Radar Político (07/01) – O desafio de João Campos

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Eleito aos 26 anos de idade e empossado aos 27 prefeito da capital de um estado reconhecido por entregar à história política brasileira grandes líderes, dos quais uma boa parte teve a oportunidade de governar a Veneza Brasileira, João Campos tem pela frente o desafio de convencer que por trás do rosto jovem há um gestor com grande capacidade de trabalho e sensibilidade para apresentar as soluções necessárias para resolver os desafios que o Recife oferece.

No seu primeiro teste, quando da montagem do secretariado, JC transmitiu a mensagem que sabe escolher bem uma equipe. Priorizou currículo e também mostrou que a importância da participação feminina em postos de liderança é muito além do cumprimento de uma promessa de campanha, é acompanhar uma tendência que tem apresentado bons resultados no universo público e privado.

Campos terá pela frente o desafio de superar o seu antecessor Geraldo Júlio, prefeito que entregou Unidades do Compaz, Hospital da Mulher, Hospital do Idoso, Complexo Esportivo do Geraldão, e que deixou a sua digital nos quatro cantos da capital com a entrega de obras e ações. Com a economia nacional patinando, não será uma tarefa fácil para o atual prefeito conseguir o financiamento necessário para imprimir um ritmo e volume de entregas como o seu antecessor.

O desafio está posto!

VOO MAIS ALTO – Os secretários e deputados estaduais licenciados Rodrigo Novaes (Turismo) e Lucas Ramos (Ciência e Tecnologia), além do deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC), já decidiram que irão disputa uma vaga na Câmara Federal em 2022.

CORRENDO ATRÁSPor falar em Rodrigo Novaes, a sua disposição na busca por votos o tem levado a conquistar aliados fora do Sertão, sua base eleitoral tradicional. Um dos casos é Thomas Brito de Orobó, no Agreste Setentrional. Candidato a prefeito no ano passado, Thomas não se elegeu mas conquistou uma excelente votação na disputa. Ele votará em Novaes para federal e Clodoaldo Magalhães para estadual.

DE MUDANÇA – Dr. Aluízio Coelho, que foi companheiro de chapa do candidato a prefeito de Araripina Tião do Gesso, não deve permanecer no PSC de André Ferreira. Ele tem estreitado as relações com o deputado federal que possui forte inserção no Sertão do Araripe. Em 2018 Dr. Aluízio chegou a disputar uma vaga na ALEPE. Para 2022 o médico ainda não definiu seus planos.

EXCELENTE ESCOLHA – O prefeito Janjão, de Bom Jardim, escolheu um excelente quadro para ficar a frente da Secretaria de Saúde. Trata-se de Sérgio Pereira. Antes de aceitar o convite, Sérgio era chefe de gabinete da 1º Secretaria da ALEPE, posto de grande importância na estrutura do Legislativo Estadual. Por conhece de perto o trabalho que desenvolvia por lá, não tenho dúvida de que dará grandes contribuições para a área de saúde de Bom Jardim.

FRUSTRAÇÃOA decisão de João Campos de chamar apenas um vereador do PSB para compor o seu secretariado, acabou por não abrir espaço para que o suplente Júnior di Bria assumisse uma vaga na Câmara. Bria é um aliado de primeira hora de Campos. A sua ida para a Câmara era bastante comentada por vereadores.

O QUE RESTA É TORCER – Caso João Campos não convide mais nenhum vereador do PSB para o 1º escalão, restará a Júnior di Bria torcer para que em 2022 algum vereador do seu partido dispute e seja eleito deputado. Davi Muniz, Romerinho Jatoba, Hélio da Guabiraba e Aderaldo Pinto, todos socialistas, são nomes lembrados para concorrer a vaga na ALEPE.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS