ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
A família Oliveira, hoje representada pelo deputado federal Waldemar Oliveira e por Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante, possui uma história que se confunde com a Frente Popular, e, sobretudo, com os Campos/Arraes. Aliança que começou em 2006, quando o então deputado federal Inocêncio Oliveira apostou no projeto de Eduardo Campos para o Governo do Estado.
Essa parceria, alicerçada na confiança, sempre foi marcada pelo reconhecimento da liderança e importância dos Oliveiras no xadrez político pernambucano, sobretudo no interior do estado onde possuem uma força indiscutível. De lá pra cá, os Oliveiras chegaram inclusive a disponibilizar seus quadros para contribuir diretamente com os governos da Frente Popular, um dos exemplos é o próprio Sebastião Oliveira que foi por duas ocasiões secretário de Transportes.
De 2006 até então o único momento em que a família Oliveira divergiu de um projeto da Frente Popular foi em 2022, quando Sebastião foi candidato a vice-governador de Marília Arraes, um palanque naquela ocasião dissidente da Frente mas com as mesmas ideias e princípios. E foi justamente neste momento em que esteve ao lado de Marília que Sebastião Oliveira foi alvo dos mais covardes e virulentos ataques à sua honra e história política, justamente vindos do palanque adversário comandado pela então candidata a governadora Raquel Lyra, a mesma que agora está em busca do seu apoio.
FORCA POLÍTICA – Apesar de não ter obtido êxito nas urnas em 2022 na disputa pelo Governo do Estado, Marília Arraes obteve expressivas vitórias na maioria dos municípios do Sertão, área de atuação de Sebastião Oliveira. Vale destacar também que, mesmo concentrado na eleição majoritária, Sebastião garantiu que o irmão Waldemar figurasse como o 6º deputado federal mais votado no estado com mais de 141 mil votos.
NA ATIVA – De olho no Senado, Miguel Coelho (União Brasil) já anda se movimentando para fortalecer o projeto. Durante esta semana ele inicia uma série de entrevistas em veículos de comunicação na Região Metropolitana do Recife. Nesta quinta (13) ele estará na TV Nova, às 13h, no Programa Diálogo.
TRATATIVAS – O destino do comando do PSDB em Pernambuco foi pauta de uma reunião , ontem, em Brasília, entre a cúpula nacional do partido e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto. “A reunião foi muito proveitosa e as conversas vão continuar avançando”, destacou Porto.
ENCONTRO COM PADILHA – A deputada federal Maria Arraes (SD) apresentou, nessa quarta-feira, ao novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, seu projeto de lei para criação do programa MAMM, com foco na redução da morbimortalidade materna. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde, nove em cada 10 mortes maternas podem ser evitadas com medidas adequadas.
GRADUAÇÃO – Dado o know-how político que reúne, bem que o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) poderia abrir uma turma e ministrar aulas para algumas figuras politicas de Pernambuco. Da Fonte tá a nível de pós-doc na área. É craque!
EM DEFESA – Principal voz de Pernambuco em defesa dos profissionais, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) esteve em Brasília em uma mobilização para dar mais visibilidade à PEC 19 e cobrar a aprovação da proposta. A medida atribui aos valores do piso da enfermagem uma carga horária de 30 horas semanais e não de 44 horas. Além disso, a PEC 19 também reajusta os valores do pagamento.
ALGUÉM RESPONDE? – João Campos e Raquel Lyra irão se meter na eleição suplementar de Goiana?
