RADAR POLÍTICO (11/10) – Paulo Câmara se fortalece para disputar o Senado em 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


As decisões tomadas pelo governador Paulo Câmara, que vão desde o enfrentamento da pandemia à retomada da economia, devem garantir que ele chegue em 2022 bastante fortalecido politicamente.

O pacote de iniciativas, ações e obras coordenadas pelo governador envolve diversas áreas, todas elas com potencial de impacto positivo direto na vida dos pernambucanos, sobretudo no que diz respeito à concessão de anistia de créditos tributários de motos de até 162 cilindradas; ampliação da rede de assistência social; crédito popular e para empresas com juros baixos; disponibilidade de R$ 550,00 para as empresas por seis meses por cada emprego gerado; obras de abastecimento hídrico; recuperação de rodovias, além de investimentos na saúde e educação.

As andanças do governador pelas microrregiões do estado com uma agenda de promoção das iniciativas, inaugurações e começo de obras, já começam a surtir efeito no que se refere ao crescimento da sua popularidade. Não resta dúvida de que Paulo Câmara conseguiu dar a volta por cima, frustrando aqueles que apostavam que ele chegaria fragilizado em 2022. A imagem do seu governo se fortalece e ele,  como líder e principal condutor da sua sucessão, passa também à condição de fortíssimo candidato ao Senado Federal.

PARCERIA – O alinhamento e sintonia entre o prefeito Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho) e o deputado estadual Clóvis Paiva chama a atenção. Sempre que tem oportunidade Keko não poupa elogios  a Clóvis, enquanto o parlamentar tem concentrado esforços no apoio à gestão do cabense. Em 2018 Paiva recebeu 3.401 votos no Cabo. Para 2022, com o apoio de Keko, não será novidade alguma se ele triplicar essa votação no município.

QUEM SERÁ? – Se por um lado Clodoaldo Magalhães já foi escolhido pelo prefeito Gustavo Adolfo (Bonito) como o seu candidato a deputado federal, em relação ao estadual ainda não há nada definido. Ao Blog um cardeal do PSB revelou que será o governador Paulo Câmara quem arbitrará a escolha. Não faltam deputados estaduais e pré-candidatos do PSB de olho neste espaço que garante próximo de 7 mil votos.

PÉ NA ESTRADA – João Fernando Coutinho deu iniciou a uma verdadeira maratona pelo interior e região metropolitana para pavimentar o seu caminho para as eleições de 2022. Entre os municípios visitados estão Água Preta, São Joaquim do Monte, Camocim de São Félix, Caruaru, São Caetano, Pesqueira, Belo Jardim, Iguaracy, Sertânia e Cabo de Santo Agostinho. Há uma grande dúvida em relação a que cargo JFC irá disputar. Enquanto alguns apostam na sua tentativa de retornar para a Câmara Federal, existe os que acreditem que ele está mirando uma vaga na ALEPE.

EXCELENTE OPÇÃO – Quando o assunto é disputa majoritária, o deputado estadual Zé Queiroz (PDT) sempre tem o nome lembrado. Com forte inserção no Agreste, onde comandou Caruaru por quatro mandatos, Queiroz é uma alternativa que reune coerência e significativa representatividade política. Seu nome legitima e fortalece qualquer chapa de centro-esquerda, seja como candidato a governador, vice ou senador.

TUCANO – Aos poucos o PSDB anda trabalhando para construir a sua chapa proporcional para garantir à pré-candidata a governadora Raquel Lyra um reforço de apoios nas microrregiões do estado. Em Barreiros, na Mata Sul, Rom Produções, empresário do ramo de eventos, é pré-candidato a deputado estadual pela sigla.

ALGUÉM RESPONDE? – O que os oposicionistas Miguel Coelho, Priscila Krause e Mendonça Filho acham de Luciano Bivar, presidente do União Brasil, ainda ter um aliado no comando do Porto do Recife, no Governo do Estado?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS