RADAR POLÍTICO (16/08) – Simbolismo marca início de campanha dos candidatos ao Governo

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link

Danilo Cabral Miguel Coelho Anderson Ferreira Marília Arraes Raquel Lyra
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Os cinco candidatos ao Governo de Pernambuco melhor situados nas pesquisas escolheram realizar nesta terça (16), data que dá o start oficial para a campanha, agendas carregadas de simbolismo.

O candidato Danilo Cabral (PSB) terá o Bairro de Brasília Teimosa, no Recife, para ser palco da sua primeira caminhada e comício. A escolha do bairro se deu, sobretudo, pela forte ligação da localidade com o ex-presidente Lula que em 2003 levou 29 ministros para lá e requalificou a área retirando as palafitas.

Anderson Ferreira, por sua vez, inicia a sua agenda com um almoço no Siduscon e em seguida uma coletiva de Imprensa, mas terá nas caminhadas em Ponte dos Carvalhos, no Cabo, e no Bairro do Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, o grande foco de mobilização popular. As duas localidades são redutos conhecidos da família Ferreira.

Ainda na Região Metropolitana do Recife, a candidata Marília Arraes promove seu grande ato no Bairro de Roda de Fogo, comunidade que  carrega o simbolismo de luta por moradia. Foi lá que no final da década de 80 o então governador Miguel Arraes concedeu posse dos terrenos para centenas de famílias.

Raquel Lyra, por sua vez, tem em Caruaru, cidade que governou por 7 anos e realizou grandes transformações, a sua grande largada. Miguel Coelho também escolheu o interior do estado para a largada. Agendas em Parnamirim, Terra Nova, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, estão na sua programação. Esta última, que ele governou por 7 anos e também foi responsável por realizar grandes avanços, foi a escolhida para a grande apoteose do seu primeiro dia de campanha.

GANHANDO TERRENO – O candidato a deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB) ficou animado com a receptividade em Pesqueira. Lá ele cumpriu agenda ao lado do empresário Luiz Henrique, nome que tem despontado como forte candidato a prefeito nas eleições suplementares deste ano no município.

SUBINDO – Depois de receber ontem (15) a adesão do prefeito Manuca (Custódia) ao seu palanque, a candidata a governadora Marília Arraes (SD) deve anunciar nesta terça (16) o ingresso de mais outro gestor ao seu time, fazendo com que ela totalize o número de 24 prefeitos e prefeitas na sua base.

CAMPEÃO DE PREFEITOS – Com a adesão de Everaldo do Queijo (Maraial), subiu para 12 o número de prefeitos que apoiam a reeleição do deputado Claudiano Filho (PP), o que faz dele o candidato a deputado estadual com o maior número de prefeitos. A lista se completa com os gestores de Cedro, Manari, Iati, Paranatama, Terezinha, Lagoa do Ouro, Correntes, Angelim, Pedra, Caetés e Calçado.

PERDENDO ESPAÇO – A candidata a deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil) deve receber significativas baixas na sua base. Desembarcarão do seu palanque a prefeita Elbinha de Trindade, além de lideranças dos municípios de Bodocó, Serrita e Tupanatinga.

AMPLIANDO – O deputado estadual Clóvis Paiva (PP) garantiu um importante apoio em Jaboatão dos Guararapes à sua reeleição. Trata-se do vereador Juca da Laje (PTB). Com uma base ampla distribuída na Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana, Clóvis Paiva tem tudo para emplacar o segundo mandato.

ALAVANCA NO CANTO – Candidato à reeleição, o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) ligou as turbinas e não para de arregimentar apoios para o seu projeto. As mais novas adesões foram o candidato a deputado estadual Luciano Pacheco (Patriotas), onde irá realizar dobradinha em 16 municípios, é o ex-vereador de Jaboatão Neco. Mendonça Filho que se cuide!

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS