Radar Político (14/11) – Oposição prepara grande ofensiva política

Radar Político (14/11) – Oposição prepara grande ofensiva política

Oposição prepara grande ofensiva política Encabeçada pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra, além do ministro Mendonça Filho

Pastor Wellington Carneiro, do Patriota, será o vice do Coronel Alberto Feitosa
Após articulação, Alberto Feitosa participa da reabertura da agência da Previdência Social de Petrolândia
Feitosa parabeniza dedicação dos profissionais em tempo de coronavírus

Oposição prepara grande ofensiva política

Encabeçada pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra, além do ministro Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), o chamado G4, principal grupo de oposição ao governador Paulo Câmara, prepara já para o mês de dezembro um evento público de grandes proporções no Recife, marcando assim o ponta pé inicial de suas incursões conjuntas por todo o Estado.

Já para os primeiros meses de 2018 o grupo pretende realizar uma caravana realizando congressos em todas as regiões de Pernambuco. Em sua rápida passagem pelo município de São José da Coroa Grande, no sábado passado, o senador Fernando Bezerra informou que até o final do mês de março o grupo apresentará os nomes que comporão a chapa.

Confiante, FBC também revelou que o imbróglio que envolve o comando do PMDB estadual será definido ainda este ano e que o grupo conseguirá formar um arco de aliança superior a que hoje orbita o governador Paulo Câmara. Além do PTB, PMDB, DEM e PSDB, a oposição já contabiliza o apoio do PRB, Podemos, PV e PRTB. Há a expectava ainda da ida do PR para o time por meio do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, além de outros partidos da base aliada do PSB.

A ida de prefeitos pertencentes a partidos da Frente Popular é outro assunto guardado a sete chaves pela oposição, que prepara a partir do próximo ano um anúncio ao estilo conta-gotas com o propósito de enfraquecer aos poucos o palanque de Paulo Câmara.

Chapinha – Os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Sílvio Costa (Avante) andam bastante afinados. Ganha força nos bastidores que ambos estariam empenhados na construção de uma chapinha para deputado estadual e assim eleger aliados. Entre os candidatos estariam José Augusto Maia (Santa Cruz do Capibaribe) e Gustavo Gouveia (filho do prefeito de Paudalho), ambos fechados com Ricardo para Federal.

Nomeação 1 – O Diário Oficial do Estado trouxe em sua publicação do último sábado (11) a nomeação governador Paulo Câmara nomeou no último sábado (11) de Túlio Gadelha para a presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe). Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, pasta que recentemente foi entregue ao PDT de Zé Queiroz.

Nomeação 2 – Militante do Partido Democrático Trabalhista, sigla pela qual disputou sem sucesso o cargo de vereador do Recife em 2012 e de deputado federal em 2014, o jovem Túlio Gadelha ficou conhecido nacionalmente após a revelação de que está namorando a apresentadora global Fátima Bernardes.

Vapt – Vupt – Para garantir a contemplação de suas bases com emendas parlamentares, o deputado estadual licenciado e secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (SD), sem alarde assumiu a sua cadeira na ALEPE no final do mês de outubro apenas pelo tempo suficiente para apresentar suas emendas. Quem perdeu com isto foi o deputado Gustavo Negromonte (PMDB), que durante este curto período foi para a suplência.

Mata Sul – Em reunião realizada ontem (13), no Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul (COMSUL), os prefeitos Reginaldo Moraes (Cortês), Verônica Souza (Gameleir), Lucrécio Gomes (Escada) Diogo Gomes (Chã Grande), Dr. Marcos (Pombos) e Rildo Reis (Amaraji) debateram sobre os problemas enfrentados pelo aterro sanitário consorciado entre os municípios. Presidida por Reginaldo Moraes, o COMSUL abrange 15 municípios da Mata Sul e tem discutido temas importantes e contribuído para o fortalecimento político da região.

Herdeiro político 1 – Considerado favorito a conquistar uma cadeira na Câmara Federal no próximo ano, o empresário bem sucedido Guilherme Uchôa Júnior já contabiliza apoios sólidos para a sua eleição. Entre os prefeitos que votam com ele estão os de Itambé, Itaquitinga e Araçoiaba. Na Mata Sul está fechado com o deputado Pedro Serafim Neto (PDT).

Herdeiro político 2 – Ao contrário de muitos que se aventuram na vida pública para fazer dela um meio de vida, Guilherme Uchôa Júnior entra na política para atender ao desejo do seu pai, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, que vê nele a pessoa ideal para dar continuidade ao seu legado.

Mata Norte – O vereador de Carpina, Diogo Prado (PC do B, imagem), parece ter tomado gosto pela ideia de concorrer a uma vaga na ALEPE. Oposicionista ferrenho do prefeito Manoel Botafogo (PDT) , ele deverá sair como majoritário no município, para isto conta com o apoio do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB). Na vizinhança o jovem já fechou com a oposição em Lagoa do Carro e anda conversando com lideranças de outros municípios da região.

Segurança – Dias após o início das atividades da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Litoral Sul, o prefeito de Barreiros, Elimário Farias realizou a primeira reunião para a criação do Conselho de Segurança do Município. Participaram do encontro o vice-prefeito Thomaz Baleia, o comandante da 10º CIPM, Major Fernando Júnior, policiais civis, secretários municipais e representantes Bancos e da sociedade civil organizada, todos dedicados a discutir estratégias para o enfrentamento da violência.

Articulado – Apesar de ter deixado o comando do Ministério das Cidades, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) ainda manterá um bom trânsito no Governo Federal. Quebrará a cara quem apostar que ele deixará de ter influência na liberação de recursos para os municípios pernambucanos que foram contemplados com projetos do Ministério das Cidades.

Wellington Ribeiro - Redator do Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro – Redator do Blog Ponto de Vista

Escrito por Wellington Ribeiro

*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: [email protected]

COMMENTS