RADAR POLÍTICO (12/01) – Cresce a pressão interna para Geraldo ser candidato

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Coluna Política em Dia (06/04) – Pernambucanos ainda esperam espaço no Governo Federal
Radar Político (29/11) – Benefícios que a candidatura de Marília Arraes oferece ao PT afasta aliança com o PSB
Política em Dia (24/08) – Novas lideranças que se projetam – Por Marcelo Velez

Geraldo Júlio Recife PSB

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Cresce a pressão interna dentro da Frente Popular para que o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, seja o candidato do bloco ao Governo de Pernambuco. Apesar da cobrança, o ex-prefeito do Recife segue negando publicamente a intenção de concorrer. Nos bastidores, contudo, há quem aposte que ele está mudando de ideia.

Candidato natural à sucessão do governador Paulo Câmara, Geraldo declarou desde o ano passado que não tem a intenção de disputar o Palácio do Campo das Princesas. Ele, inclusive, chegou a procurar aliados do PSB em dezembro para comunicar que concorrerá a deputado federal em outubro. Geraldo também chegou a estimular colegas de partido a se colocarem como candidatos a governador, de acordo com fontes da coluna.

Mas o que se diz nas internas é que a pressão das principais lideranças da Frente Popular está fazendo Geraldo recuar da negativa. Isso não quer dizer que ele já tenha decidido se candidatar a governador. Mas que ele já discute a possibilidade, isso ele já discute, ainda que o faça com muita discrição e somente junto aos de sua extrema confiança.

O fato é que Geraldo Júlio é o candidato natural do PSB para o Palácio. Depois de ser prefeito do Recife, a capital do estado, por duas vezes, ele ainda ajudou a eleger o sucessor, o atual gestor da cidade, João Campos. Também é fato que o PSB não preparou outro nome para a missão que não o do secretário de Desenvolvimento Econômico.

Todos os quadros que estão colocados são muito competentes, é verdade. Mas nenhum deles se preparou para ser governador, como fez Geraldo desde o tempo em que era secretário do falecido ex-governador Eduardo Campos. Vamos ver se essa pressão toda nele vai surtir efeito.

DINHEIRAMA – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), é só felicidade. Ele anda comemorando o empenho de quase R$ 14 milhões em emendas do deputado federal Felipe Carreiras para o município. Os recursos serão destinados para o calçamento de ruas. Isso é apenas uma parte do que Felipe encaminhou para a Cidade das Flores, o que vai fazer de lá um verdadeiro canteiro de obras.

ASSISTÊNCIA – Outro deputado federal que tem assistido bem as suas bases é Fernando Filho (DEM). O parlamentar tem irrigado de recursos e equipamentos os municípios que representa. Em Casinhas a prefeita Juliana de Chaparral não tem do que reclamar. A parceria com Fernando Filho está garantido muitas conquistas por lá.

PRA TODO MUNDO VER – Na disputa para ser o nome escolhido pela Frente Popular para disputar o Senado, o deputado federal André de Paula (PSD) espalhou uma grande quantidade de outdoors em municípios da Região Metropolitana e interior do estado.

ONDAS SONORAS – Mais uma emissora de rádio passa a contar com comentários deste blogueiro. Trata-se da Cabo FM 101,1, no Programa Mesa Redonda. Já são mais de 100 municípios que temos a oportunidade de alcançar com a participação em programas de inúmeras emissoras de rádio em todas as regiões do estado.

SERÁ? – Corre a notícia de que o ex-deputado federal João Fernando Coutinho estaria com os dias contados no comando estadual do PROS.

ALGUÉM RESPONDE? – Em quem o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, vai votar para deputado estadual? Não cabe na palma da mão o número de deputados e pré-candidatos que afirmam que terá o seu apoio.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMMENTS