RADAR POLÍTICO (13/12) – PSB já admite que Geraldo pode não ser candidato a governador

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Foto: Wesley D’Almeida

A ausência do ex-prefeito Geraldo Júlio no XV Congresso Estadual do PSB realizado neste domingo (12) foi o principal ponto que chamou a atenção deste blogueiro que fez questão de realizar a cobertura do evento.

Apontado por diversas lideranças do PSB como o potencial candidato à sucessão do governador Paulo Câmara em 2022, Geraldo não poderia levar falta nesta importante agenda dos socialistas. O não comparecimento só confirma o afastamento de Geraldo do processo, o que leva o PSB a buscar por outra alternativa para a disputa.

Reconduzido à presidência estadual do PSB, Sileno Guedes, em conversa com o Blog, confirmou o sentimento do ex-prefeito. “Geraldo tem reafirmado para as lideranças do partido, inclusive para mim, que sou presidente estadual, a sua não disposição de disputar no ano que vem”. Apesar do imbróglio, Sileno tem se mostrado bastante otimista quanto ao desempenho do partido na eleição do próximo ano. “O PSB tá animado. Vamos montar a melhor chapa de deputado federal, vamos formar a melhor chapa de deputado estadual. Vamos ter candidato a governador. É uma decisão coesa na Frente Popular. Os partidos da Frente Popular já reconhecem a precedência do PSB de indicar o candidato a governador e a gente não tá preocupado com nome agora. Então, muito mais importante que apresentar um nome agora é a população saber que o PSB vai continuar tocando esse projeto que muda a vida das pessoas, que tem um olhar de proteção social com as pessoas, que mudou a educação de Pernambuco, que gera emprego, que gera renda, que faz a proteção social. Então esse é o caminho que o PSB apresenta. O que se opõe a isto é um grupo de pessoas que são ligadas ao que se tem de pior, de mais nefasto da política brasileira que é o presidente Bolsonaro. O que a gente tá apresentado é uma proposta de continuar melhorando a vida das pessoas e o que apresenta do outro lado são opções que se pegam, estão agarrados de baixo da saia de Bolsonaro”, destacou.

DE VENTO EM POPA – o presidente da AMUPE, José  Patriota, anda montando um time de peso para encarar a disputa por um mandato de deputado estadual. Ele já conta ao menos com o apoio dos prefeitos Djalma da Padaria (Solidão), Luciano Torres (Ingazeira), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Anchieta Patriota (Carnaíba) e  Luciano Bonfim (Triunfo).

DE VENTO EM POPA 2 – Quem também anda construindo um time forte para emplacar uma vaga na ALEPE é Jarbas Filho (MDB). Ele já bateu o martelo com os prefeitos Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Chico Siqueira (Ipubi), Mário Flor (Betânia), Arquimedes Valença (Buíque) e Izalta (Ibirajuba), além de uma porção de ex-prefeitos e lideranças de outros municípios.

PÉ NA ESTRADA – O governador Paulo Câmara cumpre nesta segunda agenda nos municípios de Panelas, Lagoa dos Gatos e Belém de Maria para anunciar novos investimentos previstos no Plano Retomada e participar de inaugurações.

PREMIAÇÃO – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), recebe nesta segunda (13), em Dubai, prêmio da ONU de excelência em gestão pública no quesito educação. Um programa preparatório para a aprovação de alunos da rede pública municipal em exames de escolas técnicas federais e estaduais é um dos casos de sucesso da gestão de Anderson na área.

INCENTIVO – O deputado federal André Ferreira anda estimulando o ex-prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório, a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Para André, que anda montando uma chapa proporcional para deputado estadual bastante atrativa, Joãozinho apresenta um grande potencial competitivo.

ARARIPE – Na próxima sexta-feira (17) a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), desembarca no município de Araripina para realizar agenda ao lado de importantes lideranças locais. O ex-prefeito Bringel, o ex-vice-prefeito Bringel Filho e Dr. Aluizio Coelho serão responsáveis por recepcionar a pré-candidata a governadora.

ARARIPE 2 – Já no sábado (18) será a vez do prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador Miguel Coelho (DEM) ser recebido pelo prefeito Raimundo Pimentel em Araripina.

AVANÇANDO. -Candidato à reeleição, o deputado estadual Marco Aurélio, que já anunciou a adesão dos vereadores jaboatonenses Jailton Batista e Nando Campos ao seu projeto, anda trabalhando para ampliar a sua base no segundo maior colégio eleitoral do estado. Uma fonte revelou que conversas com outros vereadores andam bem avançadas.

ARCOVERDE – Rompido com o prefeito Wellington da WL, o Delegado Israel Rubis deve ser anunciado em breve como pré-candidato a deputado federal pelo PP. Ele vai dobrar no município com o Delegado Erick Lessa.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS