RADAR POLÍTICO (10/01) – Língua ao Molho

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Milton Coelho rebate ataques do prefeito de Carpina
Grupo de Carpina anuncia apoio a Ricardo Teobaldo e Gustavo Gouveia
Radar Mata Norte – De olho nas eleições de 2018 lideranças da região se movimentam em busca de uma vaga na ALEPE

Governador Paulo Câmara Bar do Zaqueu Linha do Tiro Recife

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

Vivendo o seu melhor momento a frente do Governo do Estado, Paulo Câmara sempre que possível tem separado um tempo para momentos de descontração. Na última semana uma dessas agendas ocorreu no Bairro da Linha do Tiro, na periferia do Recife, logo após a reunião com o Comitê Gestor do Pacto Pela Vida. Na ocasião Paulo almoçou a famosa Língua Ao Molho no tradicional Bar do Zaqueu em companhia dos secretários José Neto, Rodrigo Novaes, Cloves Benevides, Eduardo Machado, Sileno Guedes, Gilberto Freire e André Longo, além do presidente da ALEPE Eriberto Medeiros, do ex-vereador recifense Fred Oliveira, entre outros.

No almoço o clima estava bem leve, algo bem diferente da atmosfera de ansiedade que tem envolvido alguns quadros do PSB em relação ao nome que será escolhido como candidato a governador para encabeçar a chapa da Frente Popular. Não seria demais fazer um trocadilho em relação ao prato que foi servido e as movimentação dos últimos dias. Enquanto o governador apreciava a língua ao molho, outros andavam com a língua solta se antecipando em relação ao processo cujo principal condutor é o próprio Paulo que, por sua vez, já colocou o mês de janeiro como prazo para anunciar o seu candidato.

PARADA OBRIGATÓRIA – Por falar no Bar de Zaqueu, este lugar recebeu no mês de dezembro as visitas dos pré-candidatos a governador Miguel Coelho (DEM) e Raquel Lyra (PSDB) que em agendas distintas foram provar a Língua ao Molho.

PRUDÊNCIA – “Vamos estar com o candidato que for apontado por Paulo Câmara e o nosso partido PSB, além do conjunto de forças da Frente Popular. Estaremos juntos para fortalecer este projeto em Garanhuns e no Agreste Meridional”, afirmou com exclusividade ao Blog o prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino que preferiu não manifestar preferência por algum nome, indo na contramão do caminho adotado por alguns colegas de partido.

EXPECTATIVA – Fabinho, que foi candidato a deputado estadual em 2018, ocasião que obteve quase 18 mil votos, ainda não anunciou por qual partido concorrerá novamente à uma vaga na ALEPE. Ele, que anda muito próximo de Raquel Lyra, foi o responsável por organizar o evento Levanta Pernambuco em Salgueiro em conjunto com vereadores e suplentes.

MANDOU RECADO – Depois de reafirmar em entrevista à Folha de Pernambuco que não receberia Clodoaldo Magalhães no PP, o deputado federal Eduardo da Fonte deixou claro que espera reciprocidade dos socialistas. Da Fonte se antecipou sobre os rumores que envolvem investidas do PSB em quadros do PP.

POSTURA – Apesar de fazer parte do Progressistas, partido que compõe a Frente Popular, o deputado estadual Romero Albuquerque anda tomando posicionamentos de independência. Congelamento e parcelamento do IPVA, além da redução da taxa de bombeiros e do ICMS sobre os combustíveis são alguns temas que têm sido defendidos pelo parlamentar.

EM ALERTA – Empresários do setor de eventos andam bastante apreensivos sobre qual postura será adotada pelo Governo do Estado em relação às festas privadas. O aumento de casos de COVID 19 e o surto da gripe H3N2, doenças que juntas estão pressionando o sistema público de saúde, pode levar ao retorno de medidas restritivas. A redução de público nesses eventos, que vale destacar, exigem o passaporte vacinal, já é vista como uma alternativa para evitar um prejuízo maior a este importante setor responsável por gerar emprego e renda.

DE OLHO NA ALEPE – Disposto a construir o seu retorno ao Legislativo Estadual, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e ex-deputado Lula Cabral esteve no município de Carpina para se reunir com lideranças políticas. O encontro foi organizado pelo ex-prefeito de Lagoa do Carro e ex-vereador de Carpina Tota Barreto.

CORRENDO SOLTO – Pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, anda intensificando a sua movimentação em Paulista, cidade comandada por Yves Ribeiro, seu adversário político histórico.

ALGUÉM RESPONDE? – As manifestações surgidas pró-Geraldo são expontâneas ou fazem parte de um movimento orquestrado? Elas continuarão ao longo da semana? Quais serão os próximos socialistas a se posicionarem?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMMENTS