RADAR POLÍTICO (13/04) – PP prepara terreno para conquistar prefeituras na Região Metropolitana do Recife

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Eduardo da Fonte Progressistas Lula da Fonte

Sigla comandada pelo deputado federal Eduardo da Fonte, o Progressistas já anda pavimentando o caminho para as eleições municipais de 2024. A sigla, que em 2020 saiu de 4 para 16 prefeitos eleitos, ficando na ocasião como o 3º partido a eleger o maior número de prefeitos, pretende ampliar ainda mais este número não apenas no interior, mas também colocando à disposição candidaturas competitivas na Região Metropolitana do Recife. Entre os postulantes já contabilizados pelo partido estão a deputada federal Clarissa Tércio para concorrer a prefeitura de Jaboatão do Guararapes; os deputados estaduais Pastor Cleiton Collins que mira Ipojuca e o Pastor Júnior Tércio para concorrer em Paulista; além dos prefeitos Edimilson Cupertino e Keko do Armazém que devem se filiar ao partido para disputarem a reeleição em Moreno e Cabo de Santo Agostinho, respectivamente. Em Camaragibe, por sua vez, a sigla tem trabalhado para montar um palanque e concorrer ao Executivo Municipal. Já no Recife, Eduardo da Fonte tem concentrado energia e atraído vereadores e lideranças para montar uma chapa proporcional bastante atraente e deve, pela dimensão da sigla, ter um poder de decisão muito expressivo na montagem da chapa majoritária do palanque da governadora Raquel Lyra, com quem anda muito alinhado. Já em Igarassu e Olinda, o Progressista também tem trabalhado para protagonizar a disputa municipal.

Por fim, não custa lembrar que além desse objetivo de ampliar sua influência política na Região Metropolitana, o Progressistas também tem trabalhado para fortalecer a sigla no interior do estado. Só na base dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte são nada menos que 26 prefeitos. Existe também uma expectativa que um grande número de candidatos a prefeitos busquem abrigo no PP, partido que hoje é visto como alternativa de aproximação da base de Raquel Lyra.

Sebastião OliveiraLIGANDO OS MOTORES – Após um período ‘Sabático’ onde se manteve por três meses afastado dos holofotes desde as eleições de 2022, Sebastião Oliveira deu o start do momento ‘Sebático’ ao assumir o comando estadual do Avante com vistas as eleições de 2024. Em 2020 o avante elegeu 10 prefeitos, 114 vereadores, sendo dois deles na capital pernambucana. Em 2022 a sigla emplacou Waldemar Oliveira como o 6º deputado federal mais votado no estado.

MUDANÇA DE RUMO – A vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão (PDT) tem intensificado bastante a divulgação das agendas. Agora quem está à frente da sua comunicação é o competente jornalista Inácio Melo. Nas eleições de 2024 a tendência é que Isabella concorra a uma vaga na Câmara de Vereadores, uma vez que João Campos deve ter como vice um nome indicado pelo PT.

POMBOS – Deputada federal mais votada de Pombos em 2022, Iza Arruda (MDB) vai participar ativamente da eleição municipal. Por lá o seu grupo político tem como opções de candidatos a prefeito Elias Meu Fi, o ex-prefeito Josuel e Daniel da Igreja.

IMPASSE – Apesar da Senadora Teresa Leitão e do senador Humberto Costa, ambos do PT, defenderem que uma das vagas de coordenado da bancada pernambucana deve ficar com um representante do Senado, deputados federais não estariam dispostos a abrir mão do espaço. Demonstram até então interesse no posto Augusto Coutinho (Republicanos), Fernando Monteiro (PP) e Lucas Ramos (PSB).

DESVANTAGEM – Apesar das pretenções do Pastor Junior Tércio (PP) em comandar a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da ALEPE, a deputada Dani Portela (PSOL) é quem estaria com vantagem eleitoral na disputa pela presidência. Dos cinco titulares Dani teria o próprio voto e dos deputados Luciano Duque (SD) e Rosa Amorim (PT), enquanto que Tércio tem o próprio voto e o deputado Joel da Harpa (PL).

ITAPISSUMA – O ex-prefeito Clóvis Cavalcanti afirmou que o grupo de oposição segue unido e vai lançar uma candidatura à prefeitura em 2024. O nome a ser escolhido será o que melhor se posicionar nas pesquisas. O grupo apoiou a governadora Raquel Lyra no primeiro e segundo turnos. O grupo conta com o apoio de Guilherme Uchôa, Antônio Moraes e da senadora Teresa Leitão.

FIEL DA BALANÇA – A disputa pela presidência da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE está entre os deputados Renato Antunes (PL) e Waldemar Borges (PSB). O primeiro tem na sua conta o apoio do Pastor Cleiton Collins (PP), enquanto que o segundo contabiliza João Paulo (PT). O quinto titular da Comissão é o deputado Romero Albuquerque (União Brasil). É o voto dele que decidirá quem comandará o Colegiado.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS