ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
A depender de Miguel Coelho (União Brasil) e Humberto Costa (PT) a disputa pelo Senado Federal vai tomar proporções de acirramento político sem precedentes. Isso ficou bem evidente ontem (13/03) com as movimentações de ambos junto à imprensa. Miguel, que cumpre agenda na capital pernambucana concedendo entrevistas, não deixou de alfinetar os atuais senadores Fernando Dueire e Humberto Costa questionando a participação deles em discussões caras à população como a situação do Metrô do Recife e também a aplicação dos recursos das emendas que ambos têm direito, o que segundo Miguel chega ao volume de R$ 200 milhões anual. Não demorou muito para que o ex-prefeito de Petrolina ficasse sem resposta. Em coletiva de imprensa na sede do PT de Pernambuco, Humberto não só rebateu Miguel como disparou: “é um bolsonarista que mudou seu discurso após a eleição”.
A tensão entre Humberto e Miguel neste momento pré-leitoral pode criar um ambiente de dificuldade de reconciliação entre ambos no futuro. Não custa lembrar que tanto Humberto, quanto Miguel, são vistos como possibilidade de nomes para o Senado em uma chapa encabeçada por João Campos para o Governo. Ao chamar Miguel de bolsonarista, Humberto cria uma narrativa que afasta qualquer possibilidade de união com ele em 2026.
PÉ NO ACELERADOR – O ex-prefeito de Toritama, Edilson Tavares, já caiu em campo par pavimentar sua pré-candidatura à Câmara Federal. Em Vertentes ele iniciou conversas com as vereadoras Saara Siqueira e Natália Miranda; o vereador Gago do Povo, e Salomé Soares, que foi candidata a vice-prefeita na cidade no último pleito. Além da inserção no Agreste, Edilson Tavares também possui forte ligação com a Igreja Assembleia de Deus de Pernambuco.
SEM DISTINÇÃO – Apesar da prefeita de Igarassu, Professora Elcione (PSDB), não ser da sua base, o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB) destinou emenda de R$ 1,5 milhão para a reforma do hospital do município e que recentemente foi licitada pela gestora.
NA TELINHA – Presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes protagonizou as inserções partidárias da sigla na TV. Aliada de João Campos (PSB), ela não esconde de ninguém à disposição em disputar o Senado Federal.
BEM NA FITA – Tem chamado a atenção a capacidade de diálogo e articulação do secretário de Governo de Itamaracá, Emiliano. Com uma atuação de destaque, ele tem contribuído bastante para a gestão do prefeito Paulo Galvão (PSDB).
FOI NA FRENTE – Enquanto a governadora Raquel Lyra viaja para o Canadá de férias para passar 15 dias por lá, alunos da rede pública estadual, que foram aprovados no programa de intercâmbio Ganhe o Mundo para os países dos Estados Unidos e Canadá, ainda não têm previsão de viagem. Pais e estudantes encheram de comentários o Instagram da governadora cobrando explicações.
AFLIÇÃO – A preocupação dos alunos é porque o edital é para 18 semanas, que devem ser entre abril e junho. O ano letivo nesses países termina em julho.
ALGUÉM RESPONDE? – Como vai ser para João Campos conciliar os interesses de Marília Arraes, Silvio Costa Filho, Humberto Costa e Miguel Coelho, todos de olho no Senado, em uma chapa majoritária no próximo ano?
