Radar Político (06/01) – Ex-prefeitos podem disputar vaga na ALEPE

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Finda a eleição municipal não é novidade alguma observarmos ex-prefeitos se mobilizarem na busca por pavimentar o caminho rumo a uma vaga no Legislativo Estadual. Para a eleição de 2022 isso não tem fugido à regra. Entre aqueles que são facilmente identificados com este intuito estão Cleber Chaparral (Orobó), Luciano Duque (Serra Talhada) e Mário Ricardo (Igarassu), todos com o trunfo de terem conseguido emplacar o sucessor na eleição passada, e também Izaías Régis, este último viu o seu candidato ser derrotado para Sivaldo Albino.

Por sua vez, a lista de ex-prefeitos que podem disputar uma vaga na ALEPE parece ser bem mais extensa caso levarmos em consideração os nomes que são lembrados com bastante intensidade nos bastidores. São eles: José Patriota (Afogados da Ingazeira), Franz Hacker (Sirinhaém), Bruno Pereira (São Lourenço da Mata), Zeca Cavalcanti e Madalena Britto (Arcoverde), além de Júnior Matuto (Paulista).

Só tempo e a conjuntura política dirá se o número de ex-prefeitos que podem arriscar disputar as eleições de 2022 será ampliado. Vamos aguardar!

GARANHUNS – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), deve lançar uma candidato da “terra” para bater de frente com o ex-prefeito Izaías Régis e garantir para a Capital das Flores espaço na Casa Joaquim Nabuco, onde foi deputado estadual por quase dois anos. Pelo desejo do Palácio ele apoiaria um socialista de fora, mais isso só deverá ocorrer com o federal.

PANDEMIA 1 – O governador Paulo Câmara (PSB) encaminhou para a Assembleia Legislativa um decreto que solicita a prorrogação por mais 180 dias o estado de calamidade pública em Pernambuco. O decreto, que visa garantir ao Governo do Estado manter a adoção de medidas mais ágeis e menos burocráticas para lidar com as ações de prevenção e tratamento do novo coronavírus, será apreciada na próxima semana pelas Comissões temáticas e o Plenário.

PANDEMIA 2 – A aglomeração nas praias do estado também levou o governador a convocar uma reunião com 14 prefeitos de municípios litorâneos. Paulo Câmara vai cobrar dos gestores uma intensificação na fiscalização. O encontro acontece nesta quarta-feira (06/12) de forma remota.

RASPOU O TACHO – O ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo deixou uma herança de quase R$ 6 milhões em folha salarial para o seu sucessor Roberto Asfora pagar. Só a folha em aberto com a Educação supera os R$ 5 milhões. O atual gestor encontrou a conta do FUNDEB com pouco mais de 3 mil reais.

TRANSPORTE E …– Aprovado Projeto de Lei do deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) que estabelece ampla publicidade em caso de deslocamento ou fechamento de terminal e parada de ônibus. Comprometido com o bem-estar da população e com a transparência administrativa, o parlamentar tem defendido bandeiras que buscam a qualificação do transporte público.

…TRANSPARÊNCIA – Sales Filho também é autor da Lei n° 17.038, que obriga os delegatários do serviço de transporte coletivo a fornecer à EPTI (Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal) informações sobre os custos que formam a tarifa cobrada.

LÍDER – Como previsto, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) convidou o vereador Samuel Salazar (MDB) para assumir a liderança do Governo na Câmara de Vereadores. Uma escolha acertada!  Salazar é destemido e preparado. Um dos melhores quadros políticos da atual legislatura na capital.

LIGAÇÃO – No mesmo dia em que o presidente estadual do PP e deputado federal Eduardo da Fonte expôs a sua insatisfação com o PSB e ameaçou levar o partido para a oposição no Recife, o governador Paulo Câmara falou com ele por telefone. Ambos devem se reunir nos próximos dias.

PERDENDO O SONO – A possibilidade do PT perder o comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário deve trazer um grande prejuízo ao ex-deputado Odacy Amorim e à sua esposa, a deputada estadual Dulcicleide Amorim. Odacy comanda o IPA, órgão ligado à pasta e importante instrumento utilizado para atender as suas bases no sertão.

Há ainda quem aposte que o PT vai durar no comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário até o final de janeiro ?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS