Radar Político (10/02) – Relação entre Ferreiras e Tércios já não é a mesma

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


É voz corrente no meio político a notícia de que a relação política entre os “Ferreiras” e os “Tércios” estaria fraturada. De acordo com informações chegadas ao Blog, o mal estar entre os dois grupos iniciou quando o Pastor Júnior Tércio, esposo da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), transferiu o seu domicílio eleitoral de Jaboatão para o Recife sem “consultar” previamente os Ferreiras com o intuito de disputar uma vaga de vereador na capital.

Ao que parece, a entrada do Pastor Júnior Tércio no jogo eleitoral recifense acabou por não ser vista com bons olhos pelos Ferreiras, que chegaram a negar legenda para ele no PSC, partido pelo qual a sua esposa foi eleita deputada. Uma das desculpas seria um possível “veto” por parte do vereador Renato Antunes e de outros pré-candidatos que chegaram a ameaçar sair do partido caso Júnior ingressasse na sigla. A abertura de diálogo por parte do pastor Júnior Tércio com outros partidos só faz confirmar isso.

Para um observador bastante atento da cena política pernambucana, o distanciamento entre os Ferreiras e os Tércios era previsível. “Depois que Clarissa saiu das urnas com uma votação bem próxima a de Manoel Ferreira, era normal que o grupo comandado pelo pastor Francisco Tércio buscasse voo solo e isso vai de encontro ao projeto da Família Ferreira”, disse. Vale destacar que os planos do Pastor Júnior Tércio não para na Câmara do Recife. Ele mesmo não esconde o seu desejo de disputar uma vaga na Câmara Federal em 2022, o que o coloca de vez em campo contrário aos Ferreiras que têm na reeleição de André Ferreira uma de suas prioridades para 22.

Embora ainda seja cedo para mensurar se isto resultará em um rompimento, não poderia deixar de registrar que esta fratura pode ter reflexos na eleição deste ano em Jaboatão dos Guararapes, já que o pastor Francisco Tércio, presidente da igreja Assembleia de Deus Ministério Novas de Paz, possui grande liderança no seguimento evangélico do município, público onde o prefeito Anderson Ferreira tem a sua principal base eleitoral.

CRESCIMENTO – O ingresso da Delegada Patrícia Domingos no Podemos fez disparar o número de pré-candidatos a vereador do Recife interessados em disputar um mandado pela sigla. O presidente municipal do partido, Weberson Florêncio, terá um trabalhão para administrar tamanha demanda.

FREVO NO PÉ – Por falar em Patrícia Domingos, ele foi novamente vista ao lado do deputado estadual Wanderson Florêncio e do seu irmão Weberson percorrendo polos carnavalescos.

PÉ NA ESTRADA – De saída da liderança do PT no Senado, onde realizou um intenso trabalho no ano passado, o senador Humberto Costa revelou em entrevista ao Ponto de Vista que agora terá mais tempo para percorrer o estado e preparar o partido para as eleições deste ano. Vale registrar que em 2016 o PT elegeu apenas 7 prefeitos em todo o estado. Número considerado baixo para um partido de tradição como é o PT.

SABE COMO FAZER – A deputada federal e pré-candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), afirmou que não terá problema para conciliar o seu trabalho na Câmara Federal e a disputa na capital pernambucana. “Quem é mulher sabe como é que a gente concilia o tempo. Dar pra gente fazer de tudo e fazer bem feito”, disse.

NADA DEFINIDO – Em conversa com este blogueiro em Brasília, o deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula, deixou claro que não há nada definido em relação ao seu apoio à candidatura de João Campos no Recife. André inclusive chegou a afirmar que tem mantido diálogo aberto com a Oposição e deixou escapar o perfil do candidato de sua preferência: “Recife não precisa de um gestor. Recife precisa de um líder cuja a liderança se faça perceber além das fronteiras geográficas de Pernambuco”, disse.

ABSURDO! – O médico Dr. Aluízio Coelho utilizou as redes sociais para denunciar que a Prefeitura de Araripina está recusando atendimento a pacientes que carreguem receituários com o seu carimbo. Médico do SUS, Dr. Aluízio tem prestado atendimento voluntário aos moradores de Araripina que sofrem com os péssimos serviços oferecidos pela prefeitura na área de saúde.

OTIMISTAO deputado federal André Ferreira (PSC) anda bastante empenhado na expansão da sua base de apoio. Na sua conta a expectativa é de eleger 15 prefeitos, dos quais boa parte será do PSC, partido que comanda no estado.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? – Quem tem mais chance de vencer a disputa pela prefeitura de Abreu e Lima? Flávio Gadêlha, Katiana Gadelha ou Cristiane Moneta?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS