RADAR POLÍTICO (09/03) – Candidaturas de Pais e filhos devem marcar eleição de 2022 em Pernambuco

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


A eleição de 2022 em Pernambuco possui grandes chances de se ter vários pais e filhos concorrendo à vagas proporcionais. Em 2018 algo semelhante aconteceu quando Wolney Queiroz e o seu pai Zé Queiroz disputaram com êxito vaga na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, respectivamente, e André Ferreira e Manoel Ferreira também realizaram algo semelhante. Henrique Queiroz, atual presidente do ITERPE, e o seu filho e deputado estadual Henrique Queiroz Filho, também devem repetir a dobradinha realizada em
 2018. Desta vez, além da dobradinha dos caruaruenses e dos vitorienses, ao menos outras quatro podem acontecer. Uma delas é de Lula Cabral e Fabíola Cabral. O primeiro, embora seja lembrado para substituir a filha na disputa de deputado estadual, se apresenta como uma alternativa bastante viável para a Câmara Federal, mantendo desta forma a condição de Fabíola buscar a reeleição para a ALEPE. O que motiva tal cenário é que Lula tem potencial para sair apenas da Região Metropolitana com parte significativa da sua eleição para Brasília.

Outra possibilidade de dobradinha entre pai e filho diz respeito a Eriberto Medeiros disputar a reeleição para a ALEPE e o seu filho, o vereador recifense Eriberto Rafael, concorrer à Câmara Federal. Caso Rafael entre no jogo, só no Recife ele deve sair com mais de 25 mil votos. Uma excelente partida sem contar os demais municípios da RMR. O restante dos votos necessários para completar a sua eleição viriam do interior, onde o pai possui uma robusta e sólida base.

A família Da Fonte, por sua vez, já está decidida a ampliar o seu espaço de poder na política pernambucana. Enquanto Eduardo da Fonte segue para emplacar o seu 5º mandato na Câmara Federal, o seu filho Lula da Fonte já ligou os motores para disputar uma vaga na ALEPE.

Por fim, a quinta dobradinha entre pai e filho se volta para a família Bezerra Coelho. Prestes a finalizar o seu mandato no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho deve trocar o salão azul do Senado pelo tapete verde da Câmara Federal tendo o seu filho, o já deputado estadual Antônio Coelho, como candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa.

PRESTÍGIO – A posse de Raquel Lyra no comando do PSDB estadual e a filiação de Armando Monteiro à sigla, contou com as presenças dos ex-governadores João Lyra e Mendonça Filho; do deputado federal Ricardo Teobaldo, das deputadas estaduais Alessandra Vieira e Priscila Krause, o ex-deputado federal e atual presidente nacional do PSDB, Bruno Araujo; do ex-deputado estadual José Humberto Cavalcanti; o prefeito Romero Leal (Vertentes; os ex-prefeitos Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), além de diversas outras lideranças por meio virtual.

DECIDIDO – Candidato ao Senado em 2018 e a prefeito do Recife em 2020, Mendonça Filho (DEM), afirmou, em conversa com este blogueiro, que o seu plano para 2022 é disputar uma vaga na Câmara Federal. Com um currículo que carrega passagens pela Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Governo do Estado e Ministério da Educação, Mendonça Filho desponta como um dos melhores quadros da política pernambucana.

EM ALTA – Chama atenção a qualidade e organização do conteúdo da revista que apresentou o balanço de dois anos de mandato do deputado Romero Sales Filho (PTB). O material, que foi produzido pela competente jornalista Amanda Batista, mostra de forma bastante detalhada a atuação do parlamentar que neste mandato apresentou 129 Projetos de Lei, 145 indicações, 55 requerimentos, 34 pedidos de informação, além de ter realizado muitas fiscalizações.

CRIANDO ASA – Em sinal de que está disposto a afastar a influência do prefeito cassado Wellington da LW e do seu vice Israel, o prefeito interino de Arcoverde, Siqueirinha, está metendo a caneta para cima exonerando pessoas ligadas à dupla. Ao que parece, Siqueirinha está torcendo para que o TSE confirme a decisão do TRE-PE que cassou a chapa por abuso de poder econômico e político, para com concorrer à eleição suplementar.

TÁ ON – A decisão do ministro do STF, Edson Fachin, que anulou todos os processos da Lava à Jato de Lula, coloca o ex-presidente no jogo eleitoral de 2022. Com o petista candidato à presidência, aumenta significativamente as chances do PT ter um candidato ao Governo de Pernambuco no próximo ano.

VAI TOPAR ? Com Lula liberado para disputar à presidência, o senador Humberto Costa estaria disposto a ser o nome para abrir palanque em Pernambuco para o PT?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone/Whatshap : (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS