RADAR POLÍTICO (19/04) – PSB boicota lançamento de Luciana Santos ao Senado

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Luciana Santos PC do B

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A vice-governadora Luciana Santos lançou-se ao Senado, nesta segunda-feira (18), em ato no Recife apenas para a militância do PCdoB, partido que ela preside nacionalmente. Nenhuma liderança de peso do PSB participou do evento, mostrando que o pleito de Luciana foi feito totalmente à revelia do principal partido da Frente Popular de Pernambuco.

Nos bastidores da coligação, o movimento da vice-governadora foi visto mais como uma pressão para se manter no cargo do que propriamente para disputar o Senado – Luciana pode concorrer à reeleição porque só entrou na chapa de Paulo Câmara em 2018, substituindo Raul Henry.

Diante do que tem se conversado, a vaga do Senado deve ir mesmo para o deputado federal e presidente do PSD no estado, André de Paula, que, inclusive, tem se movimentado como pré-candidato nas agendas com Paulo Câmara e Danilo Cabral, que vai disputar o governo.

O PT de Pernambuco também quer a vaga. Semana passada o partido fechou questão em prol do deputado federal Carlos Veras. O petista, contudo, pode abrir mão de concorrer para que André seja indicado em uma negociação nacional entre PT, PSB e PSD.

O movimento de Luciana Santos não causou outra coisa, senão constrangimento e mal-estar.

Clóvis Paiva Altair Júnior Pedro CamposPALMARES – Na próxima quarta (20) o ex-prefeito Altair Júnior promove uma grande agenda com os seus candidatos a deputado Clóvis Paiva (estadual) e Pedro Campos (federal) em Palmares. Café da manhã no Mercado Público, visitas à GRE Mata Sul, obras da UPA-E, Barragem Eduardo Campos e Usina Pirangi, fazem parte da programação. Além de entrevista em uma emissora de rádio local e almoço com lideranças.

FIRME E FORTE – Rechaçando rumores de que teria abandonado Raquel Lyra, o ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, não só reafirmou apoio à candidata do PSDB  ao Governo do Estado, como também tem demonstrado confiante na vitória da correligionária. Joaquim, que vai disputar um mandato de deputado estadual pelo PSDB, terá como dobradinha em Gravatá  Lucas Ramos para federal.

ALERTA – “O PSB está brincando de fazer política. Estou vendo um cenário muito parecido ao de Mendonça em 2006”, disse em reserva ao Blog um presidente de partido que compõe a Frente Popular. Para ele, o PSB está errando no trato e articulação com os aliados e confiando muito no potencial de transferência de votos de Lula.

VALE LEMBRAR – Em 2006 Mendonça Filho acabou perdendo importantes aliados para os adversários e confiou demais que Jarbas Vasconcelos, no auge da sua popularidade, seria o grande eleitor na época. Hoje o PSB anda perdendo aliados para a oposição e segue apostando todas as fichas no ex-presidente Lula para fazer de Danilo Cabral governador.

RINDO À TOA – O grupo de oposição em Bonito anda dividido. Enquanto a ex-deputada e ex-prefeita Lúcia Heráclio votará em Raquel Lyra para o Governo, o ex-candidato a prefeito Dr. Edmilson Henauth vai de Marília Arraes. Quem tá gostando desta divisão é o prefeito Gustavo Adolfo (PSB). Com uma gestão bem aprovada e um grupo politico unido, Gustavo deve impor mais uma derrota na Oposição fazendo do seu candidato a governador Danilo Cabral, o seu senador e deputado estadual e federal, os mais votados no município.

Iza Arruda Vitória de Santo Antão Paulo RobertoCONCORRÊNCIA – Depois de contar com uma ajuda e tanto do Palácio para montar a chapa do MDB, o deputado federal Raul Henry ainda corre sério de não se reeleger. A sua principal ameaça é Iza Arruda. A filha do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, é candidata a deputada federal pelo MDB. O pai entrou de cabeça no projeto e não para de fechar apoios para a herdeira. São grandes as chances de Iza Arruda comer o cartão de Raul Henry.

TUPANATINGA – Enquanto o prefeito Silvio Roque (PP) está fechado com Eduardo da Fonte para federal e Kaio Maniçoba para estadual, o ex-prefeito Manoel Tomé definiu Milton Coelho e Isaltino Nascimento como os seus candidatos.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS