ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Não tem como falar sobre a disputa pelo Senado Federal sem citar o nome do deputado federal Eduardo da Fonte, líder do Progressistas em Pernambuco. Das credenciais que o projetam como nome competitivo neste cenário se destaca não apenas a liderança que possui sobre um dos mais sólidos e coesos grupos políticos no estado, mas, sobretudo, a sua atuação com destinação de emendas para a área da saúde.
Do ponto de vista político, Da Fonte é responsável por liderar uma coalizão que possui inserção em todas as regiões de Pernambuco, sendo inclusive o maior e mais robusto grupo e base política que apoia a governadora Raquel Lyra (PSD). Por si só isso já o credencia como candidato competitivo para disputar o Senado. No entanto, soma-se a este contexto a vinculação da sua imagem à saúde, assunto caro aos pernambucanos. Entre os destaques estão a viabilização da construção do Hospital do Câncer do Sertão; além da compra de PET-Scan para o IMIPI, equipamento de última geração para a realização de exame de imagem de alta tecnologia; Ressonância para o hospital da Restauração; e acelerador linear para o tratamento de oncológico no Hospital do Câncer de Pernambuco, aparelhos semelhantes aos disponíveis em hospitais particulares como o Albert Eistein e Sírio Libanês.
Quando o assunto é autismo, pauta presente em um significativo número de núcleos familiares, Eduardo da Fonte também tem tido uma atuação ativa em defesa dos direitos das famílias atípicas. Por essas razões ele já passa a ser chamado de “Senador da Saúde”.
NO JOGO – Apesar de está fora do mandato, Roberta Arraes (PP) tem dado mostras de um poder de articulação incomum quando o assunto é a defesa dos interesses do Sertão do Araripe. A viabilização do Hospital do Câncer do Sertão também conta com as suas digitais.
PE NA ESTRADA – O prefeito do Recife, João Campos, vai marcar presença no Congresso em Afogados da Ingazeira no próximo dia 30. A ida de João para o Sertão do Pajeú é aguardada com grande expectativa pelos entusiastas da sua candidatura ao Governo do Estado em 2026 e temida pelos aliados da governadora Raquel Lyra (PSD).
NA MIRA – A crise na área da educação estadual, potencializada pelo atraso na entrega dos kits escolares, falta de merenda nas escolas, eventuais atrasos na folha de pagamento dos servidores da pasta e a deterioração do Programa Ganhe o Mundo, motivou o deputado estadual Antônio Coelho (UB) a solicitar a convocação do secretário Gilson José Monteiro Filho. O requerimento foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Administração Pública da ALEPE.
CARGA! – Em conversa com este blogueiro, o prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos) afirmou que resgatará o protagonismo de outros tempos do São João de Arcoverde. Zeca promete uma programação de grandes atrações para impulsionar o turismo local e bater de frente com polos tradicionais como Caruaru, Campina Grande e Petrolina.
LIGOU AS TURBINAS – Não tem uma só semana que o pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto não contabilize mais uma adesão ao seu projeto. Os apoios surgem de municípios da Região Metropolitana do Recife e do interior.
GRANDE QUADRO – Não será novidade alguma se Manuca, ex-prefeito de Custódia, ser o nome indicado pelo Avante para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. A relação estreita entre Manuca e Sebá, presidente estadual do Avante, aponta para este caminho.
NA CORDA BAMBA – Apesar de ter comemorado na última semana a adesão da prefeita de Joaquim Nabuco à sua base, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) não contará mais com o apoio de prefeitos em Brejão, Paranatama e Gameleira. Em um dos casos seu aliado não emplacou o sucessor, nos outros os prefeitos optaram por mudar de federal. Existe rumores que o prefeito Janjão (Bom Jardim) possa também não votar mais nele.
ALGUÉM RESPONDE? – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), pode figurar em uma chapa majoritária em 2026?
