RADAR POLÍTICO (12/05) – PSB contempla aliados de olho em 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Escrito por Wellington Ribeiro
As mudanças realizadas na Secretaria da Mulher e no Instituto de Recursos Humanos, postos de 1º e 2º escalão na estrutura administrativa do Governo do Estado, sinalizou que a eleição de 2022 já entrou na pauta do Palácio do Campo das Princesas, tudo porque a dança das cadeiras contemplou dois aliados estratégicos dentro da Frente Popular. O primeiro é a Delegada Gleide Ângelo, deputada estadual mais votada de toda a história,  que emplacou a delegada Ana Elisa Fernandes Sobreira Gadelha para o comando da Secretaria da Mulher. O segundo foi André de Paula, deputado federal e presidente estadual do PSD, que indicou o advogado  Ruy do Rego Barros Rocha para o IRH, órgão ligado à Secretaria de Administração.

Não custa nada lembrar que há algumas semanas o Blog Ponto de Vista revelou em primeira mão que a deputada estadual Gleide Ângelo estaria sendo alvo de investidas de partidos da oposição e até daqueles que compõem a Frente Popular que desejavam o seu passe interessados no capital político que ela representa. Esta movimentação ameaçava o PSB de perder o seu maior quadro na disputa proporcional, o que poderia resultar em um prejuízo sem precedentes à sigla. Agora, com a indicação na Secretaria da Mulher, Gleide sinaliza que a sua permanência no PSB é algo consolidado.

Por sua vez, ao realizar um gesto com André de Paula o PSB também contempla um aliado que representa uma peça importante no xadrez político estadual, não apenas pela dimensão do partido que comanda, mas também pelo que o próprio André simboliza.

Nesta que se pode chamar de minirreforma administrativa, o PSB indica, no mínimo, que está se preparando para 2022.

FALTA ELE – Embora já tenha realizado vários gestos para partidos aliados, o PSB ainda falta contemplar no 1º escalão do Governo do Estado o Avante de Sebastião Oliveira à altura do que o partido e o seu líder significam no jogo político estadual. Deputado federal mais votado no Sertão, Sebastião é detentor de uma base que reúne um número significativo de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores.

GRAVATÁ – Responsável por impor uma fragorosa derrota ao ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) na eleição de 2020, o prefeito Padre Joselito (PSB) tem imprimido um ritmo de trabalho que anda sendo bastante elogiado pelos moradores de Gravatá. Padre Joselito pôs fim a um ciclo de políticos que deixaram o poder subir à cabeça e perderam a liga com a população.

EM DEFESA– Golpes financeiros contra nossos idosos estão se tornando cada vez mais comuns, Devido à falta de experiência com a tecnologia, eles acabam sendo alvo principal para criminosos desse tipo de delito. Pensando nisso, o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB), criou o PL nº 1519/2020, que busca combater esses golpes financeiros por meio de ações educativas e informativas.

MEDO DO EFEITO DOMINÓ – Processos que buscam cassar o mandato de vereadores e chapas proporcionais inteiras por suspeita de candidaturas femininas laranjas se tornou comum nos municípios pernambucanos. Em Tacaimbó a Justiça Eleitoral aplicou tal penalidades para dois partidos e respectivamente 5 vereadores eleitos. O medo de que decisões semelhantes sejam replicadas em outros municípios têm tirado o sono de muito político.

NOME LIMPO – Há apenas pouco mais de 4 meses a frente da Prefeitura de Catende, a prefeita Dona Graça (PTB) anunciou que retirou o município do CAUC. Agora o município pode voltar a celebrar convênios com o Governo Federal.

ALGUÉM RESPONDE? – Quais serão os próximos partidos ou lideranças que serão contemplados com espaço na estrutura do Governo do Estado?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS