RADAR POLÍTICO (06/09) – Bolsonaro anima aliados em Pernambuco, mas não garante nome para o Governo do Estado

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
A passagem do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco na última sexta e sábado, e que teve o seu apogeu em uma motociata que reuniu um grande número de apoiadores em Santa Cruz do Capibaribe, serviu como uma verdadeira injeção de ânimo aos aliados dele no estado.

Fizeram questão de acompanhar Bolsonaro em toda a sua passagem por Pernambuco os deputados federais André Ferreira e Pastor Eurico, os deputados estaduais Pastor Cleiton Collins, Coronel Alberto Feitosa, Joel da Harpa e Clarissa Tércio, além do ministro Gilson Machado Neto, este último teve lugar de destaque na garupa do presidente na motociata em um verdadeiro gesto de prestígio e sinal de apoio a uma candidatura majoritária sua em 2022. Embora muito se fale na possibilidade de Gilson concorrer ao Governo do Estado, o próprio presidente, em entrevista recente à uma emissora de rádio do Recife, destacou que o seu interesse maior é na eleição de uma bancada federal e para o Senado, deixando clara a sua preferência por uma disputa de Gilson Machado Neto para a Câmara Alta.

Apesar de André Ferreira, Pastor Eurico, Pastor Cleiton Collins, Coronel Alberto Feitosa, Joel da Harpa e Clarissa Tércio apresentarem identidade com Bolsonaro, nenhum até o momento sinalizou disposição para concorrer ao Governo do Estado, o que deixa o eleitorado bolsonarista órfão de um nome para contrapor a hegemonia do PSB. Por sua vez, nomes da oposição como Raquel Lyra, Anderson Ferreira e Miguel Coelho, embora estejam interessados no voto dos bolsonaristas, fazem questão de não se vincular ao presidente.

INCERTEZA  Enquanto o prefeito de Timbaúba está fechado com Eduardo da Fonte para federal e Eriberto Medeiros para estadual, paira uma grande dúvida se o ex-prefeito Ulisses Felinto (imagem) irá seguir mesmo com Milton Coelho e Antônio Moraes. Milton Coelho teria ficado furioso ao saber que Ulisses andou conversando com Clodoaldo Magalhães (PSB).

COM GOSTO DE GÁS  Sob o comando de André Campos a Copergás segue ganhando terreno para garantir aos pernambucanos a alternativa de um combustível mais barato para os automóveis. A expectativa é de que em outubro o gás natural chegue nos municípios de Garanhuns e Petrolina.

DIFERENTE DOS IGUAS – Com o pai, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) com a caneta de emendas cheia de tinta, o pré-candidato a deputado Jarbas Filho não tem encontrado dificuldade para garantir o apoio de prefeitos no interior. Tem muito deputado estadual irritado com o assédio às suas bases.

CARGA! – O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), lança no próximo dia 08/09 um pacote de obras no valor de R$ 100 milhões, foi o que antecipou o vice-prefeito Dido Vieira em evento ao lado do deputado Guilherme Uchôa Júnior e do gestor.

ENTUSIASMADO – O pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) comemorou o anúncio do processo de contratação de empresa de engenharia que fará os serviços de manutenção da Rodovia PE 102, no trecho entre Surubim e Casinhas. Em breve Farias também deve comemorar o pacote de obras e ações que o governador Paulo Câmara anunciará para a região do Agreste Setentrional.

LIGAÇÃO – A baixa avaliação do prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), deve influenciar de forma negativa na votação que Mendonça Filho no município. O gestor, que até agora não disse a que veio, teve as digitais de Mendonça na sua eleição.

LADO A LADO – O ex-prefeito de Orobó e pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral anda intensificando a sua agenda de visitas a municípios e articulações junto a lideranças. Neste domingo (05) ele participou de uma cavalgada ao lado do prefeito Janjão e dos vereadores Ninha de Tuquinha, Bia do Toyota e Júnior de Cochilo, todos de Bom Jardim, além dos vereadores Oim e Adriano, ambos de João Alfredo.

CRESCENDO – O pré-candidato a deputado estadual Dannilo Godoy (PSB) segue ampliando a sua base no Agreste Meridional. Uma das lideranças que aderiu ao seu grupo é a vice-prefeita de Iati Edna Cidinho.

COM QUEM FICARÁ? – Pré-candidato a deputado estadual o vereador recifense Davi Muniz estaria bem próximo de firmar dobradinha com Felipe Carreras para federal, no entanto há quem aposte que ele pode dobrar com Pedro Campos ou até  mesmo Sebastião Oliveira com quem andou bastante próximo nas eleições municipais.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] – WhatsApp: (81) 99521-6544.

COMENTÁRIOS