RADAR POLÍTICO (03/02) – Anúncio do candidato a governador do PSB ficou para a semana que vem

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

As fontes palacianas e as não tão palacianas assim são unânimes em dizer que o anúncio do candidato a governador do PSB ficou para a semana que vem. Quem estava ansioso e roendo as unhas para saber quem será o escolhido, pode relaxar o bigode porque a “fumaça branca” ficou para depois. Até lá, ainda não “habemus” candidato.

Os motivos para o adiamento são alguns. O maior deles é a montagem da chapa, cuja vaga para o Senado está em franca disputa entre a ala do PT liderada pelo senador Humberto Costa, o PSD de André de Paula, o Republicanos de Silvio Costa Filho, o Progressistas de Eduardo da Fonte e o PDT de Wolney Queiroz.

Em decorrência dessa disputa, que não deve acabar agora, só saberemos na semana que vem será o candidato a governador. Todas as fontes ouvidas pela coluna apontam para o deputado federal Danilo Cabral, socialista histórico e ligado ao grupo do ex-governador Eduardo Campos desde sempre.

Contudo, como em política tudo pode mudar até o dia da oficialização, não vamos cravar a indicação de Danilo. Como disse uma fonte: “o prego já foi batido, só falta virar a ponta”. No entanto, existe também uma ala de deputados estaduais e presidentes de partido que estão na torcida e não perdem a esperança pela indicação de José Neto, secretário da Casa Civil.

Xisto Freitas Aliança Carol PeixotoFORÇA FEMININA – Na possibilidade de André de Paula ser candidato ao Senado, o prefeito de Aliança, Xisto Freitas (PSD), vai votar em Eriberto Medeiros para deputado federal e avalia lançar a sua esposa Carol Peixoto para deputada estadual. Uma candidatura da primeira dama de Aliança apresenta grande potencial na Mata Norte não apenas por seu esposo ser referência em gestão e liderança na região, como também por por ela personificar o empoderamento feminino e grande capacidade de trabalho.

EM ALTA – O pré-candidato a deputado estadual Zeca Cavalcanti tem pavimentado bem o seu projeto para conquistar uma vaga na ALEPE. Em Arcoverde, sua principal base eleitoral, ele sairá com uma grande largada, sobretudo pelos serviços que prestou no município. Quando prefeito, Zeca deu projeção a Arcoverde. Já como deputado federal foi responsável por encaminhar muitas emendas para lá.

EM BAIXA – Conhecido no meio político por sua soberba, o pavão Izaías Régis, ex-prefeito de Garanhuns, ao que parece, ainda não digeriu o fato de não ter conseguido emplacar o sucessor. É nítida a sua frustração ao ver o seu adversário Sivaldo Albino no poder. Agora, pré-candidato a deputado estadual, Izaías corre sério risco de contabilizar mais uma derrota.

DERROTA – O prefeito eleito, porém afastado, Neto Barreto (PTB), e o seu vice Eraldo Veloso (MDB), sofreram mais uma derrota na Justiça Eleitoral. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, manteve a cassação da chapa. O caso de Joaquim Nabuco ficou conhecido pela promoção de “chuva” de dinheiro na sacada de uma varanda após a eleição.

DECISÃO – “Da leitura dos autos, fica claro que houve a promessa prévia e geral de entrega de dinheiro aos eleitores do município, em caso de vitória, sendo apenas consumado o ilícito após o anúncio do resultado, com o arremesso do dinheiro pela sacada, em franco arrepio aos princípios democráticos”, diz a decisão de Moraes.

ALGUÉM RESPONDE ? – Geraldo Júlio será candidato a deputado federal ou ficará exposto ao sol e sereno?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS