Radar Político (18/04) – Deputados do PSB defendem Eduardo da Fonte e André Ferreira para o Senado

Eduardo e André aparecem como a salvação deputados com reeleição em risco

A busca por participar de uma coligação robusta que garanta a conquista de um maior número de cadeiras possíveis, tem feito com que deputados federais e estaduais do PSB que apresentam a reeleição em risco comecem a defender as candidaturas de Eduardo da Fonte e André Ferreira ao Senado.

Sem calda e com a construção de um cenário totalmente adverso para alianças na proporcional com o PSB, a saída enxergada pelos parlamentares socialistas é buscar a todo custo esvaziar chapinhas e forçar a coligação com outras siglas.

Recordista de votos na eleição passada e mentor da chapinha que deve agregar PP, PC do B, PDT, PROS, Solidariedade e possivelmente o PR, Eduardo da Fonte é visto por deputados federais do PSB como o principal fiador desta coligação. A sua ascensão a uma das vagas ao Senado poderia garantir a fragmentação do grupo e assim fazer com que o partido do governador consiga atrair para a sua coligação alguns desses partidos e conquiste mais cadeiras na Câmara Federal no chapão.

Por sua vez, o nome de André Ferreira para o Senado recebe grande aderência entre deputados estaduais do PSB, já que a ida de André para a majoritária inexoravelmente exigiria a junção do PSC ao PSB na proporcional, fazendo com que grande parte de seus candidatos sirvam de calda para os socialistas.

Embora as soluções apresentadas possam em parte se concretizar, a verdade é que tal movimento não é uma engenharia tão fácil de ser realizada como se imagina.

No cenário atual o governador Paulo Câmara só tem a vice e uma vaga ao Senado em aberto, já que a outra vaga à Câmara Alta está prometida a Jarbas Vasconcelos. Este, por sua vez, só não será candidato caso perca o comando do MDB para Fernando Bezerra.

Se depender da cúpula do PSB, a vaga de vice-governador jamais cairá nas mãos de André ou Eduardo da Fonte, a menos que o governador Paulo Câmara, em caso de reeleição, não pretenda deixar o governo para concorrer a algum cargo em 2022. Caso contrário, ter um dos dois na vice implicaria deixar o caminho aberto para tentarem concorrer ao Governo do Estado com o comando da máquina.

Em um contexto que apresente disponível apenas uma vaga ao Senado pela Frente Popular, esta dificilmente será ocupada por André Ferreira. Tal afirmação baseia-se no fato de que Eduardo da Fonte seria o maior obstáculo para que isto acontecesse.

Líder da maior bancada de deputados estaduais, 14 no total, comandante do partido de maior tempo de televisão na Frente Popular depois do MDB, Eduardo da Fonte trava uma verdadeira guerra fria com a família Ferreira. A sua oposição a ascensão de André ganha o apoio de Sebastião Oliveira, presidente estadual do PR, também desafeto dos Ferreiras.

Por sua vez, apesar de representar um grupo que possui o comando do 2º maior colégio eleitoral, ter uma representação significativa no seguimento evangélico e possuir o apoio do presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, André não teria poder de veto ao nome de Eduardo da Fonte, uma vez que o seu peso é bem inferior ao que hoje o PP e PR representam na Frente Popular.

Com uma equação difícil de ser resolvida sem que haja grandes fraturas, resta aos deputados que disputarão pelo chapão de Estadual e Federal do PSB buscarem uma alternativa menos descomplicada e traumática para salvarem os seus mandatos.

Casa de ferreiro, espeto de pau 1 – Embalado com a entrada do presidenciável Jair Bolsonaro no PSL o partido saltou de 1 para 8 deputados federais. No entanto, parece que o crescimento da sigla não se estendeu para Pernambuco, terra de Luciano Bivar, presidente nacional do PSL.

Casa de ferreiro, espeto de pau 2 – A desatenção de Bivar com o fortalecimento da sigla no estado não só resultou na perda de seus únicos dois representantes no Legislativo Estadual, Socorro Pimentel e Beto Acciolly, mas também na falta de apresentação de pré-candidatos competitivos para concorrer vagas na ALEPE ou à Câmara Federal.

Em alta – Com uma gestão voltada para a valorização do Turismo, o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB), anda em conversas bastante avançadas com um grupo empresarial para atrair mais um grande empreendimento para o município.

Em baixa – Apontado como aposta na nova safra de gestores de municípios da Mata Sul, o prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB) tem apresentado uma gestão bem abaixo da expectativa difundida na sua campanha, em 2016. Embora tivesse promovido agendas positivas no seu primeiro ano de mandato, o ritmo lento e a timidez das ações de sua gestão em 2018 alimenta o sentimento insatisfação na população com a forma com que ele vem conduzindo o município.

Encontro – Em audiência que terá com o governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN) promete expor toda a sua insatisfação quanto a forma com que vem sendo tratado pelo Governo do Estado. Vale lembrar que no evento realizado no início do mês pela Oposição, em Ipojuca, o gestor coroense fez questão de registrar presença.

Tábua de pirulito – Entidades representantes dos setores produtivos do Polo de Confecções, no Agreste, cobram da Secretaria Estadual de Transportes a recuperação do trecho da PE 160 que passa pelo perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe. A quantidade de buracos na via tem causado transtornos e prejudicado o comércio local.

Barragens – Principal representante da Mata Sul na Câmara Federal, o deputado João Fernando Coutinho (PROS) esteve ontem (17) no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para solicitar ao ministro Antônio de Pádua especial atenção para a continuidade dos investimentos do Governo para garantir a conclusão das 4 barragens de contenção de enchentes na Mata Sul do Estado.

Movimento 23 – O pré-candidato a deputado federal André Carvalho em encontro com Roberto Freire, presidente nacional do PPS, também em Brasília, recebeu a garantia que a sua eleição é tratada como prioridade pelo partido. Proprietário da rádio Maranata FM, emissora líder de audiência no seguimento evangélico, André tem tudo para ser uma das surpresas desta eleição.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS