Radar Político (11/02) – A escolha errada pode custar uma vaga na Câmara do Recife

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


A menos de dois meses do prazo de filiação para  aqueles que pretendem  concorrer às eleições de 2020, vereadores e pré-candidatos no Recife seguem com o lápis e borracha na mão fazendo contas para não errar na hora de escolher o partido que poderá lhe proporcionar condições mais favoráveis de disputa.

Dos atuais 39 vereadores recifenses, uma boa parte já chegou a se filiar no PSB. Dos que estão por lá, é voz crescente nos corredores da Casa de José Mariano que, dado o inchaço da chapinha que deve ter como ponto de corte 10 mil votos, vários podem desembarcar e migrar para outras siglas. O PP pode ser o destino da maioria desses, tendo em vista que o ponto de corte por lá estará entre 5 e 6 mil votos.

Ao que parece, a montagem de chapinhas não está sendo uma tarefa fácil nem mesmo para aqueles que possuem o poder da máquina, imaginem para aqueles que tentam monta-la por conta própria. É o caso do PRTB de Marco Aurélio e o PTC de Hélio da Guabiraba, partidos que já estão sofrendo as consequências do assédio desenfreado por parte de outras siglas aos seus pré-candidatos. Neste caso nunca um ditado caiu tão bem para o que está acontecendo na política recifense: “A corda só se arrebenta no lado do mais fraco”. O jogo é pesado!

RODADOS – Sem condições de formarem chapinhas em seus respectivos partidos, os vereadores Benjamim da Saúde, Ricardo Cruz, Goretti Queiroz, Gilberto Alves, e Jayme Asfora (sem partido), ainda não sinalizaram publicamente qual destino partidário tomarão.

TABIRA – O município pode ter a primeira prefeita da sua história: As eleições em Tabira desse ano prometem um duelo feminino. A presidente da Câmara Dra Nelly, vereadora de segundo mandato é uma das favoritas para sucessão do prefeito Sebastião Dias (PTB). Ja Nicinha Brandino, que disputou a última eleição, pode concorrer mais uma vez na vaga do marido, ex prefeito Dinca, que enfrenta processos judiciais, o que lhe afastou, inclusive, do último pleito.

TABIRA – O que não se sabe é se Nelly concorre com o apoio governista, se em vôo solo reunindo um robusto grupo de vereadores, lideranças e empresários, ou se vai topar compor com o grupo de Dinca. O certo é que a sucessão da terra das tradições passa pela voz das mulheres. Em tempo, Nelly deve se reunir em breve com o Deputado Waldemar Borges para ajustar os rumos partidários.

EXPANDINDO – O deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) segue ampliando a sua base de apoio, desta vez na Zona da Mata Norte. Em reunião realizada ontem, no escritório do ex-senador Armando Monteiro, Romero fechou aliança com o ex-prefeito de Glória do Goitá, Dr. Miranda. No município Romero Sales Filho irá apoiar Wynny Miranda, sobrinha de Dr. Miranda.

AFOGADOS DA INGAZEIRA – Com uma gestão com mais de 80%  de aprovação, o prefeito José Patriota (PSB) possui todas as ferramentas para emplacar o seu atual vice Sandrinho Palmeira na sua sucessão. Na oposição o principal adversário é o ex-prefeito Tontonho Valadares (MDB) que terá que suar a camisa para não perder de feio na disputa. O que se comenta em Afogados da Ingazeira é que a eleição de Sandrinho é um passeio.

ESCOLHA – O partido Novo já escolheu Charbel Mouron, procurador do Recife, como seu candidato a prefeitura da capital. Em 2018 ele foi candidato a deputado federal pelo partido obteve 22.000 votos. Charbel desponta como novidade para  a disputa pelo Palácio do Capibaribe.

BAIXA – O Democratas recifense perdeu um dos seus promissores quadros da juventude. A estudante Tatielly Salustiano, ex-presidente estadual da juventude do Dsmocratas, se filiou ao partido NOVO e chega para fortalecer o partido e participar do processo seletivo para vereadora. A jovem, tem em suas bandeiras, a defesa da Liberdade econômica e social; da descentralização política e administrativa; o enxugamento dos gastos públicos e do combate aos privilégios.

QUEBRA DE BRAÇO – A executiva do PSB de Pernambuco decide nesta terça-feira (11), na sede estadual do partido, o destino do comando da sigla em Água Preta. A briga está entre o prefeito Eduardo Coutinho e o pré-candidato a prefeito Noé Magalhães.

CONSOLIDADO – Um grupo de empresários, que se reuniu e fez um levantamento interno para saber como anda a disputa pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, constatou que o nome de Fernando Aragão anda consolidado no campo de Oposição. Quanto ao deputado Diogo Moraes (PSB), que também já colocou o nome à disposição dos Taboquinas, a situação não é nada animadora.

AGRADECIMENTO – Gostaria de agradecer a todos os leitores pelo crescente número de acesso que temos recebido no Blog. Isto nos serve de estímulo e combustível para continuar o trabalho de deixá-los bem informados sobre o que acontece nos bastidores da política pernambucana. Obrigado!

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS