Radar Político (19/02) – A força do PP

Radar Político (19/02) – A força do PP

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Andreza Romero vai construir primeiro Abrigo Temporário para animais abandonados do Recife
Andreza Romero leva propostas da causa animal ao centro do Recife
Vereadora quer academias de atividades físicas como serviço essencial


Embora a vista da bancada de deputados estaduais do PP e do deputado federal Eduardo da Fonte ao governador Paulo Câmara na última segunda-feira tenha tido por objetivo apresentar uma proposta de criação do IPVA Rural, que concederia o desconto de 50% na alíquota do imposto para produtores e trabalhadores rurais,o encontro também serviu para apresentar o poderio político que o Progressistas  representa.

Com 11 deputados estaduais, a bancada do PP possui a mesma quantidade da soma dos deputados do PT, PSD, PR, Solidariedade, PC do B, e MDB, partidos da base do Governo, além de igual tamanho da bancada do PSB, só que a diferença é de que todos os deputados do PP são titulares. Este número representa uma fatia expressiva de todo o apoio que o governador Paulo Câmara conta no Legislativo Estadual. Somando-se a isto, vale registrar que os Progressistas ainda detêm o comando da ALEPE por meio do deputado Eriberto Medeiros.

Para 2020 o PP deve ter um papel de protagonismo não só no que se refere na disputa por prefeituras, já que deverá lançar cerca de 100 candidatos a prefeito em todo o estado, mas também terá voz ativa na mesa de discursões em municípios de grande porte, a exemplo do Recife, principalmente por ser, dentro da coalização de forças que apoiam a candidatura de João Campos, o partido com maior tempo de televisão já que o PT está prestes a desembarcar do bloco devido o lançamento da candidatura de Marília Arraes à Prefeitura.

Dentro de todo este contexto não há porque duvidar que a sigla comandada por Eduardo da Fonte terá o seu espaço ampliado no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife. É aguardar E conferir.

GANHANDO ESPAÇO – O deputado federal Sílvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, tem ganhado notoriedade pelo trabalho de recrutamento de pré-candidatos a prefeito em todo o estado. As mais recentes lideranças que ingressaram na sigla foram a prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi Queiroz, e o ex-prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega.

GESTO – Por falar em Flávio Nóbrega, não é só com o apoio de Sílvio Costa Filho que ele pode contar para disputar o comando da Terra da Vaquejada. O prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, liderança que vem  ganhando destaque nas articulações políticas na região do Agreste Setentrional, já declarou o seu apoio a Nóbrega. Inclusive fez um grande gesto ao retirar a candidatura da sua esposa, Juliana Chaparral, no município.

DO LADO – Enquanto isso, Juliana irá enfrentar a disputa pelo município vizinho de Casinhas, onde nas eleições de 2018, quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, obteve mais de 2.400 votos. Por lá ela enfrentará o prefeito João Camelo (PSB) e a ex-prefeita Rosineide Barbosa (PP). O anúncio oficial do lançamento da pré-candidatura de Juliana Chaparral deve ocorrer no início de março.

EM ALTA – Com estreita ligação à causa da defesa dos direitos dos animais, Andreza Romero (PP) desponta com grande favoritismo na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. O trabalho desenvolvido por ela e o seu esposo, o deputado Romero Albuquerque (PP), no resgate de animais e apoio à ONGs ligadas à causa, credenciaram o casal como os principais porta-vozes em Pernambuco na área.

COMENDO PELAS BEIRADAS – O ex-deputado federal João Fernando Coutinho e suplente de deputado estadual Manoel Jerônimo estão percorrendo o estado preparando o PROS para as eleições municipais. Ontem eles receberam o ex-vereador Pedro Martiniano que se filiou à sigla para disputar a prefeitura de Gravatá. Sob a direção da dupla o PROS tem tudo para obter um bom desempenho nas eleições deste ano.

RACHA – Os ex-prefeitos Galego do Gás e Pão com Ovo (PP) não caminharão mais unidos na disputa pela prefeitura de Primavera. Galego decidiu lançar a candidatura do vereador Felipe de Lado, que embora ainda esteja no PSDB está de malas prontas para o PL, enquanto que Pão com Ovo caminhará em faixa própria. Desunida a oposição tentará impedir a reeleição da prefeita Dayse Juliana (PDT).

ACORDO – Lideranças da Oposição em Orocó, município do Sertão do São Francisco, firmaram uma um acordo para a escolha do candidato a prefeito do grupo. A decisão saída de uma pesquisa oficial a ser realizada no mês de abril. Estão no páreo Seu Tonho, o vereador Israel Lira, Ulisses Bione (ex-secretário de administração de Orocó e filho do ex-prefeito Bosco Bione), além de Hugo. A ideia é se unir em torno do nome mais competitivo para destronar o prefeito Gueber (PT).

ANÚNCIO – Marcando presença na 1ª Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco em 2020, ocorrida ontem (18)), o governador Paulo Câmara anunciou o repasse de R$ 25,7 milhões em verbas para assistência farmacêutica e para o Samu de 20 cidades, além da liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMMENTS