Radar Político (08/07) – Estados e municípios não podem ficar de fora da Reforma da Previdência

Radar Político (08/07) – Estados e municípios não podem ficar de fora da Reforma da Previdência

Saiba esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Para aqueles que navegam no campo da sensatez não há dúvida da necessidade de uma Reforma da Previdência. Não precisa ser nenhum especialista para saber que o nosso regime, de financiamento solidário, caminha para o colapso se atentarmos para aspectos financeiro e demográfico.

No aspecto financeiro, atualmente as despesas totais dos regimes de previdência chega próximo a 14% do PIB e, caso não sejam tomadas as medidas necessárias, em 2060 esse percentual pode chegar a 25%. Em Pernambuco, por exemplo, o Governo do Estado tem a previsão de alocar valores próximos a R$ 3 bilhões no ano de 2019 apenas para pagar aposentados e pensionistas, o que sem dúvida diminui de forma considerável a capacidade de investimento do Governo, sobretudo nas áreas de segurança, saúde, educação e infraestrutura. Para se ter uma ideia do que este valor poderia representa em investimentos no estado caso o regime fosse equilibrado, vale lembrar que recentemente o governador Paulo Camara anunciou investimentos de R$ 505 milhões para reestruturar a malha viária estadual nos próximos três anos e meio. Em Pernambuco conta-se nos dedos os municípios com regime próprio de previdência que não precisam aportar recursos para cobrir o gasto com aposentados e pensionistas.

Do ponto de vista demográfico, a Reforma da Previdência se faz necessária porque caminhamos a passos largos para o envelhecimento da população. Em 2019 cerca de 10% da população tem mais de 65 anos. Em 2060, segundo previsões do IBGE, esse percentual ultrapassará 25%.

O discurso populista defendido pela oposição, sobretudo os governadores do Nordeste, é um verdadeiro desserviço ao país. Por conta do posicionamento de boa parte deles a Reforma da Previdência corre sério risco de deixar estados e municípios de fora.

A verdade – Na lista dos governadores que se colocam contra a Reforma, Paulo Câmara (PSB), ainda que prometesse votos para aprovar as mudanças, dificilmente conseguiria converter os votos dos deputados federais contrários à proposta, principalmente os de Wolney Queiroz, Marília Arraes e Carlos Veras. Por sua vez, os deputados João Campos e Danilo Cabral, por terem se comprometido demais com discursos contrários à reforma,  também teriam dificuldade de atender ao pedido do governador para mudar de posição.

Ampliando …– Clodoaldo Magalhães (PSB) caminha para ser o deputado estadual com a maior base de prefeitos. Em 2018 nove prefeitos apoiaram a sua reeleição. Foram eles: Eudo Magalhães (Xexéu), Altair Júnior (Palmares),Sérgio Hacker (Tamandaré), Flávio Régis (São Vicente Férrer), Robevan (Santa Maria do Cambucá), Fernando Pergentino (Sairé), Gustavo (Bonito), Evandro Valadares (São José do Egito) e Djalma da Padaria (Solidão).

… a base– Em 2019 Clodoaldo segue ampliando a base com a conquista de mais 4 gestores. São eles: Sávio Torres (Tuparetama), Thiago Nunes (Agrestina), Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde) e Mário (Betânia). Ainda há mais três no gatilho com conversas bastante avançadas.

Recife – O vereador Hélio da Guabiraba, agora no PTC, anda bastante animado com a montagem da chapinha do partido PTC. Atualmente o PTC já conta com 30 pré-candidatos a vereador. A expectativa é que a sigla consiga conquistar ao menos 3 vagas no Legislativo da capital nas eleições de 2020.

Campeão de votos– O vereador Davi Muniz tem tudo para figurar entre os vereadores mais votados do Recife na próxima eleição. Candidato a deputado federal em 2018, Davi conquistou expressivos 30 mil votos na capital. Na 5ª Zona, seu reduto eleitoral, ele chegou a ser mais votado até mesmo que João Campos (PSB).

Andança– Por falar em João Campos e Davi Muniz, ambos realizaram uma agenda no sábado na comunidade do Jacarezinho, no bairro da Várzea.

Da cozinha – A classe política recebeu com surpresa a indicação de Carlos Neves para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco. Em nenhum momento o nome dele aparecia entre os prováveis escolhidos. No PSB Carlos Neves é uma figura bastante conhecida, pois já advogou para o partido e até mesmo para o próprio governador Paulo Câmara.

Freio – Uma “pomba”que sobrevoa com desenvoltura no Palácio do Campo das Princesas revelou que o governador Paulo Câmara foi levado a antecipar a sua indicação para o Tribunal de Contas para conter e por um fim na movimentação dos deputados estaduais em torno da vaga.

Desempenho– A atuação de Adriano Martins à frente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM) tem dado uma nova dinâmica a autarquia estadual. A intensificação nas ações de fiscalização, inspeção  e controle de qualidade realizadas pelo IPEM, sobretudo nos postos de gasolina, tem combatido fraudes e prejuízos contra o consumidor.

Ipojuca– O deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC) já definiu o seu apoio a Pedro Serafim (PDT) como candidato a prefeito de Ipojuca. Apesar de ser amigo de Simone Santana, cujo o esposo Carlos Santana também concorrerá à prefeitura, Uchôa decidiu por ajudar o pedetista.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS