RADAR POLÍTICO (03/05) – Os desafios de Geraldo Júlio para 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Escrito por Wellington Ribeiro

Pré-candidato da Frente Popular à sucessão do governador Paulo Câmara, o ex-prefeito do Recife e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio (PSB) tem alguns desafios a superar para fortalecer o seu nome no estado e dentro desta grande coalizão partidária que reúne mais de 10 partidos.

Nas últimas semanas, por exemplo, não faltaram deputados levantando nomes de outras lideranças para concorrer ao Governo do Estado como forma de criar um ruído dentro da Frente. Essas manifestações, em sua grande maioria, foram recibos passados para externar a Geraldo a falta de atenção às lideranças estaduais na época em que ele comandou a Prefeitura do Recife, fatura que está sendo cobrada agora com juros e correção monetária. No entanto, há também entre esses movimentos uma espécie de recado ao Palácio em relação ao tratamento dispensado à base, o que por tabela acabou sobrando para Geraldo. Se por um lado o tempo não volta para reparar a desatenção do passado, as atitudes do presente podem fazer com que Geraldo repare e compense as faltas para restabelecer a confiança com essas lideranças. Por sua vez, quanto as insatisfações no atendimento das demandas do Governo, essa aí precisa de uma forcinha do Palácio para dirimir as queixas dentro do grupo.

Resolvida a questões internas junto aos deputados, Geraldo Júlio precisa percorrer o estado para estreitar o diálogo com prefeitos, ex-prefeitos e lideranças que representam o outro lado dentro dos municípios. Precisa verdadeiramente fazer política. Uma das alternativas para isso depende do governador Paulo Câmara, que precisa potencializar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com algum programa que seja capaz de catapultar a imagem de Geraldo sobretudo para interior, onde é menos conhecido.

DEU CERTO – A parceria entre o prefeito Sivaldo Albino e o deputado federal Felipe Carreras já começa a dar frutos para Garanhuns. O parlamentar já garantiu mais de R$  17 milhões que serão investidos em uma série de obras de infraestrutura e fortalecimento do turismo no município. Carreras também está viabilizando o envio de R$ 1 milhão ao Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco destinado a compra de uma perfuratriz. Vale lembrar que Sivaldo é presidente da CODEAM.

DESEMBARQUE ? – Cresce os rumores de que o deputado estadual Delegado Lessa poderá sair do PP para disputar a reeleição por outra sigla. Caso isto se confirme seria uma grande baixa no Progressistas, já que Lessa é um importante quadro do partido no Agreste, sobretudo em Caruaru, maior colégio eleitoral do interior do estado.

REGRESSO – Conforme o Blog Ponto de Vista havia antecipado, o deputado estadual João Paulo (PC do B) está de malas prontas para retornar ao PT.  Recentemente ele conversou com o ex-presidente Lula para acertar a sua volta ao Partido dos Trabalhadores. O movimento também foi anunciado ao senador Humberto Costa, a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ao presidente estadual Doriel Barros, entre outras lideranças petistas. O deputado Renildo Calheiros (PC do B) já foi avisado por João Paulo sobre a sua decisão de deixar a fileira comunista. O deputado estadual deve aguardar a abertura da janela partidária para realizar a travessia.

EM ALTA – Tem chamado a atenção o ritmo de trabalho com que o deputado estadual licenciado Claudiano Martins Filho está conduzindo a Secretaria Desenvolvimento Agrário. Nas mãos de Claudiano a pasta ganhou uma nova dimensão e suas ações andam com maior celeridade. As agendas constantes do secretário pelo interior aproximou a Secretaria dos prefeitos, vereadores e população em geral.

NA RÁDIO – Hoje (03/05) a Rádio Litoral FM, em Barreiros, estreia com o Programa Teor Político. O programa será de segunda a sexta das 08:00 às 08:30. Do Recife passarei informações dos bastidores da política pernambucana para mais de 40 municípios da Zona da Mata, Agreste Meridional e também da RMR que são abrangidos pelo sinal da Litoral FM. Dividirei a bancada com o comunicador Cláudio Lima (Besouro).

ALGUÉM RESPONDE? – Enquando Wolney Queiroz (PDT) não escondeu de ninguém o seu encontro com Miguel Coelho, tem presidente de partido da Frente Popular que andou conversando com o pré-candidato a governador da oposição fora dos holofotes. Alguém arrisca responder quem foi?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS