RADAR POLÍTICO (04/08) – Eduardo da Fonte quer colocar grupo dos Ferreiras em xeque-mate

Fique bem informado sobre os bastidores da política clicando no link

Eduardo da Fonte Pastor Cleiton Collins Clarissa Tércio Marlus Costa Jaboatão dos Guararapes
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A estratégia e a tática são duas partes do pensamento enxadrístico que não podem ser separadas. A primeira consiste em definir e atingir objetivos a longo prazo, enquanto que a segunda se concentra no movimento imediato das peças do tabuleiro. Assim também é no campo político. Ser um bom jogador neste meio exige também estratégia e tática. Neste universo destaco na coluna de hoje o deputado federal e presidente estadual do Progressistas Eduardo da Fonte. As suas movimentações não têm passado desapercebidas pelos olhos atentos deste blogueiro que viu em uma de suas investidas realizadas nesta semana mais um sinal claro de ameaça ao grupo político dos Ferreiras.

Com uma relação histórica com Jaboatão dos Guararapes, onde já chegou inclusive a ser deputado federal majoritário, Eduardo da Fonte fechou nesta semana com Marlus Costa. A aliança política trouxe com ela um grande simbolismo pelo fato de Marlus ser do PL de Anderson Ferreira e vereador mais votado da última eleição no município. Uma investida que não seria exagero definir como ousada, agressiva, afrontosa.

Embora Eduardo da Fonte não seja de revelar os seus próximos passos, seus movimentos podem ser facilmente lidos por aqueles que se permitem parar e observar. Jaboatão dos Guararapes está inserido nos planos de expansão do PP.

Apesar dos interesses dos Ferreiras e de Eduardo da Fonte terem convergido em 2020 na eleição jaboatonense, na maioria das vezes eles são conflitantes. Algo dentro do esperado já que os dois grupos estão em plena expansão e disputam espaço de poder

Da Fonte, que já tinha em seu tabuleiro nomes como o Pastor Cleiton Collins e Clarrisa Tércio, duas lideranças com grande inserção nas terras jaboatonenses, tem em Marlus Costa mais uma importante peça no jogo cujo objetivo final é formar um palanque forte para o Progressistas na disputa de 2024 pela prefeitura do segundo maior Colégio Eleitoral de Pernambuco

ALERTA – Não custa lembrar que em caso de vitória de Anderson Ferreira na disputa pelo Governo do Estado, o jogo muda completamente.

SAIU GANHANDO – A deputado estadual Roberta Arraes (PP) passou a contar com o apoio do vereador Marlus Costa, que lhe garantiu um palanque forte em Jaboatão. Roberta também tem avançado em vários municípios da Região Metropolitana.

Delegado RossinePARA A HISTÓRIA– Da forma como tem
conseguido arregimentar apoios, o candidato a deputado estadual Delegado Rossine (SD) deve entrar para a história como o primeiro índio a conquistar uma vaga na ALEPE. Uma conquista para a tribo Xukuru de Ororuba. O ex-prefeito de Lajedo anda pavimentando com competência o caminho para o Legislativo Estadual.

FORTALECIDO – Quem também construiu um base sólida para conquistar uma cadeira de deputado estadual foi Rodrigo Farias (PSB). Com forte inserção no Agreste Setentrional, onde conta com o apoio de expressivas lideranças, Rodrigo também preparou bem o terreno na Região Metropolitana, sobretudo no Recife de onde deve sair com uma expressiva votação.

EM CASA 1 – A candidata a governadora Marília Arraes (SD) cumpre na tarde desta quinta (03) agenda em Barreiros, na Mata Sul. Município conhecido historicamente por ser um forte reduto arraessista. Por lá ela se reúne com lideranças locais, entre elas ex-prefeitos, vereadores, sindicalistas e outras lideranças da região.

EM CASA 2 – Ainda nesta quinta, no período da noite, Marília será recebida por Camila Machado, prefeita de Sirinhaém. Camila é a 21ª prefeita a aderir ao palanque da candidata a governadora do Solidariedade.

REFORÇO – Por falar em Marília, a sua base recebeu um importante reforço com a adesão do PROS. O comando do partido foi arrancado das mãos de Bruno Rodrigues e entregue a André Luiz Pereira de Azevêdo, advogado ligado ao candidato a vice-governador Sebastião Oliveira. O PROS se une aos outros 4 partidos que compõem a base da neta de Arraes (Solidariedade, Avante, PSD e Agir 36), somando no tempo de guia de TV e rádio.

AZEDOU DE VEZ – Se o clima entre André de Paula (PSD) e Eduardo da Fonte já não andava dos melhores desde que o presidente do Progressistas recuou do apoio à candidatura do pessedista ao Senado, o que se sabe é que recentemente ocorreu entre os dois um episódio de discursão acalorada.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS