RADAR POLÍTICO (05/05) – Disputa pelo Senado começa a ganha contornos

Fique bem informado sobre os bastidores da política clicando no link

Gilson Machado Neto Teresa Leitão André de Paula

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A primeira definição para o Senado surgiu na chapa encabeçada por Anderson Ferreira que tem em Gilson Machado Neto o nome para concorrer à Casa Alta. Para obter êxito nas urnas em outubro deste ano Gilson aposta na estratégia de atrair o eleitorado simpatizante do presidente Bolsonaro de quem Gilson foi Ministro do Turismo e recebeu incentivo para concorrer.

Na chapa de Danilo Cabral, por sua vez, a escalada foi a deputada estadual Teresa Leitão (PT) que ganhou a quebra de braço contra André de Paula (PSD) para representar a Frente Popular na disputa. Ela, até o presente momento, é a única mulher na disputa. Teresa foi avalizada pelo ex-presidente Lula, de quem é muito ligada.

André de Paula (PSD) por sua vez, teve sua origem política no campo da direita, mas tem feito uma guinada para o campo de centro-esquerda, e até pouco tempo figurava como pré-candidato na Frente Popular. Hoje, o deputado federal tem se aproximado de Marília Arraes (SD). Ele já ganhou o apoio formal do PP de Eduardo da Fonte e do Avante de Sebastião Oliveira.

Já Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) vêm encontrando dificuldades para a definição dos nomes ao senado de suas chapas. Não faltam os que cogitem até mesmo a desistência da candidatura de Raquel ao governo, em detrimento de uma candidatura a senadora na chapa de Miguel. O ex-prefeito de Petrolina por ainda não ter a idade mínima para concorrer ao posto, não poderia fazer esse movimento.

RESTRIÇÃO – Em reserva ao Blog, uma liderança de expressão que compõe a base de apoio de Marília Arraes não tem visto com bons olhos a possibilidade de André ser o candidato a Senado da chapa. Para ela o fato de André ter votado a favor do impeachment de Dilma e de acompanhar o presidente Bolsonaro na grande maioria das votações na Câmara Federal pode prejudicar o discurso de Marília na campanha.

ATUANTE – O vereador Felipe Francismar (PSB) vem sendo bastante elogiado pela sua atuação à frente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife. Atuando em seu 3º mandato, o parlamentar está dando celeridade à apreciação dos pareceres dos projetos que tramitam na Casa José Mariano. Somente no ano de 2021, 328 projetos foram analisados e votados. Além disso, Felipe Francismar dialoga de forma republicana tanto com os vereadores da base do governo, quanto com os líderes da oposição.

PREGO BATIDO, PONTA VIRADA – Sileno Guedes (PSB) foi anunciado pela prefeita de Escada, Mary Gouveia (PL), e o ex-prefeito Jandelson Gouveia, como o seu candidato a deputado estadual. Até um tempo atrás havia dúvidas se Mary iria apoiar Sileno, uma vez que havia a possibilidade de sua filha Jacyara Gouveia concorrer à ALEPE. Com a confirmação de apoio Sileno deve garantir uma expressiva votação no segundo maior Colégio Eleitoral da Mata Sul.

ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO – Depois que o Avante anunciou apoio à candidatura de André de Paula ao Senado ganhou força a possibilidade do partido indicar o vice na chapa de Marília Arraes. O nome mais cotado é o do suplente de senador e presidente estadual da sigla Waldemar Oliveira. O assunto foi pauta de uma reunião em Brasília entre os deputados Eduardo da Fonte, André de Paula e Sebastião Oliveira, este último é irmão de Waldemar.

ALGUÉM RESPONDE? – Como o PSB irá reagir às movimentações dos líderes do PP, Avante e PSD?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS