas.

ARCOVERDE – Informações confiáveis chegadas ao Blog dão conta de que a eleição de Arcoverde deve ser polarizada entre ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) e o delegado Israel Rubis (PP), candidatos de oposição. Com uma rejeição estratosférica, a prefeita Madalena Britto não tem condições alguma de emplacar o sucessor.

VETO OU … – O pré-candidato a vereador Pastor Júnior Tércio deve disputar uma vaga na Câmara do Recife pelo PL, e não pelo PSC, partido de sua esposa a deputada Clarissa Tércio, foi o que informou uma fonte ao Blog. O motivo estaria relacionado a uma espécie de “veto” por parte do vereador Renato Antunes (PSC).

… ESTRATÉGIA? – Fortíssimo candidato a conquistar uma vaga no Legislativo da Capital, Pastor Júnior Tércio pode espantar pré-candidatos interessados em se filiar no PSC que já conta com os vereadores Fred Ferreira, Renato Antunes e Goretti Queiroz. A possível ida dele para o PL pode servir como estratégia para que os Ferreiras montem os dois partidos com grande chance de garantir várias vagas na Casa de José Mariano.

TOP 10 – Caso não haja nenhum acidente de percurso, os vereadores Aderaldo Pinto, Antônio Luiz Neto, Davi Muniz, Eduardo Marques, Felipe Francismar, Fred Ferreira, Michele Collins, Natália de Menudo, Romerinho Jatobá, além do pré-candidato pastor Júnior Tércio, devem figurar no top 10 dos mais votados em 2020 na disputa por uma vaga na Câmara do Recife.

CRISTÃOS – O Pastor Cleiton Collins e a missionária Michele Collins promoveram no dia 1º de janeiro a décima quinta edição do Culto em Ação e Graças do Ministério Recuperando Vidas com Jesus. O evento, que já é considerado um tradicional ponto de encontro das famílias cristãs no primeiro dia do ano, foi responsável por reunir milhares de fiéis no Monte dos Guararapes, em Jaboatão.

LIMOEIRO 1 – Os deputados Ricardo Teobaldo (federal) e Gustavo Gouveia (estadual) andam bastante animados com o a eleição de Limoeiro. Em uma pesquisa de consumo interno, Teobaldo e Gouveia receberam o resultado de que o pré-candidato Orlando Jorge apresenta grande aceitação pela população e excelente competitividade. Vale lembrar que Orlando tem feito um excelente trabalho à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Paudalho, município que tem uma gestão vitrine para os municípios circunvizinhos.

LIMOEIRO 2  – Para não perder o comando da Prefeitura de Limoeiro, atualmente administrada pelo socialista Joãozinho, o PSB terá que mobilizar esforços para ajudar o correligionário a convencer a população a lhe dar uma nova chance.

ESCADA Entre as prefeituras que comanda, o PSB já dá como certa a perda de Escada, município onde o prefeito Lucrécio Gomes anda com a popularidade em desgraça e não tem a mínima chance de emplacar o sucessor. Por lá quem caminha a passos largos para a vitória é a ex-deputada Mary Gouveia, cujo favoritismo está a léguas de distância dos demais pré- candidatos.

GARANHUNS – Se por um lado os socialistas não estão bem em Escada e Limoeiro, por outro possuem grande chance de conquistar a prefeitura de Garanhuns com a pré-candidatura do deputado Sivaldo Albino. Importante colégio eleitoral do Agreste Meridional, Garanhuns, administrada por Izaías Régis há 7 anos, serve como forte ponto de resistência do grupo do ex-senador Armando Monteiro. A eleição de Sivaldo não é apenas estratégica para o PSB, mas é tida como prioridade pelo partido.

JAQUEIRA – O prefeito Marivaldo Andrade (PT) tem um problemão para resolver nos próximos meses. Ele terá que fabricar dentro do seu grupo um nome capaz de bater a pré-candidata oposicionista Ridete Peregrino (PSD), favorita na disputa. As atuais opções à disposição de Marivaldo não têm a mínima chance de desbancar Rildete nas urnas.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS