Radar Político (17/05) – Sebastião Oliveira prepara o troco

Radar Político (17/05) – Sebastião Oliveira prepara o troco

Confira esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Divulgada em primeira mão pelo Blog Ponto de Vista, a ida do primeiro-suplente de senador Waldemar Oliveira para o comando do Avante em Pernambuco repercutiu bastante no meio político, pois carregou consigo um sinal claro das movimentações do deputado federal Sebastião Oliveira (imagem), irmão de Waldemar, no sentido de garantir aos seus aliados uma sigla para disputar as eleições de 2020.

Reeleito em 2018 com o apoio de mais de 20 prefeitos, onde a sua grande maioria está filiada ao PR, partido no qual perdeu o comando para o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, Sebastião age no sentido de fazer com que a sua base de desfilie em massa do Partido da República para migrar para o Avante. De pronto, Sebá deve levar algo em torno de 10 prefeitos para a sigla agora comandada pelo seu irmão, o que fará do Avante o sexto maior partido em número de prefeitos em Pernambuco, inclusive ultrapassando o próprio PR. Este número pode aumentar ainda mais, já que o ex-deputado estadual Henrique Queiroz também migrou para a sigla, assumiu a posição de secretário-geral e também deve levar boa parte de sua base para o partido.

Fortalecido após sair das urnas como o quarto deputado federal mais votado, Sebastião não foi prestigiado na composição do secretariado, tampouco recebeu a solidariedade do Palácio quando perdeu o PR. Agora, com o comando de um partido nas mãos de uma pessoa de sua confiança, pode ser que ele se junte a outros insatisfeitos da Frente Popular e prepare um caminho alternativo aos interesses do PSB, inclusive no Recife. Na minha ótica, sabendo que a jogada de Sebastião contou com o apoio de outras mãos, não será surpresa alguma se isso vier acontecer.

Prestígio … – O pernambucano Gilson Machado é membro de um seleto grupo de pessoas que detém grande intimidade com o presidente Jair Bolsonaro. Em sua festa de aniversário, comemorada em Brasilia nesta semana, Gilson recebeu uma ligação de vídeo do presidente e com ela um grande presente, a confirmação da sua nomeação para comandar a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Quem presenciou a cena percebeu o quão grande é o prestígio de Gilson junto a Bolsonaro.

… em alta– Gilson, que já chegou a ser cotado para assumir o Ministério do Turismo, estava à frente da Secretaria Nacional de Ecoturismo, pasta ligada ao Ministério do Meio Ambiente. Agora, à frente da Embratur, ele ficará responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Tal pai, tal filho– Herdeiro político do deputado estadual Marco Aurélio, Marco Aurélio Filho segue à risca a forma de fazer política do pai. Ele, que é candidato a vereador do Recife, esteve recentemente no Terminal de Integração Joana Bezerra gravando vídeo ao lado de usuários descontentes com o transporte público da capital. Já o pai, como líder da bancada de Oposição na ALEPE, está fazendo sucesso com vídeos em que expõe os problemas dos grandes hospitais públicos administrado pelo Governo do Estado.

Dando a preferência,…– Na festa de aniversário do município de Abreu e Lima, o prefeito Marcos José (PSB,imagem) deixou transparecer em seus discursos a sua preferência pelo presidente da Câmara, Murilo do Povo (PSB), e pela secretaria de Finanças, Cristiane Moneta, para formar a chapa que disputará a prefeitura em 2020 com o seu apoio. O prefeito era só elogio aos dois.

… para não perder para a concorrência– Ao que parece, as sinalizações por parte do prefeito para que o vereador Murilo do Povo seja o seu candidato se dar justamente depois de rumores de que o parlamentar poderia migrar para a oposição para compor uma chapa encabeçada por Katiana Gadelha (PDT). Enquanto isso, o secretário Beckembauer Gomes (Assistência Social), antes lembrado como possível candidato do prefeito, agora ver as suas chances de ser o escolhido reduzidas ao pó.

Parnamirim– Rompido com o prefeito Tácio Pontes (PSB), o vice-prefeito Nivaldo Mendes, em entrevista ao comunicador Maurício Ribeiro, do Programa Politica em Foco, na Salgueiro FM, reafirmou a sua posição de se unir a oposição nas eleições de 2020 condicionando a escolha do candidato do grupo ao resultado de uma pesquisa. Nivaldo é ligado aos Coelhos, a quem teceu vários elogios pela forma que está administrando Petrolina e à assistência dada ao município de Parnamirim por meio da Codevasf.

Águia– O deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) segue trabalhando para ampliar a sua base eleitoral no estado. Recentemente aderiram ao seu grupo os prefeitos Sandro Arandas (Ibirajuba) e Regina da Saúde (Itaíba). O primeiro pertencia a base de Zeca Cavalcanti, que não se reelegeu, já a a segunda votou em Vinícius Mendonça, que também não logrou êxito na disputa por uma cadeira na Câmara Federal.

Dando sopa– Passado o período das eleições é bastante comum uma movimentação em cima dos espólios eleitorais dos derrotados. Além dos prefeitos e lideranças que apoiaram Zeca e Vinícius, estão na mira as bases de Kaio Maniçoba, Marinaldo Rosendo, Adalberto Cavalcanti e João Fernando Coutinho. Este último deixou órfão os prefeitos de Arcoverde, Água Preta, Cachoeirinha, Sanharó, Poção, Iguaracy, Maraial, Gameleira e Camocim de São Félix.

Macaparana 1 – Corre no município a informação de que o prefeito Maviael Cavalcanti (DEM) não deverá ser candidato à reeleição. No grupo governista o que se falar é que o melhor nome para disputar, caso o prefeito não seja candidato, seria o de Valderício Cavalcanti, no entanto ele estaria inelegível até 2021 devido a uma condenação em segundo grau.

Macaparana 2– Por sua vez, a oposição deve ir novamente com  o ex-prefeito Paquinha (PP), que desponta como franco favorito para vencer as eleições. Ele conta com o apoio do deputado estadual Antônio Moraes e do federal Eduardo da Fonte, ambos do PP.

Pé na estrada– A deputada federal Marília Arraes cumpre nesta sexta-feira (17) uma agenda de compromissos nos municípios de Palmares e Catende, ambos na Mata Sul. Em Catende ela concederá entrevista à rádio Farol PM ao lado do pré-candidato a prefeito Rinaldo Barros. Já em Palmares estará com Felipe Rodrigues, que deve disputar a prefeitura.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro 

COMENTÁRIOS