Radar Político (09/02) – Eleição em Vitória promete manter tradição de disputa acirrada

Radar Político (09/02) – Eleição em Vitória promete manter tradição de disputa acirrada

Fique bem informado sobre os bastidores da política pernambucana

Maior colégio eleitoral de toda a Zona da Mata com quase 100 mil eleitores, Vitória de Santo Antão sempre protagonizou eleições municipais marcadas por muita rivalidade e acirramento político com páreos duríssimos. Para o próximo ano a situação não deverá ser diferente.

Além do prefeito Aglailson Júnior (PSB), que tentará a reeleição, ao menos duas outras fortes lideranças demonstram interesse na disputa. São elas: o ex-prefeito Elias Lira (PSD) e o suplente de deputado federal Paulo Roberto (Patriota).

Antigo aliado da família Lira, de quem recebeu apoio para concorrer à prefeitura em 2016 e nas eleições de 2018 dobrou com Joaquim Lira, Paulo Roberto dá sinais de que não abrirá mão de disputar a prefeitura, seja com ou sem o apoio de Elias Lira. Uma fonte revelou ao Blog que ele já teria aberto diálogo com o vice-prefeito Dr. Saulo, que rompido com o prefeito Aglailson poderá ser opção para compor a sua chapa. O movimento de Paulo expõe uma grande fratura na oposição. 

Por sua vez, Elias Lira também sinaliza que quer concorrer encabeçando a chapa. Uma pessoa próxima ao ex-gestor chegou a informar ao Blog que o ex-prefeito inclusive nutri o desejo de ter Paulo Roberto na sua vice. 

Enquanto isso, o prefeito Aglailson Júnior, rompido com o seu vice, se articula para formar a chapa junto com o grupo de Henrique Queiroz, liderança que sempre demonstrou ter um peso significativo nas disputas municipais em Vitória de Santo Antão. O nome cotado para ocupar a vice do grupo situacionista é o do advogado Carlos Henrique Queiroz. Caso se confirme, Aglailson caminha para consolidar uma chapa competitiva na busca do segundo mandato frente a uma oposição desunida.

Vale recordar que na grande maioria das eleições municipais a participação de Henrique Queiroz foi decisiva no sucesso eleitoral da chapa que apoiou. Demonstrando, desta forma, ser o fiel da balança no processo eleitoral municipal.

Com o prefeito marchando para montar uma chapa forte será que a oposição terá coragem de encarar a disputa dividida? Caso Elias Lira e Paulo Roberto se unam, qual dos dois estaria disposto a ceder? Essas são perguntas que só o tempo irá responder.

Clássico – Conhecida por ser palco das disputas municipais mais acirradas da Mata Sul, Água Preta tem tudo para manter a tradição em 2020. Por lá, ao menos quatro nomes fortes são lembrados para disputar a prefeitura no próximo ano. São eles: o vice-prefeito Tonhão com o apoio do prefeito Eduardo Coutinho; os ex-prefeitos Paulo Barreto e Armando Souto, além de Noé Magalhães, vice-prefeito de Xexéu.

Prefeito cruel 1 – Não bastasse está à frente de uma gestão medíocre do ponto de vista administrativo, o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), realizou nesta semana um verdadeiro desmonte da saúde pública no município ao demitir de um só canetada 37 profissionais de 5 equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). Os profissionais demitidos atendiam em postos de saúde ou diretamente nos domicílios de bairros carentes da cidade.

Prefeito cruel 2 – Já apontado pela população como o pior prefeito que o município já teve, Meira parece não está nem aí, pois continua insistindo em tomar atitudes perversas contra os menos favorecidos e que mais esperam do poder público uma atenção especial quanto as suas necessidades.

Força feminina – Ainda em clima de comemoração pela eleição para a 1ª Vice-presidência , a deputada Simone Santana (PSB) ofereceu, ontem (08), um almoço para a bancada feminina da ALEPE. Compareceram as deputadas Fabíola Cabral, Juntas, Gleide Ângelo, Alessandra Vieira, Roberta Arraes e as suplentes Laura Gomes e Terezinha Nunes. Vale registrar que nunca em toda a história da Casa Joaquim Nabuco as mulheres estiveram tão fortalecidas como na atual legislatura. 

Soberano – O Partido Progressista segue ampliando espaços na Assembleia Legislativa. Além da presidência, com Eriberto Medeiros, o partido conquistou mais duas outras vagas de titular e três suplências na Mesa Diretora e emplacou nada menos que 5 presidências de comissões.

na estrada – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) cumpre neste sábado (09) agenda no Agreste e Sertão do estado para realizar a entrega de 15 tratores fruto de emendas de sua autoria. Os veículos contemplarão associações de comunidades rurais dos municípios de Manari, Itaíba, Calçado, Serra Talhada, Pesqueira, Ibimirim, Tupanatinga, Inajá e Quipapá.

Vicelíderes 1 – Há pelo menos três coisas em comum entre Aglailson Victor (PSB), escolhido como vice-líder do Governo, e Antônio Coelho (DEM), vice-líder da Oposição na ALEPE. Ambos são jovens, não possuem experiência anterior na política e são herdeiros de políticos tarimbados.

Vicelíderes 2 – Na primeira oportunidade que teve Antônio Coelho já mostrou que é bom de tribuna fazendo questionamentos cirúrgicos e críticas contundentes ao Governo. Agora falta Aglailson Victor mostrar que tem o perfil necessário para auxiliar o líder Isaltino Nascimento (PSB) na defesa da gestão do governador Paulo Câmara.

Fazendo o dever de casa 1 – O deputado federal João Campos (PSB) segue cumprindo a promessa de percorrer todos os municípios e regiões onde pediu voto em 2018. Nesta sexta, no Recife, ele subiu morro e percorreu ruas e travessas nos bairros do Ibura, Jordão, Coelhos, Nova Descoberta, Macaxeira, Cabanga e Morro da Conceição, neste último ele aproveitou para almoçar no tradicional bar da Geralda. 

Fazendo o dever de casa 2 – Ao visitar as comunidades, João Campos identificou problemas e prometeu levar pessoalmente as demandas para o prefeito Geraldo Júlio. “Eu vou sair daqui e entrar em contato com o prefeito, entrar em contato com o presidente da Emlurb para que cuide disso aí de maneira emergencial. Para resolver isso!”, prometeu o parlamentar a um grupo de moradores de uma rua com esgoto a céu aberto. O herdeiro do ex-governador Eduardo Campos é lembrado como nome para disputar a sucessão de Geraldo em 2020. Enquanto os concorrente estão parados, João Campos corre solto!

Representante – Deputado estadual mais votado no Agreste Meridional, principal região produtora de leite no estado, Claudiano Martins Filho (PP) irá coordenar uma Frente Parlamentar em defesa da Bacia Leiteira. O colegiado terá como objetivo propor medidas que melhorem a situação dos produtores de leite, diminuindo os custos com o rebanho e aumentando o valor do produto para a venda.

Debate – O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, participa na próxima segunda-feira (11) de encontro na Amcham para debater o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco e seus impactos. O Marco Legal ajuda na relação entre empresas privadas, instituições públicas e de ensino. O evento ocorre a partir das 10hs na sede da Amcham, localizada no empresarial Jopin, no bairro do Pina, no Recife.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo Whatshap (81) 99908-5249.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS