RADAR POLÍTICO (20/05) – Com 8 prefeitas, Mata Sul pode influenciar voto nas mulheres em 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Nas eleições municipais de 2020 a Zona da Mata Sul revelou-se na região do estado que mais elegeu prefeitas, um total de 8 em um universo de 23 municípios, o que representa mais de 30%. O protagonismo feminino neste pedaço de Pernambuco reproduziu uma tendência já identificada nas eleições de 2018, quando na ocasião foram eleitas uma vice-governadora, uma deputada federal e 10 deputadas estaduais, da qual uma foi a mais votada de toda a história.

Entre os muitos aspectos que se podem destacar da atuação feminina na política, a proatividade, sensibilidade e capacidade de trabalho são alguns dos quais se podem identificar com facilidade.

Na Mata Sul as prefeitas Aline Gouveia (Amaraji), Dona Graça (Catende), Fátima Borba (Cortês), Mary Gouveia (Escada), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Dayse Juliana (Primavera), Isabel Hacker (Rio Formoso), Camila Machado (Sirinhaém) têm apresentado gestões bem acima da média na região, o que fortalece ainda mais a mulher como opção de voto. A manutenção ou melhora de tal desempenho pelas prefeitas tem potencial de estimular o voto em mulheres para as eleições de 2022 na região.

NO PÁREO – Joaquim Neto, ex-prefeito de Gravatá, estaria disposto a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Em 2010 Joaquim Neto disputou o cargo e, embora não tenha vencido, conquistou na ocasião 25.100 votos dos quais 13.250 foram conquistados em Gravatá. Pertencente aos quadros do PSDB, o ex-prefeito pode deixar o ninho tucano para se filiar ao PP.

SERÁ ? – Cresce rumores de que o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), pode apoiar a candidatura de Joaquim Neto. Por sua vez, há quem acredite que o prefeito vitoriense não trairá o deputado Joaquim Lira (PSD), político que foi correto e fundamental na sua eleição em 2020.

GANHANDO IMPULSO – O trabalho desenvolvido pelo vereador licenciado Rodrigo Coutinho (Solidariedade) a frente da Secretaria de Esportes do Recife tem tudo para catapultá-lo à uma candidatura competitiva para a ALEPE. Rodrigo, que quase dobrou a sua votação em 2020 em relação a 2016, tem sido estimulado por amigos para encarar o desafio.

VENTUROSA – O Presidente da Câmara, João Henrique já definiu que caminhará com a Deputada Simone Santana para as eleições de 2022, enquanto o prefeito Dr. Eudes continuará com o deputado Joaquim Lira. Ambos continuam aliados e juntando forças para levar melhorias para o município

SINCRONIA – Na semana em que Caruaru comemora aniversário, a prefeita e pré-candidata a governadora Raquel Lyra tem cumprido uma intensa agenda de inaugurações e anúncio de obras no município. A movimentação de Raquel coincide com o período em que os outros pré-candidatos a governador da Oposição, Miguel Coelho e Anderson Ferreira, também intensificaram agendas.

NÃO PERDE NADA – Chama a atenção a disposição do deputado Henrique Queiroz Filho (PL) no que se refere a marcar presença nas bases. Talvez esteja seguindo à risca o segredo que fez com que o seu pai, o ex-deputado estadual e atual presidente do ITERPE, Henrique Queiroz, conseguisse 10 mandatos consecutivos na ALEPE. A assistência de Henrique Filho às bases é constante.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual partido será contemplado nos próximos dias com a ampliação do espaço no Governo do Estado?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS