RADAR POLÍTICO (12/04) – Danilo Cabral e Anderson Ferreira alimentam polarização Lula/Bolsonaro

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Danilo Cabral Eleições 2022 Anderson Ferreira
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A nacionalização do debate eleitoral em Pernambuco é tudo o que os pré-candidatos ao Governo Miguel Coelho (UN), Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) não querem. Por sua vez, Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral (PSB) alimentam efusivamente tal discussão. O primeiro, como candidato de Bolsonaro, e o segundo, candidato Lula, fazem questão, sempre que têm oportunidade, de trazer o plano nacional para o meio do debate.

A troca de provocações e farpas entre Anderson e Danilo andam cada vez mais intensas e tomam conta de um espaço considerável da pauta política local. Essa exposição tem como estratégia replicar a polarização nacional na disputa pelo Governo de Pernambuco. Para não correrem o risco de ficarem de fora do segundo turno, os demais candidatos terão que buscar um discurso atraente e eficiente, capaz de convencer à população que os plano nacional e o local devem ser discutidos separadamente.

Rodrigo Farias Casinhas Pedro Campos João CamposDNA – Assim como foi nas eleições de 1994 e 1998, quando José Augusto Farias (estadual) e Eduardo Campos (federal), ambos in memoriam , fizeram uma dobradinha no município de Casinhas, assim será na eleição de 2022 com a aliança firmada entre seus respectivos filhos Rodrigo Farias e Pedro Campos. A história se repete.

BAIRRISMO – Por falar em Rodrigo Farias, a sua pré-candidatura a deputado estadual carrega consigo um grande simbolismo, sobretudo pela ligação histórica dele e de sua família com o Agreste Setentrional. Aliada à pré-candidatura de Danilo Cabral ao Governo, a região passa a ter uma oportunidade única de fortalecer a sua presença e influência na política pernambucana.

AGRESTE CENTRAL – A pré-candidata a governadora Marília Arraes (SD) abriu um importante palanque no município de Bonito. Por lá ela terá o apoio de Dr. Edmilson, segundo colocado na eleição de prefeito em 2020 e pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade.

AGRESTE MERIDIONAL – Em Águas Belas Marília escalou  Dr. Roland para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Em 2020 ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura.

TIME DE PRIMEIRA– O deputado estadual Aglailson Victor (PSB) montou um verdadeiro exército de prefeitos para disputar a reeleição. São eles: Aleudo (Serrita), Tarcísio (Chã de Alegria), Dr. Marcos (Pombos), Danilson (Feira Nova), Raimundinho (Exu), Edmilson (Moreno), Silvestre (Passira), Manuca (Custódia) e Adelmo (Itapetim), fora os ex-prefeitos e outras lideranças. Aglailson Victor está com o passaporte carimbado para a ALEPE em 2023!

BOI NA SOMBRA – Por falar em exército de prefeitos, quem também conta com uma ampla base é o deputado federal Sílvio Costa Filho. São 21 no total. Além desse time, Sílvio também conta com apoio de uma robusta base de ex-prefeitos e vereadores. Não só está com a reeleição resolvida, como deve sair das urnas entre os mais votados.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS