conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Radar Politico

por Wellington Ribeiro

Informações atualizadas, destaques e análises do que acontece nos bastidores da política

Humberto Costa (PT), Gilson Machado Neto (PL), Eduardo da Fonte (PP), Marília Arraes (SD), Sílvio Costa Filho (Republicanos), Fernando Dueire (MDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Armando Monteiro (Podemos)
Humberto Costa (PT), Gilson Machado Neto (PL), Eduardo da Fonte (PP), Marília Arraes (SD), Sílvio Costa Filho (Republicanos), Fernando Dueire (MDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Armando Monteiro (Podemos)

Coluna Radar Político

RADAR POLÍTICO (17/02) – Corrida pelo Senado – Oito nomes e apenas duas vagas

Humberto Costa (PT), Gilson Machado Neto (PL), Eduardo da Fonte (PP), Marília Arraes (SD), Sílvio Costa Filho (Republicanos), Fernando Dueire (MDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Armando Monteiro (Podemos)

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Na história recente da política pernambucana nunca se viu tantos nomes competitivos em uma disputa pelo Senado. Para o próximo ano, quando estará em jogo duas vagas para a “Câmara Alta”, ao menos oito quadros têm demonstrado interesse no tapete azul. São eles: Humberto Costa (PT), Gilson Machado Neto (PL), Eduardo da Fonte (PP), Marília Arraes (SD), Sílvio Costa Filho (Republicanos), Fernando Dueire (MDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Armando Monteiro (Podemos). O grande problema em questão é que, diante do cenário que se desenha para a disputa pelo Governo do Estado, com Raquel Lyra disputando a reeleição e tendo como adversários o prefeito do Recife João Campos e um eventual nome representando a Direita, não há espaço para todos.

Visto hoje como “cadeira cativa” tanto na chapa de João, quanto na de Raquel, o senador Humberto Costa pode até não ser uma figura dispensável em uma composição, mas pode ter sua competitividade prejudicada na disputa caso os índices de aprovação do Governo Lula continue despencando. Por sua vez, o ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado Neto, tem a garantia, apoio e incentivo do próprio ex-presidente. A sua candidatura é prioridade para a Direita que se mobiliza para concentrar voto em apenas um candidato. É justamente nessa estratégia que Gilson aposta e que pode ser perigosa para os adversários.

No campo político da governadora Raquel Lyra, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) é de longe o nome mais competitivo e que reúne o maior grupo político entre todos o possíveis candidatos. Neste caso, ser ou não ser candidato depende apenas dele. Já Armando Monteiro, também ligado a governadora, apesar de se destacar como um grande quadro da política pernambucana, tem reduzida chance de compor uma chapa diante da alta concorrência.

Embora sinalize uma proximidade com a governadora, Fernando Dueire (MDB), conhecido por ser o ‘senador dos prefeitos’, tem na estreita relação construída junto aos gestores um trunfo. Pesa contra ele nunca ter sido testado nas urnas, já que chegou ao Senado como suplente de Jarbas, e a divisão interna do MDB, que tem sua maioria simpática ao projeto de João Campos.

Quando o assunto são os nomes mais próximos a João Campos, Marília Arraes se destaca não apenas pelo recall das urnas, mas, sobretudo, por ser o nome mais identificado com a Esquerda. A Neta de Arraes lidera todas as pesquisas já divulgadas sobre a disputa para o Senado e não pode ser descartada do tabuleiro político. Quanto a Silvio Costa Filho, o ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula anda ganhando terreno e aposta nesta relação com o presidente todas as fichas para figurar na chapa. Por fim, Miguel Coelho, nome mais ao Centro, reúne não apenas a experiência das disputas majoritárias, mas possui uma inconteste liderança no sertão, sendo, portanto, um quadro bastante cobiçado por qualquer que seja a chapa.

NA DÚVIDA – Diante da queda nos índices de aprovação do Governo Lula, Anderson Ferreira, presidente estadual do PL, tem dúvida se Raquel ou João irão querer ligar a imagem ao petista na disputa pelo Governo do Estado no próximo ano. “O presidente vai mal e o governo, pior ainda, perdido. Quero ver, em 2026, quem realmente vai ter coragem de encarar essa realidade”, disse.

CAINDO EM CAMPO – O pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto não tem perdido tempo na busca por pavimentar o caminho para Brasília. Ontem (16/02) ele esteve no município de Camaragibe, onde prestigiou o tradicional Bloco Canário Elétrico ao lado de lideranças que o apoiam.

RESSACA – A derrota governista na disputa pelo comando das principais comissões da ALEPE deve repercutir na sessão plenária desta segunda. Em conversa com o Blog, um deputado da base já jogou a toalha e reconheceu a derrota. “Perdemos!“, disse.  Por sua vez, um grupo de parlamentares ainda não se dão por vencidos e prometem insistir com ação na justiça mesmo após um desembargador negar a liminar.

COTAÇÃO EM ALTA  Não falta deputado governista sorrindo à toa com o “nó” que os oposicionistas e independentes deram no governo. “Agora cada voto conta”, confidenciou um parlamentar palaciano em reserva.

NAS LADEIRAS – Com o tema “Ainda estamos aqui” em referência ao filme “Ainda estou aqui”, protagonizado pela atriz Fernanda Torres e que retrata a perseguição política na ditadura, o tradicional Bloco Carnavalesco “Eu acho é pouco” fez seu ensaio aberto e atraiu neste domingo vários políticos da esquerda, entre elas Marília Arraes, Danilo Cabral, a deputada estadual Rosa Amorim, a vereadora olindense Eugênia Lima e o ex-candidato a prefeito de Olinda Vinicius Castello.

ALGUÉM RESPONDE? – Os deputados governistas vão conseguir emplacar o comando de outras comissões na ALEPE?

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (10), o edital de concurso público para o...

ELEIÇÕES 2024

Escrito por Wellington Ribeiro Mantendo a tradição, o Blog Ponto de Vista divulga o tão esperado DATAPONTO RECIFE sobre a disputa por vaga na...

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Na primeira pesquisa do Instituto Conecta, encomendada pelo Blog Ponto de Vista, no Município de Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Mano Medeiros(PL) aparece na...

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.