Radar Político (12-01) – Ferreiras perdem queda de braço para Sebastião e podem desembarcar da Frente Popular

Radar Político (12-01) – Ferreiras perdem queda de braço para Sebastião e podem desembarcar da Frente Popular

Contando com o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral do Estado, uma cadeira na Assembleia Legislativa e ou

Henrique Queiroz Filho e André de Paula comemoram ações para o distrito de Apoti, em Glória do Goitá
Roberto Silva será locutor oficial de campanhas em Pombos e Glória do Goitá
Radar Político (26/02) – Geraldo Júlio trabalha 2020 de olho em 2022

Anderson Ferreira e Sebastião FerreiraContando com o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral do Estado, uma cadeira na Assembleia Legislativa e outra na Câmara Municipal do Recife, além de uma forte inserção no seguimento evangélico, a família Ferreira é sem dúvida um grupo que concentra um capital político/eleitoral significativo, o que tem levado a um de seus membros, o deputado estadual André Ferreira (PSC), ser lembrado como um nome competitivo para disputar o Senado.

Tendo como cabeças pensantes André e o seu irmão Anderson, prefeito de Jaboatão, o grupo tem como principal marca a ousadia. Com o comando do PSC nas mãos, o clã Ferreira estava concentrado na missão de destronar o deputado federal licenciado e atual secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, do comando estadual do PR para valorizar ainda mais o passe do grupo no meio político. Porém, a notícia de que o ex-deputado estadual Manoel Ferreira se desfiliou do Partido Republicano deixou claro de que a família Ferreira perdeu mais uma quebra de braço para Sebastião.

Nos bastidores políticos não é segredo de que o Palácio do Campo das Princesas não só torce para que o comando do Partido Republicano permaneça nas mãos de Sebastião, como também trabalhou pesado por isto. Embora algumas lideranças do PSB façam questão de lembrar o nome de André como possibilidade para concorrer a uma das vagas ao Senado na chapa do governador Paulo Câmara, a atitude não passa de puro jogo de cena, pois também é sabido que dentro do PSB ninguém estaria disposto a dar tamanho espaço para os Ferreiras.

Percebendo que dificilmente ampliará o seu espaço na Frente Popular, dado o favoritismo do Palácio por Sebastião Oliveira, é previsível que os Ferreiras escolham embarcar no projeto da Oposição. Lá deverão encontrar grandes chances de emplacar a vaga de vice-governador, uma vez que para o Senado existem nomes que possuem a preferência caso queiram concorrer, como é o caso de Bruno Araújo e Mendonça Filho.

Qual será o caminho a ser tomado pelos Ferreiras? Se submeterão a permanecer onde serão tratados como meros coadjuvantes ou buscarão o protagonismo junto com a oposição?

Ponto e … – Os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra (MDB), além do ministro Mendonça Filho (DEM) e do deputado federal Bruno Araújo (PSDB), preparam para o próximo dia 27 mais uma edição do evento intitulado Pernambuco Quer Mudar. A primeira edição aconteceu no Recife e reuniu um grande público. Desta vez o encontro será em Petrolina, base de Fernando Bezerra, e deverá atrair caravanas de municípios de todo o Sertão. Deste grupo sairá um nome que concorrerá ao Governo do Estado.

… contraponto – Marília Arraes (PT) marcou também para o dia 27 um ato de apoio a sua pré-candidatura a governadora. O evento será em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Quem está coodenando a ação é o prefeito Luciano Duque (PT), entusiasta da candidatura de Marília.

De saída – O vereador de Bonito, Dr. Edmilson Henauth, deverá deixar o PSB para ser candidato a deputado estadual pelo PT com a intenção de abrir palanque para Marília Arraes no município. Dr. Edmilson tem uma forte ligação política com Mozart Sales, em quem votou na eleição passada para deputado federal.

Ampliando bases 1 – O pré-candidato a deputado estadual Gustavo Gouveia (imagem), irmão do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), tem conseguido aos poucos ampliar de forma consistente a sua base de apoio. Recentemente ele garantiu a adesão de Carlinhos do Moinho, ex-prefeito de Carpina, e também entrou pesado no município de Surubim, no Agreste Setentrional, onde fechou com várias lideranças da oposição.

Ampliando bases 2 – Outro político que também tem obtido êxito em suas andanças em busca de apoio para a sua pré-candidatura a deputado estadual é o jovem Diogo Prado, de Carpina. Em Goiana ele fechou com o ex-prefeito Henrique Fenelon.

Pé na estrada – Como o blog havia antecipado, o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) cumprirá agenda nesta sexta-feira (12) no município de São José da Coroa Grande, na Zona da Mata. Mendonça também visitará Barra de Guabiraba, no Agreste Central. Em ambos os municípios ele assinará ordens de serviço para a construção de escolas.

Em baixa – A frente de uma gestão alvo de muitas críticas por parte da população, a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes (PSB), deverá transferir para os seus deputados André de Paula (federal) e Henrique Queiroz (estadual) uma quantidade de votos bem abaixo do esperado. A péssima administração da socialista tem dado margem para o crescimento político do ex-prefeito Dr. Miranda (PTB).

Água Preta  – Apesar do sufoco financeiro que tem atingido as prefeituras, o prefeito Eduardo Coutinho (PSB, está conseguindo imprimir um bom ritmo de trabalho. Os serviços nas áreas de assistência básica de saúde, coleta de lixo, infraestrutura e ensino de excelente qualidade nas escolas municipais, são pontos que têm ajudado ao gestor a atravessar a crise com uma avaliação bem melhor que a de prefeitos de municípios vizinhos.

Wellington RibeiroEscrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMMENTS