RADAR POLÍTICO (10/08) – Álvaro Porto e Claudiano Martins Filho em pé de guerra

Saiba estas e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


A menos que se queira provocar um incêndio, não coloquem no mesmo ambiente o deputado estadual Álvaro Porto e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho. A relação entre ambos, que já não vinha boa desde a eleição municipal de Quipapá onde grupos dos dois lados travaram uma disputa bastante acalorada, agora está irreconciliável.

Com forte atuação no Agreste Meridional, tanto Álvaro quanto Claudiano estariam disputando lideranças em municípios da região, o que seria o principal motivo de tamanha tensão. O estopim desta crise teria sido o avanço de Claudiano em Capoeiras. O que levou Álvaro a cuspir fogo.

Embora ainda falte mais de um ano para a eleição, o afunilamento do processo eleitoral tem levado a um grande embate e choques de interesses entre deputados e pré-candidatos. No Agreste Meridional, em especial, a grande concorrência na disputa por espaço para voto de deputado estadual só ajuda a potencializar esse clima de tensão. Por lá, além de Claudiano Martins Filho e Álvaro Porto, o espaço tem sido disputado palmo a palmo por Marcantonio Dourado Filho e Doriel Barros, todos deputados com liderança já consolidada na região; além dos pré-candidatos Dannilo Godoy (Bom Conselho); Cayo Albino, Isaías Régis e Zaquel Lins, os três de Garanhuns; e Débora Almeida (São Bento do Una). Sem contar que uma quantidade significativa de prefeitos e lideranças estão fechadas com deputados de outras regiões.

Pelo jeito essa briga entre Álvaro e Claudiano não foi a primeira, nem será a última. A tendência é que a competição por votos faça surgir outras situações de grande mal estar e confusão entre os concorrentes.

PREGO BATIDO… – Wilsinho, candidato a prefeito de Belo Jardim em 2020 e que conquistou mais de 7 mil votos na ocasião, fechou com Guilherme Uchôa Júnior para federal. Cumprindo uma intensa agenda de visitas ao interior semanalmente, Uchôa sempre tem voltado para a Região Metropolitana com a bagagem cheia de apoios.

…PONTA VIRADA – O ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, definiu Fernando Monteiro como o federal do seu grupo. “Ele é um político de fácil acesso, muito hábil e vem fazendo um mandato muito importante para Pernambuco”, destacou ao Blog.

CLÁSSICOOs pré-candidatos a deputado estadual Rodrigo Farias e Cléber Chaparral devem protagonizar a disputa por votos em Surubim no próximo ano. Enquanto Rodrigo conta com o apoio da prefeita Célia Farias, Chaparral tem o ex-prefeito Dr. Flávio Nóbrega ao seu lado.

HABITAÇÃO – Tiago Pontes, secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, cumpre agenda nesta terça-feira (10) no município de Águas Belas para realizar a entrega de 200 unidades habitacionais do Empreendimento Curral Novo. As moradias, ué beneficiarão cerca de 800 pessoas, são fruto de um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões pelo programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal.

ARTICULAÇÃO – A frente de um importante posto no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) Tiago Pontes tem sido um grande interlocutor entre o Governo Federal e prefeitos. O trabalho que ele anda desempenhando na Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano tem sido responsável por uma série de investimentos nos municípios pernambucanos.

CONCORRÊNCIA – O vereador recifense Hélio da Guabiraba (PSB) anda animado com o projeto de disputar uma vaga na ALEPE. Reeleito em 2020 com quase 10.400 votos, Hélio agora ver a oportunidade de alçar voos mais altos. Vale destacar que a candidatura de Hélio é potencialmente nociva a do deputado estadual Francismar Pontes (PSB), já que disputam votos na Zona Norte do Recife.

ALGUÉM RESPONDE? – O ex-prefeito Nenem, a ex-prefeita Neide Reino e o pré-candidato a prefeito Nego do Mercado votarão em Álvaro ou Claudiano em Capoeiras?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS