Radar Político (04/01) – 2020 chegou mais cedo em Ipojuca

Radar Político (04/01) – 2020 chegou mais cedo em Ipojuca

Blog Ponto de Vista - Wellington Ribeiro

Palco de disputas municipais repletas de grande rivalidade, Ipojuca deve manter a tradição e protagonizar no próximo ano um embate eleitoral bastante acirrado.

Além da prefeita Célia Sales (PTB) que deverá buscar pela reeleição, nomes como o do ex-prefeito Carlos Santana, o da ex-secretária municipal de Ação Social, Débora Serafim; e até o do presidente da Câmara de Vereadores, Albérico da Cobal (MDB), são apontados como candidatíssimos.

Vitorioso no processo onde participou ativamente e que resultou na eleição de sua esposa para a 1ª Vice-presidência da ALEPE na última semana, Carlos Santana deve cair em campo o mais breve possível para pavimentar a sua candidatura com vistas a chegar pela quinta vez no comando do Poder Executivo Municipal. Para isto, ele contará com o apoio irrestrito do Palácio.

Por sua vez, a ex-secretária municipal de Ação Social e filha do ex-prefeito Pedro Serafim, Débora Serafim, não tem deixado dúvidas quanto ao seu interesse de disputar. A quantidade de outdoors empalhados por Ipojuca, onde constam a sua foto e frases fazendo menção ao seu aniversário, são uma prova do seu desejo de ser protagonista no processo eleitoral do próximo ano. Filiada ao PSC, ela pode ter ao seu lado o amparo da família Ferreira para conquistar o posto que por dois mandatos foi ocupado por seu pai.

Quanto a Albérico da Cobal, presidente da Câmara de Vereadores, a sua independência em relação ao Poder Executivo e aos demais integrantes da oposição abre margem à especulação de que estaria buscando o seu lugar ao sol em 2020.

Por fim, apesar da possibilidade de múltiplas candidaturas no campo oposicionista em tese beneficiar aquele que está no poder, a prefeita Célia Sales não pode se dar ao luxo de se sentir na zona de conforto, pois a conjuntura política no qual vivencia o país está sendo implacável com aqueles que estão no exercício do mandato. Para estes, as cobranças têm sido cada vez maiores e mais exigentes. A história recente já mostrou que está à frente do Poder não é garantia de renovação do mandato. Por isso, todo cuidado é pouco!

Reunião – O líder da Oposição na ALEPE, Marco Aurélio (PRTB), deve se reunir com a bancada no final da manhã de hoje para ouvir dos integrantes o interesse de cada um em relação a participação nas comissões temáticas da Casa e definir as estratégias de atuação do grupo. Depois de definido sobre quais comissões a Oposição tem interesse, Marco Aurélio deverá se reunir com o presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), e com o líder do Governo.

Indefinido – Conhecido pelo seu destemor e perfil combativo, Isaltino Nascimento deve ser convidado pelo Palácio a permanecer à frente da liderança do Governo na ALEPE. Outro nome lembrado para a missão é o do deputado Tony Gel (MDB). O secretário chefe da Casa Civil, Nilton Mota, está à frente do processo de escolha. A definição deve sair ainda hoje.

Escalação – Caso opte por um nome fora desta dupla, o Palácio corre sério risco de ser massacrado no Plenário por Marco Aurélio, político que é da escola do senador Fernando Bezerra Coelho. Seu vice-líder será Antônio Coelho (DEM). Ui!

Sem dormir – Tem viralizado nas redes sociais vídeos de produzidos por moradores de Palmares apontando infiltrações na barragem de Serro Azul, um dos maiores reservatórios de água no estado. Com capacidade para acumular 303 milhões de metros cúbicos, a barragem atualmente armazena 136 milhões, o que equivale a 45% de sua capacidade total. Isto representa quase 12 vezes o volume da barragem que rompeu do córrego do feijão, no município de Brumadinho. Diante de tamanha repercussão, o prefeito de Palmares, Altair Júnior (MDB), solicitou audiência ao chefe da Casa Civil, Nilton Mota. O encontro acontece nesta segunda, no Palácio do Campo das Princesas.

Podem dormir! – De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), em relatório emitido recentemente, Serro Azul se enquadra entre as barragens de “alto potencial de risco” em virtude do grande porte e proximidade de áreas populosas. Para deixar a população tranquila, a secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernadha Batista, tratou de gravar um vídeo para esclarecer que o governo criou um grupo de trabalho para fazer um “levantamento, inspeção e diagnóstico atualizado” a ponto de trazer a garantia dos serviços de manutenção dessas estruturas. Se depender de Fernandha, o povo pode dormir sossegado.

Mal entendido – Foi motivo de curiosidade o fato do nome da deputada Priscila Krause (DEM) aparecer no painel eletrônico da ALEPE com o acrescimento do sobrenome “Branco”. Esposa do empresário Jorge Branco, a parlamentar não utilizará o sobrenome do esposo no painel, mas sim apenas o seu nome político. Ela esclareceu que o engano pode ter acontecido na hora em que teve que preencher vários formulários para tomar posse.

Líderes – Ao contrário do Governo Temer, quando Pernambuco chegou a ter quatro ministros, O estado não terá ninguém na Explanada dos Ministérios, em compensação, emplacou cinco lideranças de partido no Congresso Nacional. Os deputados federais Daniel Coelho (PPS), André de Paula (PSD), Tadeu Alencar (PSB), Augusto Coutinho (SD) irão liderar seus respectivos partidos na Câmara, enquanto que o senador Humberto Costa irá liderar o PT no Senado.

Sem liderança 1 – Por sua vez, Pernambuco também se fará presente na Mesa Diretora da Câmara Federal com o deputado Luciano Bivar (PSL) na condição de 2º Vice-presidente. A disputa pela a vaga que Bivar abocanhou foi a única em que houve a necessidade de um segundo turno.

Sem liderança 2 – A disputa de Bivar por uma vaga na Mesa se deu com um integrante do próprio partido e sua vitória foi apertada. 14 votos apenas separaram ele do deputado Charlles Evangelista (PSL-MG). O episódio evidenciou que a liderança de Bivar no PSL é apenas cartorial.

Fazendo história – Pela primeira vez, em todos os seus 91 anos de emancipação política, o município de Ribeirão, na Mata Sul, viu chegar à Assembleia Legislativa um filho seu. Clóvis Paiva (PP) tomou posse como deputado estadual no dia 1º de fevereiro. Ele será líder do PP, segundo maior partido em número de membros no Legislativo Estadual.

Cochilou – Com parte dos seus membros digladiando entre si pela 1ª Vice-presidência e 1ª Secretaria da Mesa Diretora, o PSB dormiu no ponto e acabou perdendo uma vaga de suplente da Mesa para o PP. Percebendo o cochilo dos socialistas, o pepista Romero Albuquerque (imagem) articulou a sua candidatura faltando um dia para a votação. No final o PP emplacou 5 espaços na Mesa Diretora (presidência,  2ª secretaria e três suplências), enquanto que o PSB ficou com apenas 3.

Boas vindas – Os suplentes de deputado estadual Sivaldo Albino e Professor Paulo Dutra, ambos do PSB, assumem nesta segunda-feira (04/01) as vagas deixadas pelos deputados estaduais licenciados Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB). Pelo Regimento Interno, na condição de suplentes, eles não podem assumir a presidência de Comissões. A expectativa é de que sejam acomodados nas duas vice-lideranças do PSB.

CURTAS

Time – O jovem Bruno Nogueira foi convidado para integrar a equipe do deputado estadual Aglailson Victor (PSB) na área de política. De reconhecida competência, Bruno assessorou o ex-deputado federal João Fernando Coutinho (PROS) por 9 anos.

Alternativa – Por falar em Aglailson Victor… Depois da derrota para Simome Santana na disputa pela 1ª Vice-presidência, restará ao parlamentar optar pela presidência de uma Comissão ou liderança do partido.

O espaço é meu! – Depois de desistir de disputar a 3ª secretaria contra Teresa Leitão (PT), o deputado Rogério Leão (PR) não deve abrir mão de ser reconduzido à presidência da Comissão de Negócios Municipais, colegiado que comandou na última legislatura.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo Whatshap (81) 99908-5249.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS