RADAR POLÍTICO (09/12) – Delegada Gleide Ângelo não passa pano em Pedro Eurico e afirma que vai acompanhar o caso

Saiba está e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


Referência no enfrentamento à violência contra as mulheres, a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) não recuou um só centímetro do seu posicionamento em relação a denúncia que envolve Pedro Eurico, agora ex-secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, que foi denunciado pela ex-mulher de violência física e ameaças.

Gleide, que chegou a ser questionada por um seguidor de não ter tocado no nome do secretário por medo, foi enfática ao afirmar que passou 18 anos enfrentando traficantes, homicidas e todo tipo de bandidagem e que não seria agora que abandonaria suas convicções. “Você realmente não conhece a minha trajetória . Fui a primeira a falar e acho que isso incomoda. Talvez você esperasse que eu me calasse. Violência contra a mulher não se cala, se denuncia. O nome do secretário que todo mundo sabe é Pedro Eurico…Não subestime a luta das mulheres em Pernambuco. Independente do autor, a tolerância é zero!”, respondeu Gleide.

Com 85 leis de sua autoria sancionada, das quais a sua maioria trata sobre o enfrentamento à violência e apoio as mulheres vítimas da violência, Gleide também tem se destacado no seu trabalho junto a prefeitos para fortalecer a rede de proteção nos municípios.

Os que apostaram que Gleide Ângelo se omitiria do caso de Pedro Eurico quebraram a cara. A delegada segue honrando os mais de 412 mil votos que recebeu em 2018.

ZERO CHANCE – Embora tenha surgido a informação de uma possível federação entre PP e Republicanos, em conversa com este blogueiro o deputado federal e presidente estadual do Republicanos Silvio Costa Filho descarta tal possibilidade. Costa, que deve ampliar a sua votação caso não concorra ao Senado, já caiu em campo na construção das chapas de federal e estadual do seu partido.

ZERO CHANCE 2 – Embora o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, admita que o seu partido poderia se manter na Frente Popular com a condição de emplacar Wolney Queiroz na vaga de candidato ao Senado, o PSB não deve sede o espaço. Na preferência estariam o PT, Republicanos, PP e PSD com candidatos dispostos a engrossar o coro em defesa do ex-presidente Lula, ao contrário do PDT que defende Ciro Gomes para a presidência.

NO ESTALEIRO – Conhecido por ser sempre presente nas bases, o deputado Guilherme  Uchôa Júnior, pré-candidato a federal, foi submetido a uma cirurgia no joelho nesta semana. A previsão é que fique de molho pelos próximos 10 dias.

GANHANDO TERRENO – O secretário de Desenvolvimento Social e pré-candidato a deputado estadual Sileno Guedes anda articulando junto a outras secretarias  demandas da prefeita de Primavera Dayse Juliana (PSB). A gestora, que é eleitora de Guilherme Uchôa Júnior para federal, pode também garantir a Sileno uma expressiva votação no município.

AMPLIANDO – O presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros, segue pavimentando o caminho para não só manter o espaço no Legislativo Estadual, como também emplacar uma cadeira na Câmara Federal. Não bastasse a ampla base de apoio que já conquistou, ele está entrando em mais dois municípios do Agreste cujas lideranças são historicamente conhecidas por garantir aos seus deputados expressivas votações.

EM SILÊNCIO – Eleito em 2018 com pouco mais de 27 mil votos, dos quais 18 mil foram obtidos em Ouricuri, o deputado estadual Antônio Fernando anda ganhando terreno para  pavimentar a sua reeleição. Além de Ouricuri, onde deve obter novamente expressiva votação, ele passa a contar com o apoio do prefeito de Parnamirim, Nininho (PSB), além de lideranças  nos municípios de Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Trindade, Ipubi , Exu, Bodocó, Santa Filomena, Jatobá , Petrolândia, Arcoverde, Salgueiro, Cedro, entre outros.

DEFINIÇÃO – As principais lideranças políticas de Orocó já definiram em quem irão votar para deputado estadual e federal. O prefeito George Gueber vai de Fernando Filho e Rogério Leão, enquanto que Ismael Lira firmou compromisso com Augusto Coutinho e Antônio Fernando. Hugo de Galego de Abílio, por sua vez, e votará em Gonzaga Patriota e Roberta Arraes.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS