RADAR POLÍTICO (04/10) – Sertão de Itaparica deve emplacar três deputados estaduais

Saiba estas e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Composto por apenas 7 municípios que reúnem mais de 103 mil eleitores, o Sertão de Itaparica possui grandes chances de emplacar 3 deputados estaduais em 2022. Na eleição de 2018 a região elegeu dois representantes para o Legislativo Estadual: Fabrizio Ferraz e Rodrigo Novaes. Para o próximo ano a expectativa é de que não apenas os dois se reelejam, mas que também Kaio Maniçoba obtenha êxito na disputa.

No que se refere ao mapa político local, Fabrizio Ferraz apresenta certa vantagem em relação aos seus concorrentes, pois conta com o apoio dos prefeitos Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Elizinho (Carnaubeira da Penha), Washington (Tacaratu) e Rogério Ferreira (Jatobá). Por sua vez, Rodrigo Novaes tem ao seu lado o prefeito Fabiano Marques (Petrolândia). A lista se completa com Kaio Maniçoba com os prefeitos Bernardo Maniçoba (Itacuruba) e Rorró Maniçoba (Floresta), respectivamente seu primo e mãe.

Apesar do Sertão de Itaparica ser um Colégio Eleitoral relativamente pequeno para garantir por si só a eleição de 3 deputados estaduais, conta a favor de Fabrizio, Rodrigo e Kaio a capacidade de avançar em municípios de outras regiões para completar a eleição.

ENTREGAS – Tiago Pontes, Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, participou neste fim de semana da entrega de pá carregadeira e motoniveladora nos municípios de Flores e Tuparetama, no sertão do Pajeú ao lado dos prefeitos Marconi Santana e Sávio Torres, respectivamente. Na semana passada Tiago já havia garantido uma patrol para Brejo da Madre de Deus, município governado por Roberto Asfora.

VITORIOSOS  – Nego do Mercado (PSB) desbancou nas urnas Celina de Dudu na eleição suplementar em Capoeiras. Nego conquistou 6.165 votos, impondo uma vantagem de 625 votos contra Celina que obteve 5.540 votos. Quem comemorou bastante foram o deputados Sílvio Costa Filho (federal) e Álvaro Porto (estadual) que serão apoiados por Nego em 2022.

VITORIOSOS 2 – Por falar em comemoração, o pré-candidato a deputado estadual Dannilo Godoy e o deputado federal Augusto Coutinho estão com o sorriso de orelha a orelha com a vitória da Delegada Thatianne Macedo (SD) na eleição suplementar de Palmeirina, ocorrida também neste domingo. O placar da eleição foi de 2.562 votos para a delegada ante 1.892 votos para a mãe de Eudson Catão. Uma diferença de 670 votos. Augusto e Dannilo serão apoiados por ela.

EXÉRCITO – O deputado federal Felipe Carreiras (PSB) tem arregimentado um verdadeiro exército de apoiadores no Recife. Fazem parte da sua base os vereadores Davi Muniz, Hélio Guabiraba, Joselito Ferreira, Natália de Menudo e Marco Aurélio Filho, além do suplente Júnior Di Bria e outras lideranças. Ele também firmou uma dobradinha com a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo. No Recife Carreras garante uma grande partida pra a reeleição.

SINAL VERMELHO – Um observador bastante atento da cena política avalia que a reeleição do deputado estadual Aluísio Lessa. (PSB) está em risco. O parlamentar, que se reelegeu graças a extraordinária votação da Delegada Gleide Ângelo, não conseguiu ampliar a base. Verônica do Major (Gameleira), Meira (Camaragibe), Marivaldo Andrade (Jaqueira) e Joãozinho (Limoeiro), todos apoiadores de Aluísio em 2018, não conseguiram se reeleger prefeitos e nem fizeram sucessor. Por sua vez, o prefeito de Xexéu Thiago de Miel, contabilizado por Lessa, o trocou por Antônio Coelho. Quanto à prefeita de Itambé, Dona Graça, há rumores de que ela possa ficar com Jarbas Filho. Um dos poucos apoios consolidados é o do prefeito Marcello Maranhão (Ribeirão).

NO JOGO – O presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE) Albérisson Carlos vai encarar a disputa por uma vaga de deputado estadual. Em 2018, quando concorreu à Camara Federal, ele obteve mais de 48 mil votos. Albérisson vai rivalizar com Joel da Harpa os votos de PMs e Bombeiros Militares.

SINTONIA – Quem acompanha as agendas do governador no interior do estado tem percebido um grande grau de sintonia entre Paulo Câmara e Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa. De malas prontas para o PSB, Medeiros é visto como uma liderança estratégica na Frente Popular, sobretudo na interlocução junto a deputados e prefeitos.

NIVER – Joaquim de Hélio, filho do vereador Hélio Guabiraba, comemorou o seu aniversário ontem (03/10) no Boteco 878, no Recife. O evento foi bastante prestigiado, evidenciando a articulação e prestígio carregado por Joaquim que, com a possibilidade de eleição de Hélio para deputado estadual, deve disputar uma vaga no Legislativo Recifense em 2024.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS