Radar Político (17/06) – Inércia da oposição facilita a vida do PSB no Recife

Radar Político (17/06) – Inércia da oposição facilita a vida do PSB no Recife

Confira esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Embora para alguns os 15 meses que ainda faltam para eleições municipais proporcione uma margem de tempo confortável para iniciar as movimentações em torno da construção de uma candidatura majoritária em municípios do interior, o mesmo não se pode dizer para aqueles que buscam por construir uma candidatura de oposição na disputa pela Prefeitura do Recife.

No bloco de Oposição alguns nomes são lembrados para a disputa, a exemplo de Daniel Coelho (Cidadania), Mendonça Filho (DEM), Wanderson Florêncio (PSC), Raul Henry (MDB), Romero Albuquerque (PP), Marco Aurélio (PRTB), Marília Arraes (PT), Túlio Gadelha (PDT) e Sílvio Costa Filho (PRB), no entanto pouco deles já estão em campo se movimentando efetivamente no sentido de construir uma candidatura, como é o exemplo do deputado estadual Marco Aurélio (PRTB). Outros, por sua vez, preferem se manter mais discretos quanto às articulações, ou até mesmo sequer se esforçam no sentido de construir tal candidatura.

Enquanto a oposição em seu conjunto permanece inerte, o PSB, detentor do poder no município, segue avançando desenfreadamente, sem percalços, no objetivo de manter o Palácio do Capibaribe sob o comando do partido. O candidato do partido inclusive já foi escolhido. O deputado federal João Campos.

Se no bloco oposicionista a principal estratégia é a de estimular múltiplas candidaturas com o simples objetivo de levar a disputa para um segundo turno, no PSB a ordem é tratorar para liquidar a fatura já na primeira etapa. Para isto, o partido tem investido pesado na formação de um verdadeiro exército formado por vereadores de mandato e pré-candidatos a vereador. Algo que só é possível conseguir mediante grande estrutura e antecipação nas articulações, cenário que está muito distante da realidade dos candidatos da oposição.

Caso não desperte a tempo e inicie de fato as articulações, o bloco oposicionista caminha a passos largos para mais uma derrota na capital.

E agora, Coutinho? – Diferente do que aconteceu em 2016, quando o Solidariedade conseguiu montar uma chapinha sem vereadores de mandato no Recife e que culminou na eleição de Rodrigo Coutinho, o deputado federal Augusto Coutinho não terá uma tarefa fácil de convencer lideranças a disputarem pelo partido com o simples propósito de servirem de escada para o seu filho se reeleger.

Dupla Wanderson e AndersonEntre lideranças ligadas aos Ferreiras a quem defenda uma candidatura de Wanderson Florêncio (PSC) à prefeitura do Recife. A estratégia por trás disso estaria na possibilidade de Wanderson preencher o seu guia eleitoral com ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão de Anderson Ferreira em Jaboatão, o que por tabela promoveria o aliado que disputará a reeleição em um município que não tem guia eleitoral.

O indicado?Em Limoeiro, no Agreste Setentrional, cresce as especulações de que Orlando Jorge, atual secretário de Saúde de Paudalho, pode ser o candidato a prefeito indicado pelo grupo do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos). Na oposição também se movimentam para disputar a prefeitura o ex-vereador Zé Nilton (PP) e o vice-prefeito Marcelo Mota (PSB). Estes dois últimos andam bastante afinados.

Cobrança 1Nas redes sociais o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) voltou a defender a retomada da construção das barragens da Mata Sul. De acordo com o parlamentar, uma delas, a Panelas II, no município de Cupira,  é não só apenas fundamental para conter enchentes nos municípios de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, mas também para reforçar o abastecimento dos municípios de Cupira, Panelas e Lagoa dos Gatos, no agreste.

Cobrança 2 – Clodoaldo também chamou a atenção para a retomada da construção da barragem de Barra de Guabiraba, obra que será responsável por evitar enchentes no Rio Sirinhaém, contemplado desta forma os municípios de Cortês, Sirinhaém e Barra de Guabiraba. Na ALEPE Clodoaldo tem se destacado como uma das principais vozes em defesa dos interesses da Zona da Mata Sul.

CorrendoContabilizado pelo PSB como possível candidato a reeleição na chapinha do partido, o vereador recifense Benjamim da Saúde, eleito com apenas 3.772 votos em 2016 pelo PEN, deverá procurar outro rumo. Ainda que dobre a sua votação, dificilmente ele conseguiria ser reeleito na chapinha do PSB, onde o ponto de corte deve ficar em 8.500 votos. O PP está entre as opções de Benjamim.

CrueldadeO prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL) está sendo acusado de contratar uma empresa que está cobrando preços absurdos aos barraqueiros que comercializam na festividade do São João no município. E não é só isso. Há informações de que a empresa obriga os barraqueiros a comprarem as bebidas exclusivamente a ele e com um preço mais alto do que é praticado no mercado.

Uma questão de…A ideia do deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) de propor ao governador a modernização do RG e redução dos valores pagos pela reemissão de outras vias tem recebido o apoio da população, sobretudo, das camadas mais pobres.

…justiça socialEm alguns casos, como na reemissão da quarta via, o Governo do Estado cobra um valor próximo a 10% do salário mínimo, algo que penaliza as pessoas de menor renda, principalmente aquelas que são obrigadas a recorrer a reemissão do documento depois de terem sido vítimas de assaltos. O governador Paulo Câmara já autorizou a realização de um estudo técnico para ver a viabilidade da proposta.

Na telinhaO deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) estreiou no último sábado, na TV Tribuna, o seu programa Bom Dia Vida. A estreia contou com a participação da cantora Shirley Carvalhaes, que cantou ao lado de Collins para uma multidão reunida no parque Dona Lindu, no Recife. O Programa Bom Dia Vida vai ao ar todos os sábados, às 11 horas na TV Tribuna, afiliada da Band.

Missão impossível – Dado o desempenho de Miguel Coelho à frente da prefeitura de Petrolina, o seu favoritismo para as eleições de 2020 é real. Os candidatos oposicionistas terão muito trabalho para desconstruir a sua imagem e convencer à população que o município precisa de mudança. Proativo e articulado, Miguel tem na sua estreita relação com o Governo Federal um ponto bastante positivo que tem proporcionado à Petrolina vários investimentos que tornaram o município em um verdadeiro canteiro de obras.

ArticuladorGuga Cabral, coordenador-geral de articulação política do Cidadania, tem realizado não só um trabalho de expansão do partido no estado convencendo lideranças a disputarem as eleições do próximo ano pela sigla, mas também anda levando para conversar com Daniel vários prefeitos que ficaram órfãos depois do resultado das urnas em 2018.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS