Radar Político (08/04) – As consequências do sumiço de Armando Monteiro

Radar Político (08/04) – As consequências do sumiço de Armando Monteiro

Confira mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

É de conhecimento geral de que na política espaços de lideranças podem ser ocupados por longos períodos, mas não ficam vazios por muito tempo.

Nas duas últimas duas décadas o posto de líder-mor da Oposição ao Governo do Estado já foi ocupado por Miguel Arraes na época em que Jarbas era governador; pelo próprio Jarbas, no período em que Eduardo Campos governou Pernambuco; e recentemente estava sob a batuta de Armando Monteiro.

Derrotado pela segunda vez na disputa pelo Governo do Estado e atualmente sem mandato, Armando Monteiro tem mantido uma postura de distanciamento dos grandes debates e articulações políticas. A ausência tem levantado dúvidas quanto ao seu interesse de continuar na política.

Fragilizado pelo processo eleitoral que, além da sua derrota nas urnas resultou também na diminuição considerável do seu partido, o PTB, na Assembleia Legislativa com a eleição de apenas 2 deputados, e  a ausência de eleitos para a Câmara Federal, Armando Monteiro passa por um momento claro e extenso de ressaca eleitoral. Ele verdadeiramente foi obrigado a largar o bastão!

Como havia dito no início do texto, o espaço de liderança não fica vazio por muito tempo e hoje não há dúvidas de que o senador Fernando Bezerra Coelho é considerado o líder da Oposição em Pernambuco dada a sua posição de destaque entre as lideranças remanescentes do campo que foi derrotado nas eleições de 2018.

É uma pena que um quadro tão qualificado da política pernambucana dê sinais de aposentadoria.

Inevitável – A ascensão de um novo líder da Oposição e o sumiço de Armando Monteiro terá sérios desdobramentos para o PTB nas eleições municipais. O partido corre risco de desidratar ainda mais. A possibilidade de alguns prefeitos não optarem por disputar a reeleição pelo partido é grande. Sentimento também que deve ser seguido por algumas lideranças que disputaram em 2016 pela sigla.

Engrossando o caldo 1 – Em entrevista recente, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, revelou que é grande a possibilidade do partido receber a adesão de 7 a 8 vereadores na capital. Atualmente o PSB do Recife  já conta com 8 parlamentares. Confirmando-se as adesões, a chapa para vereador do Recife pelo partido terá tudo para ser intitulada de “chapão da morte”,  dado o grau de concorrência.

Engrossando o caldo 2 – Embora Sileno não tenha revelado quais vereadores deverão aderir ao PSB, nos bastidores o nome de Davi Muniz é dado como certo. Antônio Luiz Neto (PTB), Rinaldo Júnior (PRB) e Gilberto Alves (PSD), também são lembrado como possíveis nomes que podem fazer a travessia para ninho socialista quando a janela partidária for aberta no próximo ano.

Outros ares – Muito conhecido no município de Paudalho e Zona da Mata Norte por conta da sua participação ativa em eleições como articulador, Drailton Costa atualmente deu um tempo à política para empreender no litoral Norte de Alagoas com um receptivo que tem feito sucesso em Barra Grande, no município de Maragogi. O local do receptivo é bem próximo à casa de praia da família do ex-governador Eduardo Campos.

No páreo – O presidente do PC do B em Camaragibe, Anderson Rangel, confirma desejo do partido de lançar a candidatura do ex-prefeito Paulo Santana no município. Ele afirma que toda articulação está sendo monitorada por Luciana Santos, Renildo Calheiros e Marcelino Granja. Rangel, considera que a candidatura é importante para a cidade que vem sendo motivo de piadas em todo Estado devido à gestão desastrosa do prefeito Demóstenes Meira (PTB).

Em alta – O bom-jardinense Sérgio Pereira tem demonstrado muita competência como chefe de gabinete do primeiro-secretário Clodoaldo Magalhães. Muito bem relacionado na ALEPE, a sua desenvoltura à frente do posto tem sido alvo de muitos elogios. Embora esteja muito focado em desenvolver o seu trabalho neste local de destaque na estrutura administrativa da Casa, Sérgio Pereira nunca escondeu de ninguém o seu desejo de ser candidato a vereador no município de Bom Jardim, a sua terra.

Tudo pode acontecer …- É grande a torcida entre vereadores para que o Congresso altere novamente a legislação eleitoral com o objetivo de permitir a realização de coligações na proporcional. A pressão está sendo grande em cima dos deputados federais.

inclusive nada – Em conversa com este blogueiro, o deputado Danilo Cabral disse acreditar que a alteração da legislação eleitoral pode entrar na pauta do Congresso ainda este ano. Porém afirmou que não é garantia.

Nova alternativa – Na busca por quebrar a polarização entre os grupos de Lucrécio Gomes e dos Gouveia, o contador e administrador de empresas César Santos (PRB) já deu o pontapé para pavimentar a sua candidatura à Prefeitura de Escada. Ele anda realizando reuniões frequentes com ex-vereadores, suplentes, lideranças sindicais, comerciantes e profissionais liberais.

Goiana – Com o apoio do deputado estadual Joaquim Lira (PSD) os suplentes de vereador Alex Enfermeiro e Tony da Banana trabalham duro para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores de Goiana. Alex tem uma forte atuação na área de saúde, enquanto que Tony um trabalho social ligado à área de esportes. Os dois estão encabeçando um grupo de 15 pré-candidatos que pretendem disputar em um partido que garanta as condições de disputa entre candidatos com o mesmo potencial de voto.

Mui amigo – Ao participar da comitiva do vice-presidente Hamilton Mourão aos Estados Unidos, o deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) mostrou que anda com o prestígio em alta junto ao Governo Federal. Marco Aurélio acompanhou Mourão em uma palestra no “Brasil Conference at Harvard & MIT”, evento realizado pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, que reúne desde de 2015 líderes políticos brasileiros no mês de abril, para debater a criação de ideias sobre o futuro do Brasil.

Animado – O empresário Henrique do Quilombo está sendo estimulado por moradores a concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores dos Palmares. Bastante ativo no Quilombo, um dos maiores bairros do município, Henrique ganhou destaque nas eleições estaduais do ano passado ao ajudar o então candidato a deputado estadual Clóvis Paiva a obter uma expressiva votação em Palmares.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Whatshpp: (81) 98260-3583

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS