RADAR POLÍTICO (04/04) – Finalizada a janela, Danilo tem disparado o maior apoio entre os deputados estaduais

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

 

Raquel Lyra Danilo Cabral Anderson Ferreira Miguel Coelho Marília Arraes João Arnaldo

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Finalizado o período da janela partidária, onde os políticos que vão disputar a eleição deste ano puderam mudar de legenda, a configuração na Assembleia Legislativa de Pernambuco ficou com uma ampla vantagem para o pré-candidato a governador da Frente Popular, Danilo Cabral.

O socialista tem o apoio de 31 dos 49 deputados estaduais, divididos em sete partidos. O equivalente a 63% de toda a Alepe. Um número extremamente representativo já que são esses deputados estaduais, junto aos mais de 150 prefeitos que apoiam o pré-candidato, é que levarão sua mensagem aos quatro canto do estado.

Só para efeito de comparação, depois de Danilo, que tem 31 estaduais na sua base, vêm os pré-candidatos Anderson Ferreira, Marília Arraes e Miguel Coelho, cada um com quatro deputados. Já Raquel Lyra tem menos ainda: dois parlamentares. Fecham a lista três independentes e uma que está com o nanico João Arnaldo.

LIDERANÇA – O PSB é o partido que mais reúne deputados estaduais. No total de 15. São eles: Aglailson Victor, Aluísio Lessa, Delegada Gleide Ângelo, Diogo Moraes,, Francismar Pontes, Isaltino Nascimento,, Marco Aurélio, Rodrigo Novaes, Rogério Leão, Simone Santana, Tony Gel, Waldemar Borges, Eriberto Medeiros, Guilherme Uchôa Júnior e Lucas Ramos. Estes três últimos concorrerão à Câmara Federal.

SEGUNDO – O PP, por sua vez, também integrante da Frente Popular, tem 10. A saber: Antônio Moraes, Antônio Fernando, Claudiano Martins Filho, Clóvis Paiva, Erick Lessa, Henrique Queiroz Filho, Roberta Arraes, Adalto Santos, Clarissa Tércio e Pastor Cleiton Collins. Os três últimos estão inseridos entre os que decidiram ficar independentes quanto à escolha para governador.

COALIZÃO – Quantos aos demais partidos que pertencem a base da Frente popular estão: PDT com Zé Queiroz; PT com Doriel Barros, Dulcicleide Amorim, João Paulo e Teresa Leitão; PC do B com João Paulo Costa; Republicanos com William Brigido; e o PV com Joaquim Lira e Clodoaldo Magalhães. Este último que concorrer a federal.

ANDERSON FERREIRA – O PL conta com Alberto Feitosa, Joel da Harpa, Manoel Ferreira (não disputa a reeleição) e Romário Dias.

MIGUEL COELHO – O União Brasil garantiu Alessandra Vieira, Antônio Coelho, Romero Albuquerque e Romero Sales Filho.

MARÍLIA ARRAES – O Solidariedade atraiu Fabíola Cabral, Fabrizio Ferraz, Gustavo Gouveia e Wanderson Florêncio. Fabíola vai concorrer à Câmara Federal.

RAQUEL LYRA – Já a ex-prefeita de Caruaru reúne ao seu palanque Álvaro Porto pelo PSDB e Priscila Krause pelo Cidadania.

JOÃO ARNALDO – Por fim, o pré-candidato a governador pelo PSOL tem Jô Cavalcanti (Juntas).

Luciano Bivar

CHILIQUE  – Sabe aquela pessoa que só tem vez no jogo porque é o dono da bola? Assim é Luciano Bivar, o mandatário do União Brasil. Na véspera do prazo final para a montagem da chapa de federal do partido Bivar deu um verdadeiro “piti” para que os Coelhos não só arrumassem votos para ele, mas que também tirassem da chapa qualquer ameaça à sua reeleição. Neste movimento Edson Vieira e Regina Lapa foram deslocados do Podemos para o União Brasil na tentativa de garantir três vagas por lá na tentativa de garantir a reeleição de Bivar, o “café com leite” na disputa. 

ENXERTO – Uma articulação entre os deputados federais Sílvio Costa Filho e Renildo Calheiros garantiu a entrada do deputado estadual João Paulo Costa no PC do B. Setores do PT andam reagindo ao movimento que ameaça a eleição de quadros do PT na federação PT/PV/PCdoB. O PV de Clodoaldo Magalhães enxertou Joaquim Lira, o que também provocou reação.

NO RISCO – Para manter o PDT sob o seu domínio, o deputado federal Wolney Queiroz e o deputado estadual Zé Queiroz correram contra o tempo para tentar montar as chapas de federal e estadual. Quem andou ajudando na árdua tarefa foi o Palácio, sobretudo na chapa de federal que precisa algo próximo de 140 mil votos para garantir ao menos uma vaga na sobra. Ainda assim, políticos experientes acreditam que a tarefa não é nada fácil diante dos quadros pouco competitivos arregimentados.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS