RADAR POLÍTICO (21/02) – Qual a estratégia da oposição?

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Em época de definição nas chapas para as disputas estaduais, um mistério ainda permeia o campo político em Pernambuco. Afinal de contas, qual a estratégia que a oposição vai usar para derrubar a Frente Popular?

O bloco oposicionista possui três grandes personagens: Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil), Anderson Ferreira (PL). Todos os três são prefeitos com gestões bem avaliadas em suas cidades, mas com grandes desafios eleitorais fora delas.

Inicialmente, o plano da oposição seria lançar duas candidaturas apenas, a de Miguel e a de Raquel, que, provavelmente, teria Anderson como senador em sua chapa.

No entanto, o cenário pode mudar. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro disse que Anderson era um bom nome para o Governo de Pernambuco – o jaboatanense comanda o partido do presidente no Estado e desde a época de Câmara Federal nutre um bom relacionamento com Bolsonaro.

Tendo em vista isso, Anderson poderia ser o candidato bolsonarista, pois teria mais potencial de puxar voto da ala fiel ao presidente, algo que Miguel não teria tanta capacidade, especialmente depois que seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, rompeu com a base governista.

Anderson também não teria dificuldade de montar chapas proporcionais, já que o seu partido é um ponto de gravidade de candidatos bolsonaristas. Por sua vez, Raquel tem na montagem de chapas proporcionais um grande desafio a ser superado.

Já Miguel, apesar de ter no União Brasil um grande atrativo para montar as suas chapas proporcionais e estar avançando no número de prefeitos e outras lideranças no interior, precisa fortalecer a sua base na Região Metropolitana, local onde concentra o maior número de eleitores. Quanto a prefeita de Caruaru, mesmo se não puder contar no primeiro momento com Anderson, continua tendo ao seu lado Priscila Krause e Daniel Coelho, duas forças de peso na RMR.

Ao que parece, não resta dúvida de que três candidaturas pode ser um ótimo caminho para forçar um 2º turno contra o PSB. No entanto, tal estratégia pode prejudicar potenciais candidatos ao Senado, que, diferente da disputa pelo Governo, não têm a chance de disputar um segundo turno. O que favorece demais o candidato da Frente Popular ao posto.

MATA SUL – De olho na Câmara Federal, Guilherme Uchôa Junior esteve com Sileno Guedes, pré-candidato a deputado estadual, no município de Amaraji. Por lá a dupla conta com o apoio da prefeita Aline Gouveia e do ex-prefeito Jânio Gouveia. Em meio a uma disputa bastante acirrada para deputado federal, conta a favor de Uchôa a sua estreita relação de amizade que preserva com os seus aliados.

GANHANDO TERRENO – O pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) anda montando um time forte em Bom Jardim para apoiá-lo. No Agreste Setentrional, região onde possui forte ligação, Rodrigo anda ampliando de forma bastante significativa a sua base. Diante do que tem construído, não resta dúvida de que ele vai obter por lá uma expressiva votação.

Claudiano Martins Filho Tonho de Lula IatiIATI – O deputados estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, inaugurou, no fim de semana, ao lado do prefeito Tonho de Lula, várias obras hídricas feitas por sua pasta no município de Iati. “São 150 famílias beneficiadas e vamos fazer mais sistemas de abastecimento para auxiliar mais comunidades”, comemorou.

PÉ NA ESTRADA – Disposto a retornar para o Legislativo Estadual, o pré-candidato Lula Cabral (PSB) segue intensificando as suas andanças pelo interior. Desta vez ele foi visto no município de Bezerros, no Agreste, ao lado de lideranças locais em uma agenda que também foi acompanhada por sua filha, a deputada estadual Fabíola Cabral.

ROENDO AS UNHAS – Segue grande entre alguns deputados federais da Frente Popular a torcida para que André de Paula (PSD) seja o candidato ao Senado. Eles estão de olho no espólio eleitoral do pessedista, que junto ao de Danilo Cabral pode salvar a pele daqueles que andam com a reeleição ameaçada.

REVIRAVOLTA? – Em reserva ao Blog, um cardeal petista disse acreditar que no final a vaga do Senado da Frente Popular deve mesmo ficar com André de Paula (PSD). Para ele, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, vai resolver essa questão com o ex-presidente Lula.

ALGUÉM RESPONDE? – Na reforma do secretariado prestes a ocorrer o PT retomará o comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário? Se não, qual será a pasta que o partido será contemplado?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS