RADAR POLÍTICO (14/02) – PSB pode ter nome de centro para a vice de Danilo

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Com a negativa do deputado federal André de Paula de disputar a vice-governadoria da Frente Popular, notícia dada com exclusividade pelo Ponto de Vista, o PSB vai atrás de um nome mais próximo ao centro para compor a chapa majoritária que terá o deputado federal Danilo Cabral na cabeça e um nome chancelado pelo PT no Senado.

O PSB, que preferia André de Paula para o Senado e um nome do PT para a vice, se viu em um grande embaraço depois que o ex-presidente Lula reivindicou para o PT o direito de indicar o candidato à Casa Alta, tirando André do páreo. Por esta razão o debate para a vice recomeçou e o Palácio já trabalha com outros cenário. Vamos ao possíveis escolhidos.

No cenário de garantir o PDT na coligação repetindo a dobradinha do Recife, e ainda como uma forma de fazer um contraponto à Raquel Lyra no Agreste, o nome do deputado estadual Zé Queiroz, adversário da prefeita de Caruaru, passa a ser uma boa alternativa de centro/esquerda.

Uma referência na política, Queiroz poderia vir a somar à chapa. Vale lembrar que Eduardo Campos teve por duas vezes um caruaruense em sua chapa quando governou Pernambuco, o também ex-prefeito de Caruaru João Lyra Neto, pai de Raquel.

No PSB há também uma preocupação em relação a ter um nome feminino na chapa, para ganhar discurso e evitar cobranças. Se o PT não indicar a deputada estadual Teresa Leitão para o Senado, preferindo lançar um homem, a cota feminina pode ficar na vice. Nesse cenário, o nome da deputada estadual Roberta Arraes, ex-socialista e atualmente no PP, de Araripina, não pode ser esquecido.

Roberta poderia vir chancelada pelo presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, que há muito pleiteia uma vaga na majoritária para seu partido. Outra vantagem de Roberta candidata à vice seria dividir suas bases, notadamente no Sertão do Araripe, com outros deputados do PP e da Frente Popular que precisam de votos para se reelegerem.

Ainda pela ótica do PP na vice, dois outros nomes figuram na bolsa de apostas: o deputado estadual Antônio Moraes e o ex-deputado federal Kaio Maniçoba, filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba. Kaio pretende disputar mandato na Alepe. Contudo, sua ida para a vice pode desencadear uma briga com dois outros aliados de peso do Palácio, os deputados estaduais Rodrigo Novaes e Fabrizio Ferraz.

Mas é fato que, apesar de todos esses nomes, fica difícil para o PP de Pernambuco indicar o nome da vice na Frente Popular se nacionalmente o partido é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro, tendo, inclusive, a prerrogativa de filiar o futuro candidato a vice do ex-capitão.

Também se fala em trazer de volta o deputado federal Raul Henry ao posto de vice, cargo que ele já ocupou entre 2015 e 2018. Raul como vice asseguraria o MDB na Frente Popular o distanciando do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, cujo pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, é filiado à sigla. Outra vantagem seria dividir as bases de Raul entre alguns federais do PSB com mandato arriscado, como Tadeu Alencar e Milton Coelho.

Por fim, em uma composição mais à esquerda, a manutenção da vice-governadora Luciana Santos ainda não está descartada. O gesto seria simbólico para o PCdoB, já que Luciana, além de ser mulher, é a presidente nacional dos comunistas. Nada, entretanto, está decidido ainda.

Prefeito João Campos Recife IN LOCO – Neste domingo o prefeito João Campos (PSB) percorreu de bicicleta mais de 60 km pelos mais diversos bairros da zona Norte, Sul e Oeste do Recife. Na oportunidade o gestor aproveitou para conferir de perto as obras que já realizou, cobrar a manutenção de alguns equipamentos públicos e estudar novas intervenções.

CONSOLIDADO – O pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) segue intensificando agendas no Recife. Neste final de semana ele participou de eventos ao lado dos vereadores Romerinho Jatobá (presidente da Câmara) e Júnior bocão. Com uma base bastante sólida na capital, onde conta ainda com um exército de suplentes, Rodrigo também possui um expressivo grupo de prefeitos (as) e outras lideranças no Agreste Setentrional, de onde também deve arrastar expressiva votação. Sua eleição é vista como pule de dez no meio politico.

ARCOVERDE – Na próxima quinta-feira (17) Zeca Cavalcanti faz o lançamento da sua pré-candidatura a deputado estadual. O evento, que ocorrerá a partir das 19:30hs na casa de festas Era Uma Vez, vai contar com as presenças do pré-candidato a governador Miguel Coelho e do deputado federal Fernando Filho. Ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado federal, Zeca Cavalcanti é a principal liderança em apoio a Miguel Coelho no Sertão do Moxotó.

JAQUEIRA – Fechada com a deputada estadual Simone Santana (PSB) e o deputado federal André de Paula (PSD), a prefeita Ridete Pellegrino assiste a sua oposição se dividindo. O ex-prefeito Marivaldo Andrade vai de Aluísio Lessa para estadual e ainda não definiu o seu federal. Enquanto que Sargento Bergue, candidato a prefeito lançado por Marivaldo em 2020, se decidiu por Álvaro Porto para estadual e Silvio Costa Filho para federal.

PAULISTA 1 – Candidatíssimo a deputado estadual, o ex-prefeito Júnior Matuto foi visto ao lado de Eriberto Medeiros visitando localidades da periferia, os bairros das praias e até prestigiando aniversário. Ele ligou os motores!

PAULISTA 2 – Pré-candidato a deputado estadual, o vice-prefeito de Paulista, Dido Vieira, é outro que anda cumprindo extensa agenda junto à lideranças no município. Por lá Dido vai dobrar com Guilherme Uchôa Júnior para federal.

PAULISTA 3  – Por sua vez, o ex-vice-prefeito Jorge Carreiro (PV), também candidato a deputado estadual, tem priorizado agendas oficiais ao lado do prefeito Yves Ribeiro. Seja no anúncio de ações, além vistoria e inauguração de obras.

ALGUÉM RESPONDE ? – Existe a possibilidade de uma articulação nacional entre Gilberto Kassab (PSD) e Lula (PT) garantir a vaga do Senado na Frente Popular para André de Paula?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS