RADAR POLÍTICO (13/05) – Com grande potencial, PSL de Pernambuco está sem rumo

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE)

Escrito por Wellington Ribeiro

Embalado pela onda Bolsonaro em 2018, que filiado ao PSL contribuiu para que a sigla elegesse na aquela eleição 52 deputados federais, 4 senadores, 76 deputados estaduais e 3 governadores, o partido, que tem como mandatário o deputado federal pernambucano Luciano Bivar, tem pela frente um grande desafio a ser enfrentado na eleição de 2022 que é o de evitar uma desidratação acentuada, uma vez não contará com a ajuda de Bolsonaro que já não está mais filiado à agremiação partidária.

Por sua vez, conta a favor do PSL um gigantesco orçamento de fundo eleitoral conquistado graças ao desempenho obtido na conquista por cadeiras na Câmara Federal. Para se ter uma ideia do montante, nas eleições municipais de 2020 o valor disponível para o partido neste quesito superou a casa dos R$ 190 milhões, o segundo maior entre as siglas, perdendo apenas para o PT que abocanhou mais de R$ 200 milhões. Para 2022 a expectativa é que esse recurso seja ainda maior, o que pode, se bem utilizado, garantir ao PSL a formação de chapas com nomes competitivos. O grande problema do PSL, em especial em Pernambuco, estado de Luciano Bivar, é que o partido parece não ter um articulador capaz de organizar e preparar chapas proporcionais competitivas que garantam a ampliação do seu espaço na Câmara Federal, que só possui Bivar como representante, e na Assembleia Legislativa onde sequer elegeu quadro na eleição passada. Caso Bivar não delegue tal missão para alguém com expertise e competência suficiente, o PSL em Pernambuco estará condenado a sair das urnas com um tamanho bem inferior ao seu real potencial.

DIVISÃO – Embora seja creditado na conta do deputado federal Raul Henry (MDB) um espaço robusto no Governo do Estado, o emedebista teria de fato sob o seu comando a diminuta Companhia de Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) onde indicou o presidente. Por sua vez, na gigantesca estrutura do DETRAN quem manda é Fernando Dueire, 1º suplente do senador Jarbas Vasconcelos, que emplacou por lá uma pessoa de sua confiança. O que se comenta nos bastidores é que a relação entre Raul e Fernando não é das melhores.

SERÁ? – Chama a atenção a proximidade entre o deputado federal Felipe Carreras e o prefeito de Água Preta Noé Magalhães, ambos do PSB. Em Brasília, Felipe acompanhou o prefeito em uma reunião com o ministro da Cidadania, João Roma Neto. O encontro também contou com a presença do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB). Especula-se que Carreras estaria de olho na possibilidade de ser votado por Noé no próximo ano.

EXCELENTE QUADRO – A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, tem cumprido uma extensa agenda no interior do estado nesta semana visitando e anunciando obras sempre acompanhada de deputados e prefeitos. Fernandha segue sendo bastante elogiada pela sua capacidade de trabalho, além da disponibilidade e atenção não apenas com os políticos, mas também com a imprensa.

OLINDA – Professor Lupércio e Márcio Botelho, prefeito e vice-prefeito de Olinda, respectivamente, receberam a visita do secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, para discutirem um estudo para a criação de duas unidades do Centro Comunitário de Paz (COMPAZ) no município. O equipamento público, que já possui três unidades no Recife, é responsável por oferecer à população atividades lúdicas, esportivas, biblioteca e prestação de serviços. É um verdadeiro exemplo de sucesso no enfrentamento à violência e promoção da cidadania.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS