Radar Político (14/05) – Humberto Costa, o inimigo do PT pernambucano

Radar Político (14/05) – Humberto Costa, o inimigo do PT pernambucano

Atitude do senador petista contraria interesse da base do partido no estado

Líder da minoria no Senado, Humberto Costa tem sido uma das principais vozes do Partido dos Trabalhadores quando o assunto é a liberdade de Lula e a possibilidade do ex-presidente ser candidato a presidente, o que sem dúvida ajudaria não apenas para a retomada do Palácio do Planalto pelas forças de esquerda, mas, sobretudo, no fortalecimento do PT no país. No entanto, quando o assunto é a política pernambucana, as atitudes apresentadas pelo senador parecem ir de encontro a necessidade do projeto de protagonismo que o partido precisa ter no estado.

Com um discurso frágil e banhado de interesses pessoais Humberto tenta convencer a Executiva Nacional do seu partido a intervir nas decisões locais da sigla para que uma aliança entre o PT e o PSB em Pernambuco seja concretizada, pois, segundo ele, esta parceria seria essencial para combater “a agenda de retrocessos imposta por Michel Temer ao país”.

Não precisa exigir muito da memória para lembrar que o PSB votou em peso pelo Impeachment de Dilma, algo que foi crucial para desencadear na ascensão de Temer ao poder, inclusive com o apoio do governador Paulo Câmara, que na ocasião chegou a liberar secretários para votar a favor do afastamento da ex-presidente.

Distante da política estadual por conta da sua dedicação às questões nacionais, Humberto hoje se encontra fragilizado politicamente e enxerga na aliança com o PSB a possibilidade de sua sobrevivência política. Nos bastidores comenta-se que caso consiga a união PT/PSB o senador petista teria como recompensa a sua participação na chapa de Paulo Câmara como um dos candidatos ao Senado ao lado de Jarbas Vasconcelos, velho conhecido arqui-inimigo do PT e do ex-presidente Lula. Vale lembrar que a Frente Popular, coalizão de apoio ao governador Paulo Câmara, engloba o PP, PR, PSD e Solidariedade, partidos da base de sustentação ao Governo Temer, o que sem dúvida seria um grande contradição ao que o senador petista “defende”.

Ora, só alguém embatumado de interesses não republicanos ou muito ingênuo não reconheceria que uma candidatura própria do PT ao Governo do Estado é o único caminho para que o partido volte a ter o seu lugar de protagonismo na política pernambucana. Nesta eleição o PT tem a chance de não apenas ampliar a sua participação na ALEPE e conquistar cadeiras na Câmara Federal, mas de disputar com competitividade o Palácio do Campo das Princesas tendo a vereadora Marília Arraes como seu principal nome.

Ver integrantes de outros partidos defenderem que o PT deveria abdicar de sua candidatura própria é até compreensível, mas ouvir de Humberto Costa algo tão lastimável é ter a certeza de que dentro do PT há pessoas que prestam um grande desserviço não apenas à democracia, mas ao partido.

Deixa a galega ser candidata!

Wolney Queiroz

Belo Jardim – Surge com força em Belo Jardim a informação de que o prefeito Hélio dos Terrenos poderá votar em Wolney Queiroz para deputado federal e Marcantônio Dourado para estadual. Os dois deputados já contam com o apoio de ao menos cinco vereadores. Já o ex-prefeito Cecílio Galvão, rompido com o atual gestor, deverá manter o seu apoio a Silvio Costa Filho. A briga entre Cecílio e Hélio inviabilizou a possibilidade de Silvinho contar com o apoio dos dois.

Agreste Meridional – Uma forte liderança da região que já está fechada com Wolney e Marcantônio é o suplente de deputado Dr. Washington Cadete. Nas eleições de 2014 o advogado chegou a alcançar quase 25 mil votos para deputado estadual. Com inserção em diversos municípios da região, em especial São Bento do Una, sua principal base eleitoral, Dr. Washington tem possibilidade de repassar para Wolney mais de 15 mil votos.

Trabalhando duro – Confiante de que emplacarão André Ferreira como candidato ao Senado, o clã que tem como líder o ex-deputado estadual Manoel Ferreira anda turbinando o nome do vereador recifense Fred Ferreira em outdoors espalhados no Recife e Jaboatão. O propósito do clã é colocar Fred como candidato a deputado federal.

Surubim/Paudalho 1 – Repercutiu muito no meio político o áudio em que uma liderança de Surubim ligada ao ex-prefeito Túlio Vieira expõe nas Redes Sociais uma possível relação financeira e uso da máquina por parte do pré-candidato a deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) para a conquista e manutenção de apoios no município.

Surubim/Paudalho 2 – Com acusações de pagamento de lideranças e nomeações para a prefeitura de Paudalho o conteúdo do áudio parece revelar o real motivo das adesões que o irmão do prefeito Marcelo Gouveia tem conseguido ao seu projeto na Capital da Vaquejada. As acusações são graves e precisam ser investigadas pelo Ministério Público de Pernambuco, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado.

Do próprio veneno – Qualquer traição ou contrariedade sofrida pelo ex-prefeito de Surubim, Túlio Vieira, é pouco! Eleitor de Ricardo Costa em 2014, Túlio havia recebido o apoio do parlamentar em sua campanha à reeleição, em 2016, e depois que perdeu ficou um bom tempo sob a atenção de Ricardo Costa, porém, “sabe-se qual lá o motivo”, não pensou duas vezes antes de traí-lo e unir-se a Gustavo Gouveia.

Só elogios – Na ALEPE deputados governistas andam bastante satisfeitos com a com que André Campos, novo secretário da Casa Civil, tem conduzido a pasta. Com a experiência de já ter comandado a secretaria-executiva de Relações Institucionais da Casa Civil, André tem conseguido distencionar as insatisfações da base e estreitar o caminho entre o Palácio e a ALEPE. O seu antecessor, o deputado estadual Nilton Mota, exercia o posto com muita competência, porém o fato dele ser candidato a reeleição gerava muita ciumada entre os parlamentares.

Tá crescendo – Disposto a conquistar uma cadeira na Câmara Federal, o pré-candidato Milton Coelho (PSB) tem conseguido ampliar de maneira significativa a sua base de apoio. Além de contar com lideranças de expressão na Mata Norte, Agreste e Sertão, Milton já trabalha para ampliar ainda mais a sua influência na Mata Sul. Na lista está uma liderança do município Barreiros que em breve deve ser anunciada. Da forma como está construindo a sua pré-candidatura, Milton tem amplas chances de conquistar um mandato em Brasília.

Água Preta 1 – O ex-prefeito Armando Souto, já definiu os candidatos que apoiará nas eleições deste ano. Para deputado estadual ele fechou com o ex-prefeito de Ribeirão, Clovis Paiva (PP), já para federal marchará com Sílvio Costa Filho (PRB). A sua governadora será Marília Arraes (PT).

Água Preta 2 – Por sua vez, o prefeito Eduardo Coutinho (PSB), repetirá a dose e votará em Clodoaldo Magalhães para estadual e em João Fernando Coutinho para federal. Bastante politizado, o município de Água Preta tem um histórico de ter as eleições mais acirradíssimas da Mata Sul.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS