Radar Político (03/07) – Marília é Túlio; Túlio é Marília

Radar Político (03/07) – Marília é Túlio; Túlio é Marília

Confira mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Os bastidores da política estão fervilhando com a chapa oposicionista que se desenha à Prefeitura do Recife. A informação é que a deputada federal Marília Arraes vem candidata com o colega de Câmara e novo melhor amigo Túlio Gadêlha, na vice. O plano é que, se vitoriosa, Marília renuncie em 2022 para disputar o Governo do Estado, abrindo espaço para o aliado tocar a PCR por dois anos e tentar a reeleição.

Para se viabilizar, contudo, Marília precisa deixar o PT, partido que deve fechar com João Campos, candidato do PSB. Cogita-se que Marília vá para o PTB com o aval do ex-senador Armando Monteiro; já que o PT não deve, nem de longe, optar pela neta de Arraes na disputa no Recife.

A afinação entre Marília e Túlio é nítida. Do lado do pedetista, porém, o problema é que o namorado de Fátima Bernardes não tem a simpatia dos Queiroz de Caruaru, que comandam a legenda no Estado. Tanto Túlio quanto Marília têm questões para resolver antes da corrida eleitoral. As cartas estão na mesa.

Correndo solto – Sempre que tem a oportunidade o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL) não poupa críticas à gestão do governador Paulo Câmara (PSB). O mais novo ataque de Anderson diz respeito às péssimas condições da PE-17, conhecida como Estrada Eixo da Integração Muribeca. Ferreira inclusive chegou a dizer que “o Governo não tem a menor preocupação em fazer a manutenção e tampouco recuperá-la”. O intrigante de tudo isso é que os ataques de Anderson sempre ficam sem resposta.

Indefinido – O governador Paulo Câmara ainda não escalou um nome da Frente Popular para bater de frente com Anderson nas eleições de 2020. Lembrada como opção, a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), sempre que questionada sobre a possibilidade de concorrer, não apresenta interesse na disputa. O deputado Joel da Harpa (PP), por sua vez, já decidiu que concorrerá à prefeitura e espera o apoio do Palácio para a enfrentar o desafio.

Candidato – O ex-deputado federal Zeca Cavalcanti passou o São João andando por Arcoverde, cidade que governou por duas vezes e saiu bem avaliado. Na Caminhada do Forró, semana passada, o petebista ouviu de todos os lados pedidos para ele se candidate em 2020.

Intervenção– Em sua passagem pelo Sertão do Pajeú o governador Paulo Câmara fez questão de registrar o trabalho do deputado federal Sebastião Oliveira (PL) em prol da reabertura do Aeroporto de Serra Talhada. Paulo Câmara destacou que graças a intervenção de Sebá o Governo Federal garantiu a liberação R$ 20 milhões.

Recife– O deputado estadual Clóvis Paiva (PP) deverá se empenhar na eleição do líder comunitário Geraldo Tavares, popularmente conhecido por GT, na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. O apoio de Clóvis é uma retribuição à votação que ele recebeu nos bairros do Cordeiro, Mustardinha e Rosarinho, além da comunidade de Vila São Miguel, nas eleições de 2018, onde GT possui grande atuação.

Nova Liderança– O jovem empresário da Cidade de Rio Formoso, Erivelto Farias, vem se destacando como nova liderança da cidade da Batalha Reduto . Defendendo os moradores das áreas menos assistidas, tem se tornado um forte cadindato para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da terra dos manguezais. Com o Projeto avança Rio Formoso, tem aglutinado forças para reapresentar os moradores das comunidades ribeirinhas.

Forrozando– Candidato do prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB) à sucessão, o secretário de Governo, Francisco Padilha, aproveitou o período junino para circular os polos de animação no município. Nessas andanças Padilha aproveitou para aferir a aceitação do seu nome entre a população.

Insurgente– Na última sessão do Legislativo Estadual do primeiro semestre o deputado Diogo Moraes (PSB) foi visto conversando com os demais colegas questionando a ordem de indicação para a vaga do TCE. De acordo com um deputado, que prefere manter o nome sob reserva, Diogo estava tentando convencer os colegas de que o espaço é de indicação da ALEPE, não do governador. Ele inclusive chegou a colocar o próprio nome como possibilidade para avaliação da Casa.

Preparando o terreno – As andanças que o deputado estadual Cleiton Collins tem promovido pelos municípios de Ipojuca, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Recife, já começam a chamar a atenção. No PP ele está sendo estimulado a disputar as eleições de 2020. O que não há dúvida é de que caso pretenda concorrer em qualquer um desses municípios, Cleiton tem potencial competitivo.

Saudades – Nesta quarta, dia 03 de julho, completa um ano da perda inesperada do deputado Guilherme Uchoa. Para lembrar a data a família realiza hoje, às 20h, uma missa no Convento de Santo Antônio, em Igarassu. Com seis mandatos de deputado estadual, Uchôa presidiu a ALEPE por seis vezes consecutivas. O seu principal legado deixado para as futuras gerações foi a exímia capacidade de promover o diálogo com todos os atores políticos, buscando a convergência em divergência, algo que está sendo passado adiante por seu herdeiro político, o deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC). 

Água Preta– O vice-prefeito Tonhão segue pavimentando a sua candidatura à sucessão do prefeito Eduardo Coutinho, de quem é aliado. Mantendo uma extensa agenda de visitas e conversas ao pé do ouvido, Tonhão se fortalece principalmente entre o eleitorado mais humilde, com quem se identifica pelo estilo povão de ser.

Controladoria – A Prefeitura de São Lourenço da Mata (RMR) lançou o programa “Control Ação”, que visa unir serviços públicos e os direitos e deveres dos cidadãos. A iniciativa, estimulada pela Controladoria Geral do Município (CGM), conta com o apoio do Ministério Público do Estado (MPPE), Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ-PE) e Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Defesa Civil – Com o objetivo de conter os transtornos causados pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Camaragibe, por meio da sua Secretaria Municipal de Defesa Civil, iniciou, na última segunda-feira (01/07), mais uma semana de atividades de monitoramento e implementação de lonas em nove localidades do município, sendo quatro delas consideradas pontos de risco de deslizamento. De 21 a 30 de junho, a prefeitura já colocou quase 11 mil m² 10.802m² de lona em nove localidades, sendo quatro delas de alto risco.

Grau – Em evento realizado neste domingo (30), no Centro de Convenções de Pernambuco, a Escola Técnica Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa realizou a colação de grau de 710 concluintes dos cursos técnicos a distância do EAD Pernambuco. O evento contou com a presença do secretário de educação e esportes, Fred Amâncio, e do deputado estadual Professor Paulo Dutra, que gerenciou a política pública de educação a distância entre os anos de 2009 e 2018.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS