Radar Político (14/12) – Composição da nova Mesa Diretora da ALEPE próxima de concluída

Radar Político (14/12) – Composição da nova Mesa Diretora da ALEPE próxima de concluída

Coluna do Blog Ponto de Vista

Apesar da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco vir a acontecer no dia 1º de fevereiro de 2019, as movimentações em torno da sua composição andam bastante avançadas, senão dizer: em fase de conclusão.

Para os dois principais postos (Presidência e Primeira-Secretaria) Eriberto Medeiros (PP) e Clodoaldo Magalhães (PSB), respectivamente, são dados como fatos completamente consumados. A articulação empreendida por ambos ganhou simpatia e adesão da maioria dos reeleitos e eleitos.

Já para os restantes 5 cargos de titulares da Mesa, o entendimento é de que o PSB e PP terão direito a outro espaço. No PP o nome indicado será o de Pr. Cleiton Collins, no entanto o posto ainda não foi definido. Já no PSB, o espaço reservado é o da primeira vice-presidente. O posto é pleiteado pelo estreante Aglailson Victor, no entanto deve ficar com Simone Santana, que por sua vez abriria espaço para que a novata Gleide Ângelo assumisse comando da Comissão da Mulher, Colegiado que alcançou protagonismo sob o comando de Simone Santana nos últimos anos. Por sua vez, o PSC terá direito a segunda vice-presidência.

Para os dois postos restantes de titulares da Mesa Diretora restam ao menos três partidos que, respeitando a proporcionalidade da bancada, teriam direitos as vagas. São o PSD, PT e DEM, onde cada um contará com uma bancada de três deputados na próxima legislatura. No PT o entendimento é de que Teresa Leitão já teria espaço garantido na nova composição. No PSD, que atualmente já ocupa espaço na Mesa, o acordo de rotatividade firmado por seus membros deve levar Joaquim Lira a ocupar o espaço que cabe a sigla na Mesa. Nesta conta o DEM ficaria de fora, no entanto, já se trabalha em uma possibilidade de compensar o partido oferecendo-lhe uma suplência e a presidência de uma Comissão.

Por falar em acomodação…. – A ALEPE aprovou nesta semana um projeto de resolução que altera o Regimento Interno para ampliar o número de suplências na Mesa Diretora. Com a mudança, o número de suplentes ampliará de 4 para 7. O que se comenta é que o movimento faz parte de uma estratégia que visa garantir aos suplentes espaços com estrutura semelhante às que têm presidentes de Comissões.

Quadro novo – A prosa política realizada ontem pelo PSB e a juventude do partido, e que contou com a presença de Sileno Guedes, do deputado federal Danilo Cabral e do recém-eleito João Campos, foi marcada pelo ingresso de Waldemar Borges Filho e de outros jovens nas fileiras da sigla. Filho do deputado estadual Waldemar Borges, o jovem pode concorrer à Câmara de Vereadores do Recife, seguindo os passos do início da carreira política do pai, que inclusive já chegou a presidir o Legislativo da Capital.

Carpina – Está causando revolta na população de Carpina uma licitação milionária realizada pela Prefeitura para a locação de estrutura, montagem e desmontagem de equipamentos para festividades no município. Enquanto isso, os serviços públicos essenciais como na área de saúde sofrem com a falta de investimentos. Não bastasse isso, as obras de pavimentação do loteamento Florestinha, uma das poucas obras que o Governo Municipal está realizando, anda parada há um bom tempo. Campeão de rejeição entre os municípios da Mata Norte, Botafogo insiste em contrariar a população com medidas impopulares.

Mata Norte – Na região ao menos três prefeitos têm estão conseguindo empreender uma gestão proativa, eficiente, e, consequentemente, aprovada. São eles: Flávio Régis (imagem, São Vicente Férrer), Marcelo Gouveia (Paudalho) e Xisto Freitas (Aliança). Caso permaneçam no ritmo que apresentam atualmente, todos eles não terão dificuldades para emplacar a reeleição em 2020, no caso de Marcelo Gouveia e Xisto Freitas, e conseguir fazer o sucessor, no caso de Flávio Régis que já disputou a reeleição.

Fé & Política – A tradicional Bancada Evangélica da ALEPE contará na próxima legislatura com ao menos oito integrantes. Um deles será Romero Sales Filho (PTB), que recentemente participou de um Momento de Ações de Graças no Legislativo. O demais integrantes serão Pr. Cleiton Collins, Manoel Ferreira, Clarissa de Técio, Joel da Harpa, Willian Brígido, Ducicleide Amorim e Adalto Santos.

Retribuição – Ao lado do prefeito de Saloá, Ricardo Alves (MDB), o deputado federal Danilo Cabral registrou na Câmara Federal, nesta semana, os investimentos que irão garantir 100% de cobertura de saneamento básico no município. As obras, que já iniciaram, contam com o orçamento na ordem de R$ 12 milhões, dinheiro que está sendo liberado graças à articulação do parlamentar que recebeu em Saloá a sua maior votação proporcional entre os 184 municípios pernambucanos.

Destaque 1 – Entre os 14 deputados federais que se reelegeram, Danilo Cabral figura entre os que apresentam maior poder de articulação. Além de não deixar na mão nenhum dos municípios onde teve apoio, ele também realizou um trabalho legislativo elogiável neste mandato, com destaque para o enfrentamento à Reforma da Previdência e à Privatização da Chesf, além de recentemente, como presidente da Comissão de Educação, ter sido peça chave para que o projeto Escola Sem Partido não prosperasse.

Destaque 2 – Outro parlamentar que tem um papel de destaque na Câmara Federal e que conta com um poder de articulação significativo é Eduardo da Fonte (PP). Além de assistir bem as bases com o envio de emendas, ele figura entre o parlamentar que mais enviou recursos para hospitais e instituições filantrópicas. Entre os beneficiados estão o Hospital do Câncer, o instituto Altino Ventura, IMIP e Fundação Terra.

Agraciado – Escolhido como o deputado Amigo do Comércio em 2018, Rodrigo Novaes (PSD) recebe, nesta sexta-feira (14), uma homenagem no Teatro Marcos Camarotti, no Sesc Santo Amaro, no Recife. A deferência é oferecida anualmente pela FECOMERCIO àqueles que tiveram uma atuação destacada na defesa e incentivo à área responsável por exercer um importante papel na economia do estado.

Brasília – Faltando poucos dias para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, o semanal Ponto a Ponto recebe neste sábado (15), o cientista político Gaudêncio Torquato para fazer uma análise sobre o tema “Governos Bolsonaro e Temer. Início e final”. O programa será exibido à meia noite (Horário de Brasília) pela BandNewsTV e será apresentado pela jornalista Mônica Bergamo e pelo sociólogo Antonio Lavareda.

Pajeú – Quando o assunto é representar a população, o vereador de Tuparetama, Diógenes Patriota (SD), transpõe até as fronteiras do município. Percebendo que as condições do terminal rodoviário de São José do Egito tem prejudicado também a população de Tuparetama, o vereador acionou o seu primo e deputado federal Gonzaga Patriota para intervir junto ao Governo do Estado na busca de uma solução para o problema. Um vereador que pensa no “macro” é algo cada vez mais raro de se ver.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS