ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Em um movimento que serviu para mostrar a sua liderança política e poder de mobilização, a governadora Raquel Lyra conseguiu reunir um número expressivo de lideranças para a sua filiação ao PSD na noite desta segunda (10/03). O evento, que contou com a presença de Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla, e outras lideranças nacionais do partido; também reuniu o deputado federal por Pernambuco Eduardo da Fonte, líder local do Progressistas; dirigentes estaduais de siglas como o Podemos, PSDB, PRD e PL; 21 deputados estaduais; 56 prefeitos, além de vereadores e outras lideranças políticas que juntas lotaram o Recife Expor Center.
Se para a governadora o encontro foi uma demonstração de força política ao apresentar um exército ao seu lado, para os seus aliados ele serviu como uma injeção de ânimo diante dos baixos percentuais de intenção de voto que a governadora tem apresentado nas pesquisas diante do seu provável adversário João Campos (PSB). O fato é que Raquel, que antes só falava que trataria 26 em 26, agora dá sinais claros de que vai intensificar as articulações políticas para pavimentar o caminho de olho na disputa eleitoral do próximo ano.
AFAGO – A governadora Raquel Lyra prepara uma forte investida para atrair prefeitos para a base. Está em fase embrionária um programa que vai injetar dinheiro na “veia” das prefeituras por meio de convênios para a realização de obras. O movimento pode se dar com a criação de uma secretaria específica para tocar a ação.
RACHA – Enquanto o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, esteve no ato de filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD, outras lideranças da sigla, mais próximas a Bolsonaro, estão preferindo manter distância da governadora. Na ALEPE a maioria da bancada do PL segue mantendo uma posição de independência ao Palácio do Campo das Princesas.
PESO – Anderson Ferreira quebrou o silêncio e já antecipou apoio à reeleição da governadora. O PL é a sigla que possui o maior tempo de rádio e televisão.
DECIDIDO – Uma das principais forças politicas do Agreste, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), já antecipou um dos nomes que irá apoiar para o Senado no próximo ano. Ele está fechado com Sílvio Costa Filho (Republicanos).
ESCALADOS – Delmiro Campos, novo vice-presidente, e Pedro Silveira, presidente, assumem a CAAPE, que presta suporte à advocacia pernambucana, com o respaldo de Ingrid Zanella, à frente da OAB/PE.
REPERCUSSÃO – Ao apresentar os números da primeira pesquisa do Instituto Conecta sobre a disputa para o Governo do Estado e Senado Federal, o Blog Ponto de Vista alcançou um número extraordinário de acessos e o engajamento foi às alturas nas redes sociais. No evento de Raquel o resultado da pesquisa se tornou um dos principais assuntos.
TEM MAIS – Nesta terça será a vez de revelarmos os números de como anda a aprovação da governadora Raquel Lyra e do presidente Lula.
