RADAR POLÍTICO (04/03) – Uma semana nada agradável para a governadora Raquel Lyra

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Governadora Raquel Lyra
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Esta última semana não foi nada fácil para a governadora Raquel Lyra (PSDB). No âmbito administrativo denúncias envolvendo o atraso no pagamento de colaboradores terceirizados que prestam serviço ao Governo do Estado tomaram os noticiários e na esfera política a interferência do Palácio na eleição da presidência de Comissões na ALEPE levaram a um desgaste que acabou motivando uma reação de partes dos parlamentares que não pouparam críticas a forma como foi conduzido o processo.

Em relação a primeira questão, embora o Governo tenha esclarecido que os pagamentos às empresas terceirizadas estejam sendo realizados dentro dos prazos previstos em contrato, o desgaste com a situação acabou por ofuscar agendas positivas que foram empreendidas pela governadora nos últimos dias, a exemplo do anúncio da convocação de professores aprovados em concurso público. No segundo caso, ficou evidente a necessidade do Governo fortalecer a área de interlocução com o Legislativo Estadual, sobretudo para que se poupe a governadora de ficar à frente das articulações políticas, evitando assim uma exposição desnecessária. Ainda sobre a questão da política, a demora nas nomeações dos cargos do 2º escalão com a respectiva contemplação de aliados acaba por fomentar a inquietação no meio político, sobretudo no Legislativo Estadual, ambiente que ela ainda não conta com uma base consolidada e com número suficiente para passar com facilidade projetos que, embora sejam necessários para tocar a máquina pública, são vistos como impopulares.

ARTICULAÇÃO – O ex-vice prefeito de Paulista e atual chefe de gabinete da 1ª Secretaria da ALEPE, Durffles Pires, está trabalhando intensamente para levar o deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos) a concorrer à Prefeitura do Paulista.

SAÚDE DA MULHER – Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quarta-feira, dia 08 de março, a Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da ALEPE abriu agendamentos para consultas e exames para as servidoras. A iniciativa é uma ação da Presidência e da 1ª Secretaria da Alepe. A área de saúde do Legislativo Estadual está sendo tocada pelo superintendente Dr. Wildy Ferreira.

ENGAJADO – Principal representante dos profissionais da Enfermagem em Pernambuco, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) passou a semana em Brasília se reunindo e articulando junto à lideranças do Congresso e Governo Federal na defesa do pagamento do Piso Nacional da categoria.

DE SAÍDA – O deputado estadual Jarbas Filho vai deixar o PSB para retornar ao MDB, sigla do seu pai o senador Jarbas Vasconcelos. A saída do parlamentar já teria sido acertada com a cúpula socialista, o que lhe dará liberdade para se desfiliar sem a ameaça de perder o mandato por infidelidade partidária. Jarbas Filho vai comandar o MDB pernambucano.

DISPOSIÇÃO – “Venha quem vier!”, foi essa a frase dita pelo prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino (PSB) a este blogueiro em relação às eleições de 2024. O gestor afirmou que o município é um grande canteiro de obras e que até 2024 entregará algo próximo mais de 400 ruas pavimentadas e com drenagem, além de outras obras infraestruturadoras nas áreas de saúde e educação.

DESUNIÃO – Depois do deputado federal Mendonça Filho anunciar que foi eleito para presidir o União Brasil após uma votação unânime em convenção municipal, Marcos Amaral, presidente estadual da sigla, afirmou que o processo não foi legítimo. Quem está com a razão?

ALGUÉM RESPONDE? – Além de Izaías Régis e Joãozinho Tenório, quais são os outros deputados que estão dispostos a entrar na tropa de choque do Governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa?

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS