RADAR POLÍTICO (15/05) – Candidatos ao TCE-PE expostos ao sol e sereno

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Rodrigo Novaes (PSB), Kaio Maniçoba (PP), Joaquim Lira (PV), Débora Almeida (PSDB) e Francismar Pontes (PSB), além do deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB)

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Nesta terça (16) a Assembleia Legislativa de Pernambuco deve alçar a condição de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado o advogado Eduardo Porto, único inscrito para a vaga que surgiu com a aposentadoria do conselheiro Carlos Porto, seu pai. O nome do advogado será apreciado amanhã na CCLJ e deve ir para o Plenário no mesmo dia. Não custa lembrar que Carlos Porto ficou no TCE por quase 33 anos e que o seu filho, com 41 anos, poderá ficar no cobiçado Colegiado por mais 34 anos.

Por sua vez, o Conselho do TCE-PE terá em breve mais uma vaga disponível com a aposentadoria da conselheira Teresa Dueire que ficará no Colegiado no máximo, caso não decida por antecipar a aposentadoria, até o dia 12 de julho deste ano quando completa 75 anos e será aposentada compulsoriamente. Para esta vaga estão no páreo os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB), Kaio Maniçoba (PP), Joaquim Lira (PV), Débora Almeida (PSDB) e Francismar Pontes (PSB), além do deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB). Embora não faltem palpites sobre quais nomes estariam mais propensos a conquistar a vaga, vale lembrar ainda existe muito chão até a disputa, momento que os interessados estarão expostos ao ‘sol e sereno’, passíveis às intempéries, além disso, o voto se dará de modo secreto, modalidade suscetível às traições. O momento é de avançar nas articulações e não descuidar, qualquer erro pode ser fatal, sobretudo em uma eleição com muitos candidatos.

CONFIRA AINDA: Teresa Dueire antecipa aposentadoria no TCE-PE

Pedro Freitas Aliança Xisto Freitas Prefeitura de Aliança DECIDIDO – O prefeito de Aliança Xisto Freitas (PSD) já decidiu quem apresentará para disputar a sua sucessão. Trata-se de Pedro Freitas, seu primo e superintendente regional do Banco do Nordeste em Pernambuco. Com uma gestão bem aprovada e que figura entre as melhores da Mata Norte, Xisto tem  tudo para garantir mais uma vitória ao seu grupo político. Por lá a oposição deve apresentar o ex-prefeito Azoka e o vereador Maciel Saraiva.

DESENVOLVIMENTO – Tem repercutido muito bem na bacia leiteira do estado a proposta do deputado estadual Dannilo Godoy (PSB) sobre a criação do Programa Rota do Leite. O parlamentar apresentou um documento que aponta os problemas e soluções para a melhoria do escoamento da produção de leite e seus derivados capaz de potencializar a economia de municípios do Agreste e Sertão.

BARRADO – Convidado para uma audiência no Palácio do Campo das Princesas, um deputado estadual foi impedido por um policial de pegar um elevador que agora é de uso exclusivo da governadora e levou um bom chá de cadeira.

EMBAIXADOR – O entusiasmo com que anda defendendo os interesses dos municípios na ALEPE fez com que o deputado estadual José Patriota (PSB) seja reconhecido como ‘Embaixador dos Municípios’. Prefeito de Afogados da Ingazeira por dois mandatos e ex-presidente da AMUPE, José Patriota tem carrega o municipalistismo no coração.

ALGUÉM RESPONDE? – Quais dos candidatos a vaga do Tribunal de acometas irão até o fim?

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS