Radar Político (12/02) – Briga entre Coutinhos e Magalhães ganha novo capítulo

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Não foi surpresa alguma a decisão tomada pelo PSB no final da noite de ontem quando optou pela intervenção e respectiva retirada do comando do diretório municipal do partido em Água Preta das mãos do histórico socialista Eduardo Coutinho. A decisão ocorreu com a anuência de deputados, prefeitos, vereadores e alguns cardeais da sigla, a única excessão foi do próprio Coutinho, que optou pela abstenção. O procedimento adotado pela Executiva Estadual do PSB foi aberto com base na decisão do prefeito Eduardo Coutinho em apoiar a candidatura a governador de Maurício Rands em 2018, ao invés de apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara, candidato socialista.

Em entrevista exclusiva ao Blog Ponto de Vista, minutos depois da reunião, o prefeito Eduardo Coutinho não poupou críticas à forma como foi conduzido o processo, taxando-o inclusive de arbitrário. Como justificativa da sua posição por não acompanhar o PSB, Coutinho afirmou que primeiramente foi o partido que preferiu seguir por outro caminho desprestigiando os aliados de primeira hora. “O governador Paulo Câmara sinalizou claramente que preferia se aliar com os grandes adversários do PSB na Mata Sul deixando de lado os seus aliados históricos”, disse.

O prefeito também não poupou críticas à cúpula do PSB. “Não é um partido que tem mais debate interno. É um partido que tem um comando e esse comando é centralizador e determinante das decisões do colegiado”, disparou prometendo judicializar a questão.

Por sua vez, o presidente estadual da sigla, Sileno Guedes, que também conversou com o Blog, fez questão de deixar claro com quem deverá ficar o comando da sigla no município. Ele chamará o deputado Clodoaldo Magalhães, cujo o irmão é o pré-candidato a prefeito Noé Magalhães, para discutir o destino do partido. “O grupo político que apoiou o nosso conjunto de forças e seguiu a orientação política do PSB no município de Água Preta foi o grupo liderado pelo deputado Clodoaldo Magalhães”.

O novo e interessante episódio deste imbróglio não deverá ser o que resultará da disputa judicial que está por vir, mas o das urnas em outubro, quando os Coutinhos e Magalhães reeditarão mais uma disputa. De um lado Tonhão com o apoio de Eduardo e do outro Noé com o apoio dos Magalhães.

PONTA DE… – O deputado estadual Alberto Feitosa (Solidariedade) tem despontado como um dos parlamentares que mais tem colaborado por uma discursão de alto nível no Legislativo Estadual.

… LANÇA – Foi Feitosa que no ano passado defendeu o aumento do valor das emendas parlamentares e levou para o Plenário a necessidade de discutir os benefícios socioeconômicos da instalação de uma usina nuclear no estado. Já neste ano Feitosa tem sido o principal porta-voz da necessidade de redução da cobrança de ICMS sobre os combustíveis.

LAJEDO – O ex-deputado Adelmo Duarte segue como franco favorito na disputa pela prefeitura de Lajedo, no Agreste Meridional. Ele conta com o apoio do prefeito Rossini, gestor que anda com a aprovação em alta. O concorrente de Adelmo será o ex-prefeito Antônio João Dourado (PSB).

BATEU O DESESPERO? – Grupos de Whatshap em Garanhuns têm divulgado amplamente prints em que supostamente o prefeito Izaías Régis (PTB) estaria empenhado em prejudicar a candidatura de Sivaldo Albino espalhando Fake News e memes sobre ele. Caso seja verdade, a atitude seria uma demonstração de desespero por parte do Izaías que até agora não conseguiu fazer com que o seu candidato, o vice-prefeito Haroldo, caia na graça da população.

OLINDA – O pré-candidato a vereador Rafael Leitão anda animado com a chapinha que o PP está montando na Marim dos Caetés. Com o ingresso de apenas pré-candidatos com potencial de votos nivelado a expectativa é que o partido eleja uma boa bancada.

CAIU EM CAMPO – O senador Humberto Costa tem tratado a reeleição do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, como prioridade pelo partido. Comenta-se nos bastidores que o senador petista tem empreendido esforço hercúleo junto a outros partidos para facilitar a reeleição do gestor que tem pela frente uma disputa acirrada contra Dr. Elton Martins (MDB), e com Roland Povoas, candidato do ex-prefeito Genivaldo Menezes (PC do B).

ARTILHARIA PESADA – O presidente da Câmara de Camaragibe, Toninho (PP), e a prefeita Nadegi Queiroz, estão protagonizado uma verdadeira troca de acusações e denúncias.  O vereador, que é pré-candidato a prefeito, acusou Nadegi de fraudar licitações e superfaturamento em contratação de empresas. Agora é esperar para ver o que o grupo da prefeita irá preparar como contra ataque.

ENQUANTO ISSO… – Para afastar de vez os rumores de que estaria com Nadegi, o ex-deputado estadual Beto Accioly anunciou oficialmente a sua intenção de disputar a prefeitura de Camaragibe. Embora ainda não tenha anunciado por qual partido pretende concorrer, há quem aposte de que ele possa disputar pelo PSB.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? – Com quem ficará o diretório municipal do PSB em Sirinhaém? Com o prefeito Franz Hacker ou com vice-prefeita Camila Machado?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS