Radar Politico (18/03) – Mudança na Legislação Eleitoral é esperança de muitos vereadores recifenses

Radar Politico (18/03) – Mudança na Legislação Eleitoral é esperança de muitos vereadores recifenses

Confira esta e outras informações e notícias da política pernambucana clicando no link

Com a estreia em 2020 da nova regra eleitoral que extingue as coligações na proporcional, a estratégia adotada pelos vereadores de mandato que buscam a reeleição, assim como também o dos demais candidatos a vereador, deve sofrer uma grande mudança.

No Recife, por exemplo, nas eleições de 2016 foram formadas 7 coligações proporcionais que juntas foram responsáveis pela eleição de 27 dos 39 vereadores que compõem o Legislativo da capital, o que representa 70% das cadeiras. 

De todos os 35 partidos que tiveram candidatos a vereador no Recife em 2016, apenas 17 superaram o cociente eleitoral para conquistar ao menos uma cadeira. Três desses (PSOL, PRP e PPS) ficaram bem próximos de não superar o cociente.

Vale destacar também que apenas 4 dos 18 partidos que não conseguiram alcançar o cociente eleitoral conseguiram eleger 5 vereadores. Tudo porque estavam coligados com outras siglas.

Diante do novo ambiente de disputa a expectativa é de que não apenas por uma questão de sobrevivência, mas também por dificuldades de conseguir atrair candidatos que sirvam de calda, os vereadores sejam forçados a concentrar candidaturas em alguns poucos partidos. O que sem dúvida aumentará a concorrência entre eles resultando no aumento significativo do ponto de corte.

Por outro lado, nem tudo está perdido, pois ainda há tempo para que a legislação seja novamente mudada e as regras voltem a ser como eram antes. Pelo menos essa é a esperança de alguns vereadores recifenses com os quais conversei. Um deles, inclusive, disse ter recebido uma sinalização positiva neste sentido por parte de alguns deputados federais pernambucanos. 

O prazo legal para que uma nova Lei que altere a legislação eleitoral seja aprovada e já passe a valer na eleição seguinte é de um antes ano do pleito. Neste caso o Congresso Nacional tem até o dia 4 de outubro deste ano. Caso a atual regra não seja mudada, 2020 servirá de laboratório. Como todo laboratório que se preze, não faltarão cobaias para serem levadas para o sacrifício.

Estão de olho 1 – Devido o desempenho alcançado nas urnas do Recife na eleição do ano passado (mais de 29 mil votos só na capital), o vereador Davi Muniz já é encarado como o vice dos sonhos para qualquer candidato a prefeito. No último sábado (17/03) ele recebeu, no bairro da Várzea, seu reduto eleitoral, a visita do pré-candidato João Campos (PSB). Vale lembrar que de todas as zonas eleitorais do Recife, a que abrange a Várzea foi a única em que João Campos perdeu em 2018, e justamente para Davi Muniz que também saiu candidato a federal.

Estão de olho 2 – Com 7 mandatos consecutivos de vereador do Recife sempre com excelentes médias de votos, o petebista Antônio Luiz Neto carrega consigo um simbolismo muito grande, principalmente por sua liderança incontestável nos bairros do Arruda e Fundão. Embora ALN negue a sua intensão de sair do PTB, não faltam partidos interessados em seu passe, inclusive o PSB.

Quem não assistência, pode perder para a concorrência – A saída de vereadores do PTB para o PSB na capital não é algo fora do comum. Em 2016 esta travessia foi realizada pelos vereadores Carlos Gueiros e Eduardo Marques. Na época a migração foi entendida como uma questão de sobrevivência política para ambos. Para que a história não se repita, o PTB terá que arrumar a casa e trabalhar na construção de uma boa chapinha para garantir a permanência de Antônio Luiz Neto na sigla. 

Com chances – Entre a lideranças sem mandato que devem disputar uma vaga na Câmara do Recife com com competitividade estão Wéberson Florêncio (irmão do deputado estadual Wanderson Florêncio); Pastor Júnior Moura (esposa da deputada estadual Clarissa Tércio); Andreza Oliveira (esposa do deputado estadual Romero Albuquerque); o suplente Júnior de Cleto (Patriota); o youtuber e digital influencer Ni do Badoque (PP); o militar Albérisson Carlos, Marco Aurélio Filho e até Marcelo Cabral, filho do deputado federal Danilo Cabral.

Corda bamba – Embora seja cedo para apontar quais vereadores de mandato estão com a reeleição em risco, alguns deles precisam reavaliar a estratégia utilizada em 2016 para não correr risco de ficar de fora em 2020. São eles: Júnior Bocão (PSDB), Wilton Brito (PP), Goretti Queiroz (PR), Aerto Luna (sem partido), Marcos de Bria (DC) e Gilberto Alves (PSD).

Chapinha promissora 1 – Sob o comando de Daniel Coelho (imagem), candidatíssimo a prefeito do Recife, o PPS deve lançar uma chapinha bastante atraente para aqueles que buscam conquistar uma vaga na Casa de José Mariano com uma votação baixa. Entre as lideranças que irão concorrer pelo PPS estão o do atual vereador Ricardo Cruz, além de Karla Falcão, Professor Thiago, Zé Neto, Casé e o delegado Durval Lins. Todos com uma perspectiva média entre 2.500 e 5 mil votos.

Chapinha promissora 2 – Quem também anda se movimentando no Recife é o deputado federal Túlio Gadelha (PDT).  No início do ano foram filiados à legenda pela mãos de Túlio a empresária Maria do Céu e o advogado Pedro Josephi. Além deles dois, a chapinha do PDT deve contar com a candidatura de Isabela de Roldão, ex-vereadora e atual secretaria de Habitação da Prefeitura do Recife.

Concorrência – O líder comunitário Wilson Lapa, presidente da associação de moradores do bairro de Brasília Teimosa, no Recife, avalia se candidatar a vereador nas próximas eleições. O bairro, com cerca de 35 mil moradores, é um dos mais densos da capital. Lá ele disputará votos com os vereador Eduardo Chera (PSC).

Catende 1 – Principal voz em Defesa dos Animais em Pernambuco, o deputado estadual Romero Albuquerque (PP) utilizou as redes sociais para denunciar o descaso praticado pela Prefeitura de Catende que não vem cumprindo a recomendação do Ministério Público de financiar com R$ 5 mil mensal a proteção de cães abandonados e de arrumar um local adequado para os animais que atualmente estão nas instalações de um antigo matadouro do município.

Catende 2 – “Diante desta situação muito triste, estamos planejando uma ação.Vamos levar algumas doações para estes animais e recrutar médicos (veterinários) amigos que possam ajudar a recuperar aqueles que estão doentes. Além disso, vamos pedir informações à Prefeitura e ao MP, para solucionar este problema”, expressou Romero.

Entrevista – A delegada Patrícia Domingos é a convidada do programa Roda Viva desta terça-feira (19/03). Ela deve falar do seu histórico de combate à corrupção e do convite feito pelo ministro Sérgio Mouro para fazer parte de uma equipe na Secretaria Nacional de Segurança Pública. Transmitido a partir das 22:15hs, na TV Nova, canal 22, o Roda Viva é comandado pelo jornalista Aldo Vilela. 

Barril de pólvora – O assassinato do vereador de Floresta, Beto Souza, ocorrido ontem (17), acende mais uma vez o sinal de alerta no município localizado no Sertão de Itaparica. Com um histórico de acirramento político violento, Floresta é um verdadeiro barril de pólvora que explode ao menor sinal de fagulha. Embora ainda não se saiba a motivação do crime, o assassinato do vereador pode ser o estopim para desencadear uma grande guerra.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS